Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Problemas ambientais rurais

Geografia

Os problemas ambientais rurais afetam o equilíbrio do meio, as populações humanas e também a biodiversidade. Eles são causados pela exploração excessiva dos recursos naturais.
Os problemas ambientais no meio rural são causados pela exploração intensiva dos recursos naturais.
Os problemas ambientais no meio rural são causados pela exploração intensiva dos recursos naturais.
PUBLICIDADE

Os problemas ambientais rurais são ocasionados pelo uso intensivo dos recursos naturais, o que se dá por meio de atividades como o agronegócio, a mineração, o garimpo e o extrativismo vegetal. Além disso, a expansão da infraestrutura urbana, a construção de hidrelétricas, a abertura e limpeza de áreas no meio rural também são causadoras de impactos no meio rural.

Entre os problemas ambientais rurais, temos a poluição de mananciais, dos solos, do ar, as queimadas, a contaminação do leito dos rios, o desmatamento, a compactação do solo e o esgotamento de recursos, os quais podem gerar consequências graves de curto e longo prazo tanto para as populações humanas quanto para a biodiversidade.

Leia também: Impactos ambientais — modificações causadas no meio ambiente pela ação humana

Resumo sobre os problemas ambientais rurais

  • Os problemas ambientais rurais são causados pelas práticas do agronegócio, mineração e garimpo, extração vegetal, abertura de áreas para estruturas urbanas ou para o plantio e pastagem, manejo inadequado do solo e outros.
  • A poluição (das águas, dos solos e do ar), o desmatamento, o esgotamento de recursos, a compactação do solo, incêndios e queimadas são alguns dos principais problemas ambientais no campo.
  • Identificam-se todos eles no Brasil, aparecendo com mais intensidade em algumas áreas específicas do território, como nas regiões de expansão da fronteira agrícola e mineral.
  • São consequências desses problemas ambientais: desertificação de áreas e a morte dos solos, aceleração dos processos erosivos, perda de biodiversidade, contaminação da fauna e da flora, danos à saúde humana, alterações no microclima e, em longo prazo, intensificação das mudanças climáticas globais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Causas dos problemas ambientais rurais

Os problemas ambientais no meio rural são causados pela exploração intensiva dos recursos naturais, ou seja, aquela que acontece em escala e ritmo mais acelerados do que o tempo de reposição e regeneração da natureza. Quando pensamos nos problemas ambientais rurais, associamos essa questão imediatamente ao agronegócio como seu causador. Essa prática é sim uma das principais causadoras de danos aos ecossistemas presentes no campo, especialmente quando concentramos nossa análise no território brasileiro, mas ela não é a única responsável.

Dessa forma, são causadores dos problemas ambientais os seguintes agentes e práticas:

  • agronegócio, que engloba a prática dos monocultivos e da pecuária extensiva;
  • mineração e garimpo;
  • extração de madeira e carvão vegetal;
  • Abertura de novas áreas para o plantio, pastagem ou para a construção de estruturas urbanas, como é o caso de rodovias e ferrovias;
  • descarte indevido de dejetos e outros resíduos (urbanos, industriais ou mesmo do campo);
  • uso excessivo ou indevido de fertilizantes e defensivos agrícolas;
  • manejo inadequado dos solos;
  • construção de barragens e hidrelétricas, entre outros.

Leia também: Impactos ambientais causados pela mineração

Quais são os principais problemas ambientais rurais?

Os atores e processos elencados anteriormente podem dar origem a um conjunto amplo de problemas ambientais no meio rural. Na sequência, citamos os principais deles.

  • Poluição do ar, das águas e dos solos: assim como nas cidades, a poluição tem sido uma preocupação crescente no meio rural. Ela é gerada de muitas maneiras, como por meio das queimadas, que lançam partículas poluentes no ar, do descarte indevido de lixo e outros dejetos diretamente no solo ou no curso dos rios e da utilização excessiva de agrotóxicos, fertilizantes e outros defensivos agrícolas que podem percolar no solo e contaminar não somente essa estrutura, mas a água subterrânea e os mananciais. Além disso, a grande poluição dos centros urbanos pode ser carregada pela ação dos ventos para as áreas rurais mais próximas. É importante ressaltar ainda os impactos do garimpo e da mineração, cujos resíduos podem levar à contaminação dos solos e das águas com substâncias tóxicas como mercúrio, o que também pode acontecer por meio de rejeitos descartados de forma irregular. Nesse último caso, o ideal é a construção das chamadas barragens de rejeitos.
  • Degradação e compactação do solo: a degradação do solo, como a perda de suas propriedades químicas e de sua estrutura física, é ocasionada por práticas como os extensos monocultivos, que causam notadamente o esgotamento dos seus nutrientes pelo seu manejo inadequado, pelo pisoteamento do gado e também mediante a preparação de áreas para a extração mineral, o que, com o tempo, causa a escassez de recursos.
  • Desmatamento: é caracterizado pela remoção da vegetação nativa de uma determinada área e é causado em função da necessidade de se abrir novas áreas para plantio ou construções, assim como para a extração de madeira.
  • Queimadas: podem ter origem natural, como por meio da queda de raios, ou antrópica, isto é, causadas pela ação humana. Elas são utilizadas como método de limpeza e abertura de áreas e têm sido cada vez mais comuns no Brasil e em outras partes do mundo. No tempo seco, o fogo se espalha rapidamente pela vegetação ressecada e ocasiona incêndios de grandes proporções, causando danos muitas vezes irreparáveis para a fauna e a flora local, prejuízos à população humana, mortes em alguns casos e acúmulo de poluentes em suspensão no ar, que, pela ação dos ventos, são carregados para outros locais.
  • Esgotamento de recursos: o esgotamento de recursos diz respeito tanto aos cursos e fontes de água, recurso esse utilizado em enormes quantidades pelo agronegócio e pelas indústrias, quanto aos materiais retirados da natureza para servirem de matéria-prima para a atividade industrial, como minérios e madeira.
Área desmatada  próxima a curso d’água
O desmatamento e a contaminação dos solos e das águas são alguns dos principais problemas ambientais rurais.

Problemas ambientais rurais brasileiros

O Brasil apresenta uma série de problemas ambientais no meio rural, e todos aqueles que vimos descritos até aqui são identificados em diversas áreas do território. No entanto, algumas regiões concentram, ao mesmo tempo, um maior número de impactos que são gerados por grandes empreendimentos no campo, os quais estão atrelados tanto ao desenvolvimento do agronegócio quanto à mineração, ao garimpo e à instalação de infraestruturas como usinas hidrelétricas.

O cenário que temos atualmente é o de aumento dos impactos ambientais nas áreas para onde a fronteira agrícola se expande. Anteriormente, entre as décadas de 1970 e 1980, esse processo se deu em direção às regiões Centro-Oeste e Nordeste do país, sobrepondo-se ao bioma Cerrado. Nos dias de hoje, a produção agropecuária pautada pelo modo de produção do agronegócio se expande em direção ao Norte do país, mais precisamente para as regiões de transição entre o Cerrado e a Amazônia. É justamente nesses ecossistemas que têm ocorrido a aceleração do desmatamento e a ocorrência cada vez mais frequente de queimadas.

Um levantamento realizado pelo MapBiomas e divulgado em 2021 concluiu que um pequeno número de propriedades rurais brasileiras foi responsável pela maior parte dos alertas de desmatamento que ocorreram até o ano de 2020, avançando inclusive sobre áreas consideradas ilegais por se tratarem de reservas ambientais e unidades de conservação. O desmatamento na Amazônia em 2020 representou 61% do total brasileiro em 2020, ao passo que a prática no Cerrado correspondeu a 31%, sendo, portanto, os biomas mais desmatados naquele ano |1|.

Máquina fazendo a aplicação de agrotóxico no campo.
O uso excessivo de pesticidas, agrotóxicos e produtos do gênero são alguns dos causadores de problemas ambientais rurais no Brasil.

Os focos de incêndio e queimadas aumentaram exponencialmente nos últimos anos, atingindo, além dos biomas citados anteriormente, o Pantanal. Outro fenômeno que tem ocorrido no meio rural brasileiro é a desertificação, que é decorrente da retirada da cobertura vegetal e, portanto, da remoção da proteção natural, em conjunto com a mudança climática que provocou a intensificação das secas, levando à perda de atividade do solo |2|. Esse fenômeno acontece em áreas de clima semiárido e atinge principalmente os estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Confira no nosso podcast: Sustentabilidade, degradação ambiental e a responsabilidade humana

Consequências dos problemas ambientais rurais

São consequências dos problemas ambientais no meio rural:

  • perda de biodiversidade;
  • contaminação da fauna e da flora;
  • desertificação de extensas áreas, causada principalmente pelo desmatamento;
  • intensificação dos processos de erosão em função do solo estar desprotegido e fragilizado;
  • alterações no microclima (clima local);
  • alterações climáticas de escala global;
  • danos à saúde da população pelo consumo direto ou indireto de alimentos ou água contaminados e também pelos efeitos da poluição.

Exercícios resolvidos sobre problemas ambientais urbanos

1) (UFRGS) Os meses que antecedem a primavera são os que apresentam mais focos de queimadas no Brasil. Os biomas Amazônia e Cerrado apresentam o maior número de focos de queimadas mensal, com 3490 casos (59%) e 1679 casos (28,3%), respectivamente.

Fonte: <www.inpe.br/queimadas/sitAtual.php>. Acesso em: 06 set. 2014.

Sobre os biomas acima citados, considere as seguintes afirmações.

I. A expansão da fronteira agrícola, aliada à queima da vegetação para produção de carvão, são fatores que agravam a degradação do Cerrado.

II. A vegetação do Cerrado caracteriza-se por apresentar cobertura predominante de gramíneas e árvores de grande porte com folhas grandes.

III. As regiões atingidas pelas queimadas no bioma Amazônia são as florestas inundadas, denominadas de Matas de Igapó, que abrigam as árvores mais altas da floresta.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas III.

c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

Resolução: Alternativa A. As queimadas nos Cerrados são ocasionadas para a abertura de novas áreas para o plantio e também para a extração de matérias-primas, sendo a primeira a única alternativa correta. As demais não apresentam uma caracterização acurada das paisagens descritas.

2) (Famerp) Um novo estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) na população indígena Yanomami constatou a presença de mercúrio nas amostras de cabelo de 56% das mulheres e crianças da região de Maturacá, no Amazonas, em níveis acima do tolerado pela Organização Mundial da Saúde. “O mercúrio é disseminado pelas águas dos rios e a contaminação de seres humanos se dá, especialmente, por meio da ingestão de peixes contaminados”, afirmou o coordenador da pesquisa, Paulo Basta.

(Filipe Leonel. “Contaminação por mercúrio se alastra na população Yanomami”. www.ensp.fiocruz.br, 16.08.2019. Adaptado.)

A contaminação por mercúrio apresentada no excerto está associada:

a) à calagem para eliminar a acidez do solo.

b) ao terraceamento sem o controle de erosão.

c) ao garimpo ilegal para a extração de ouro.

d) à laterização para a extração da canga.

e) a aterros sanitários sem a impermeabilização do terreno.

Resolução: Alternativa C. A contaminação por mercúrio é uma das consequências de atividades como o garimpo, o que ocorre em algumas comunidades indígenas do Brasil.

Notas

|1| PONTES, Nádia. Desmatamento saltou 14% em 2020 em todo o Brasil. DW, 11 jun. 2021. Disponível aqui. Acesso em 29 ago. 2021.

|2| FELLET, João. Mudança do clima acelera criação de deserto do tamanho da Inglaterra no Nordeste. BBC News Brasil, 11 ago. 2021. Disponível aqui. Acesso em 29 ago. 2021.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Problemas ambientais rurais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/problemas-ambientais-rurais.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Entenda por que a degradação do solo pode causar prejuízos irreparáveis.
Saiba o que é desmatamento e como essa prática tem provocado inúmeros problemas ambientais. Veja como está o desmatamento no mundo e nos biomas brasileiros.
Você sabe o que é um impacto ambiental? Clique para entender o conceito, quando são negativos ou positivos e suas consequências.
Clique e conheça quais são os impactos ambientais causados pelo agronegócio no Brasil!
A pecuária é uma importante atividade econômica para o Brasil. Leia o texto e saiba mais sobre essa prática. Conheça também os problemas ambientais ligados a ela.
Entenda sobre as causas e consequências das queimadas. Conheça os diferentes tipos de queimadas. Saiba mais sobre o controle de queimadas no Brasil.