Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eletricidade

Eletricidade é como chamamos fenômenos que são relacionados ao balanço e à movimentação de cargas. Sua origem remete às partículas subatômicas, como o elétron.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Eletricidade é o nome dado a um conjunto de fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à movimentação das cargas elétricas, uma propriedade inerente aos prótons e elétrons, assim como também dos corpos eletricamente carregados. Na eletricidade, existem fenômenos eletrostáticos e eletrodinâmicos, relativos a cargas em repouso e em movimento, respectivamente.

Veja também: O que é força magnética?

Tópicos deste artigo

Conceito de eletricidade

O conceito de eletricidade é abrangente, mas podemos compreendê-lo como todos os efeitos que as cargas elétricas produzem sobre a matéria. A eletricidade é comumente associada à corrente elétrica, uma movimentação de cargas que é estabelecida quando algum corpo é submetido a uma diferença de potencial elétrico.

Eletricidade na Física

A origem dos fenômenos elétricos está nos elétrons, que apresentam a menor carga elétrica possível, conhecida como carga fundamental, que vale cerca de 1,6.10-19 C. Quando excitados ou sob a ação de um campo elétrico externo, os elétrons podem ser conduzidos, dando origem a correntes elétricas e toda a gama de fenômenos relacionados à eletricidade.

A eletricidade é um grande conjunto de fenômenos relacionados a cargas elétricas.
A eletricidade é um grande conjunto de fenômenos relacionados a cargas elétricas.

Na Física, é muito comum que o termo eletricidade seja empregado como a quantidade de energia consumida nos circuitos elétricos. Essa energia, também conhecida como energia potencial elétrica, pode ser calculada por meio da potência elétrica – a quantidade de energia elétrica que um dispositivo consome a cada segundo.

A energia potencial elétrica é medida em joules, ou em kWh, que é uma unidade mais comum, usada como o parâmetro pelas companhias de distribuição de energia elétrica. A energia contida em um kWh tem um valor econômico, que pode ser diferente em cada região, de acordo com as dificuldades técnicas da distribuição de energia ou ainda, com a demanda local. A energia contida em 1 kWh é igual a 3,6.106 J.

Veja também: Fenômenos ópticos – eventos resultantes da interação entre a luz e a matéria

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmulas de eletricidade

Nesta seção, trazemos as principais fórmulas relacionadas à eletricidade, confira:

A corrente elétrica que atravessa um condutor pode ser calculado por meio da seguinte expressão:

i – corrente elétrica (A)

ΔQ – carga elétrica (C)

Δt – intervalo de tempo (s)

A tensão elétrica ou potencial elétrico que uma carga produz a uma distância d, medida a partir de seu centro, é calculada por meio da fórmula:

U – potencial elétrico (V)

k0 – constante eletrostática do vácuo (9.109 Nm²/C²)

Q – carga elétrica (C)

d – distância (m)

O campo elétrico produzido por uma carga puntiforme é uma grandeza vetorial e pode ter seu módulo calculado pela fórmula a seguir:

E – campo elétrico (N/C)

A força elétrica entre duas cargas puntiformes, separadas por uma distância d, é calculada pela fórmula a seguir:

Q e q – cargas elétricas

A relação entre o campo elétrico e a força elétrica descrita pela Lei de Coulomb é mostrada na expressão:

A energia potencial elétrica proveniente da interação de cargas puntiformes separadas por uma distância d é calculada pela fórmula a seguir:

O potencial elétrico, escrito em termos da energia potencial elétrica, é definido por meio da fórmula a seguir:

A energia elétrica consumida por algum aparelho, de potência elétrica P, pode ser calculado por meio da fórmula abaixo:

EEL – energia elétrica consumida

P – potência

Δt – tempo

Veja também: Gerador elétrico – aparelho que transforma diversos tipos de energia em eletricidade

História da eletricidade

O primeiro relato documentado de uma observação de fenômenos elétricos é atribuída ao filósofo grego Tales de Mileto. Tales percebeu que, quando esfregado em tiras de couro, o âmbar (uma resina vegetal fóssil) tinha a capacidade de atrair pequenos objetos, como folhas secas. O âmbar, que em grego é chamado de elektron, deu nome à partícula que origina a maior parte dos fenômenos elétricos, o elétron.

Confira uma breve linha do tempo com os principais acontecimentos que marcaram a história da eletricidade, após a descoberta de Tales de Mileto:

1660Otto Van Guericke inventou uma máquina que produz cargas eletrostáticas por meio do atrito.

1730Charles Francis Dufay descobriu que a eletricidade gerada pelo atrito pode ter duas classes distintas: as cargas positivas e as cargas negativas, conforme conhecemos atualmente.

1744Benjamin Franklin utilizou um acumulador de cargas elétricas preso a um fio condutor que mantinha presa uma pipa, durante uma tempestade, constatando, assim, que os raios eram fenômenos elétricos.

1780Luigi Galvani descobriu que a eletricidade pode mover os membros de animais mortos, sugerindo que os músculos contraem-se graças à passagem de cargas elétricas.

1796 – Um grande número de discos de cobre e zinco foi empilhado sobre um pano embebido em solução ácida. Alessandro Volta havia inventado a primeira pilha.

1820Hans Christin Oersted descobriu que a corrente elétrica é capaz de produzir campo magnético.

1831 - Michael Faraday descobriu a indução eletromagnética.

1827George Simon Ohm descobriu uma relação matemática entre resistência, tensão e corrente elétrica, hoje conhecida como a Primeira Lei de Ohm.

1875 – O telefone foi inventado por Alexander Graham Bell

1880Thomas Edison inventou a lâmpada.

1886George Westhinghouse o primeiro sistema de distribuição de eletricidade por corrente alternada, inventado por Nikola Tesla.

1890Nikola Tesla desenvolveu o sistema de distribuição de corrente elétrica trifásico.

1905Albert Einstein explicou o funcionamento do efeito fotoelétrico, que permitiu o desenvolvimento dos painéis solares.

1911Kamerlingh Onnes descobriu o fenômeno da supercondutividade, de grande importância para a geração de energia elétrica moderna.

Veja também: Velocidade da luz: quanto tempo a luz leva para chegar até nós?

Como surgiu a eletricidade

Assim como os demais fenômenos da natureza, a eletricidade sempre existiu, muito tempo antes de a humanidade surgir. Os raios, por exemplo, são os fenômenos elétricos que produziram a maior parte de todo o ozônio da atmosfera terrestre. Os raios têm origem em nuvens que eletrizam-se pelo atrito entre um grande número de cristais de gelo, ar e vapor de água, eventualmente, descarregando-se e fazendo com que uma grande corrente elétrica seja formada pelo ar, o que produz um grande clarão e estrondo, além de temperaturas da ordem de milhares de graus.

As ligações químicas que formaram as primeiras moléculas de água do planeta Terra, por exemplo, são produto da atração elétrica entre cargas, descrita matematicamente pela Lei de Coulomb. Essa força fez com que diferentes elementos se combinassem, meramente pela compatibilidade de cargas elétricas, dando assim, origem à vida.

A eletricidade como a conhecemos foi fruto de longas pesquisas e do trabalho incansável de um grande número de físicos, químicos, engenheiros e matemáticos que possibilitaram a produção, distribuição e o surgimento de máquinas e tecnologias cuja força motriz era a eletricidade, tornando-a assim, cada vez mais popular e acessível.

Exercícios sobre eletricidade

Questão 1) Um fio condutor é percorrido por cerca de 2.10-14 C a cada microssegundo (10-6 s). Determine a intensidade da corrente que percorre o condutor:

a) 3.10-4 A

b) 2.10-8 A

c) 5.10-6 A

d) 7.10-8A

e) 2.10-5 A

Gabarito: Letra B

Resolução:

Para resolvermos o exercício, basta calcularmos a corrente elétrica, observe:

De acordo com a resolução, a corrente elétrica formada é a letra B.

Questão 2) A unidade de medida do potencial elétrico, de acordo com as unidades do SI é o volt, que também pode ser escrito como:

a) V/m

b) C/F

c) N/m

d) J/C

e)A/m

Gabarito: Letra D

Uma vez que o potencial elétrico pode ser calculado como a razão entre a energia potencial elétrica e a carga elétrica, sua unidade também pode ser expressa em joules por coulomb, logo, a alternativa correta é a letra D.

Questão 3) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase:

O campo elétrico é uma grandeza ________, definido como a __________ exercida por unidade de carga. O potencial elétrico, por sua vez, é uma grandeza _________, definida como a __________ por unidade de carga.

a) escalar; força elétrica; vetorial; energia potencial elétrica

b) vetorial; força elétrica; escalar; energia potencial elétrica

c) escalar; energia potencial elétrica; escalar; força elétrica

d) física; corrente elétrica; vetorial; força elétrica

e) física; carga elétrica; escalar; força elétrica

Gabarito: Letra B

Resolução:

O campo elétrico é uma grandeza vetorial, definido como a força elétrica exercida por unidade de carga, o potencial elétrico, por sua vez, é uma grandeza escalar, definida como a energia potencial elétrica por unidade de carga.

 

Por Rafael Helerbrock
Professor de Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Eletricidade"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eletricidade.htm. Acesso em 06 de julho de 2022.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

 Analise: Um condutor A, eletrizado positivamente e colocado em contato com outro condutor B, inicialmente neutro.

a) B se eletriza positiva ou negativamente?

b) Durante a eletrização de B ocorre uma movimentação de elétrons ou de prótons? De A para B ou de B para A?

 

 

Exercício 2

Quando um corpo exerce sobre o outro uma força elétrica de atração, pode-se afirmar que:

a) um tem carga positiva e o outro, negativa.

b) pelo menos um deles está carregado eletricamente.

c) um possui maior carga que o outro.

d) os dois são condutores.

e) pelo menos um dos corpos conduz eletricidade .

Artigos Eletricidade


Existem algumas características da Eletricidade que devemos conhecer
Física

5 coisas que você deve saber sobre Eletricidade

Clique aqui e veja 5 coisas que você deve saber sobre Eletricidade, um dos conteúdos mais cobrados no Enem.

Balança de Torção de Coulomb
Física

A Balança de Torção de Coulomb

Aparelho capaz de fazer medidas da força de atração e repulsão entre duas esferas eletricamente carregadas.

Física

A explicação para eletrização dos corpos

Como ocorre a eletrização dos corpos? Clique aqui e saiba!

Amperímetro
Física

Amperímetro

Clique para entender tudo sobre o amperímetro. Confira aqui o que é, sua função, seus tipos, como funciona, sua fórmula relacionada e muito mais.

Os capacitores são dispositivos eletrônicos usados para armazenar cargas elétricas.
Física

Associação de capacitores

Você sabe como calculamos a capacitância equivalente para as associações em série e em paralelo? Acesse o artigo e descubra. Aproveite e resolva nossos exercícios!

A associação em série permite que apliquemos maiores tensões elétricas sobre os circuitos.
Física

Associação de geradores em série

Você sabe o que é e como funciona a associação de geradores em série? Confira as definições, fórmulas e exercícios resolvidos sobre essa aplicação da Física.

Física

Associação de Resistores

Aprenda quais são os tipos de associação de resistores e aprenda a como calcular a resistência equivalente em série e paralelo, por meio de exercícios.

Física

Blindagem eletrostática

Sabe o que é blindagem eletrostática? Descubra como funciona esse fenômeno, entenda sua relação com a gaiola de Faraday e aprenda mais sobre o experimento, aqui!

As lâmpadas incandescentes brilham por causa do efeito Joule, que ocorre em seu filamento de tungstênio
Física

Cálculo da resistência elétrica

Clique aqui para aprender a calcular a resistência elétrica e entender sua definição e principais aplicações!

Física

Cálculo do consumo de energia elétrica

Você sabe como calcular o consumo de energia elétrica? Confira a fórmula utilizada e exercícios resolvidos sobre o tema.

 Campo elétrico sempre aponta para “fora” das cargas positivas e para “dentro” das  negativas
Física

Campo elétrico

Você sabe o que é campo elétrico? O campo elétrico é vetorial, isto é, em cada ponto do espaço ele apresenta um módulo, uma direção e um sentido específicos. O campo elétrico é...

Força elétrica entre duas cargas puntiformes separadas por uma distância d
Física

Campo elétrico de uma partícula eletrizada

Determinando o campo elétrico de uma partícula puntiforme eletrizada.

Física

Campo Elétrico Gerado por Várias Cargas

Conceito de campo elétrico gerado por várias cargas puntiformes.

Física

Campo Magnético no Centro de uma Espira Circular

Direção e Sentido do campo elétrico no centro de uma espira circular.

Os capacitores são usados principalmente para o armazenamento de cargas elétricas.
Física

Capacitores

Você sabe o que são capacitores? Para que servem e quais são os tipos de capacitor existentes? Acesse o nosso artigo e descubra isso e muito mais!

Os átomos são formados tanto por cargas positivas (prótons) quanto por cargas negativas (elétrons).
Física

Carga elétrica

Você sabe o que é carga elétrica, a sua unidade de medida e os tipos de cargas? Aprenda sobre a quantização de carga e confira exemplos de exercícios resolvidos.

A movimentação das cargas em um gás específico faz surgir o padrão de cores do globo de plasma.
Física

Cargas elétricas em movimento

Você sabe como funciona a movimentação das cargas elétricas? Que tal aprender mais sobre o assunto? Quando um campo elétrico é aplicado sobre uma carga elétrica, ela sofre a ação de uma...

Desfibriladores produzem um pequeno choque elétrico
Física

Choque elétrico para a vida

Em algumas momentos o choque eletrico têm a função de auxiliar o funcionamento adequado do coração.

Dependendo da intensidade da corrente que passa pelo corpo, podem ocorrer desde pequenos formigamentos até a morte
Física

Choques Elétricos

Você sabe quais são os efeitos da corrente elétrica no corpo humano? Clique aqui e veja o que um choque elétrico pode causar em você.

Figura 1 - A lâmpada está apagada por não haver passem de corrente elétrica pelo circuito
Física

Circuito Simples

Entendendo as características básicas de um circuito elétrico simples

Circuito misto
Física

Circuitos Mistos

Circuito misto é aquele que possui os componentes ligados tanto em série como em paralelo.

Resistor com faixas coloridas representando sua resistência
Física

Código de cores para resistores

Veja aqui como realizar de forma correta a leitura do código de cores para um resistor.

Física

Condutividade

Entenda o que é condutividade, a sua relação com a resistividade, além de conferir uma tabela com as condutividades de diferentes materiais.

Os fios de cobre são revestidos com plástico para nos proteger de choques elétricos.
Física

Condutores e isolantes

Você sabe o que são condutores e isolantes? Confira quais são as suas características e exemplos de materiais condutores e isolantes.

As cargas elétricas não podem ser destruídas nem criadas, somente transferidas
Física

Conservação da carga elétrica

Clique aqui e entenda como ocorre a conservação da carga elétrica na formação do trítio por meio da fusão nuclear entre núcleos de deutérios.

Física

Corrente Alternada

Acesse nosso texto e entenda o que é corrente alternada e para que ela serve. Veja também suas aplicações e descubra por que ela é tão usada.

A corrente elétrica é o fluxo de cargas elétricas motivado por uma diferença de potencial.
Física

Corrente elétrica

Você sabe o que é corrente elétrica? Confira as fórmulas e os tipos de corrente elétrica e entenda a diferença entre corrente direta e alternada.

Quadro de distribuição elétrica em combustão devido a um curto-circuito.
Física

Curto-circuito

Clique aqui e saiba o que é um curto-circuito, o que o causa e como evitá-lo.

Carga de prova imersa em um campo elétrico gerado por uma carga fonte
Física

Definição do vetor campo elétrico

Conceitos iniciais sobre vetor campo elétrico.

Com alguns hábitos, é possível reduzir o custo da conta de energia.
Física

Dicas para economia de energia elétrica

Você sabia que algumas atitudes simples podem reduzir bastante o nosso consumo mensal de energia elétrica? Confira algumas dicas para gastar menos energia elétrica.

As lâmpadas são grandes consumidoras de energia
Física

Diferenças entre lâmpadas fluorescentes e incandescentes

Saiba a diferença entre as lâmpadas fluorescentes e as incandescentes.

Fusíveis e Disjuntores
Física

Dispositivos de Segurança

Fusíveis e Disjuntores

Física

Efeito Joule

Saiba o que é o efeito Joule, além de suas utilidade e riscos. Aprenda a calcular a quantidade de calor dissipada pelo efeito Joule e confira exercícios resolvidos.

Dependendo da intensidade, um choque elétrico pode causar até a morte
Física

Efeitos da corrente elétrica

Clique aqui e conheça quais são os efeitos gerados em corpos e objetos pela passagem de correntes elétricas.

Física

Eletricidade: Acionamento de Motores Elétricos

Entenda o funcionamento dos motores elétricos.

As cargas elétricas em movimento são o objeto de estudo da eletrodinâmica.
Física

Eletrodinâmica

Descubra o que é a eletrodinâmica e veja também como esse ramo da Física está presente no nosso dia a dia.

A Eletroscopia estuda os fenômenos relacionados com a eletricidade estática
Física

Eletroscopia

Clique aqui e conheça a eletroscopia, estudo relacionado aos processos de eletrização dos corpos.

Na figura acima, vemos um pente plástico eletricamente carregado atraindo pequenos pedaços de papel.
Física

Eletrostática

Entenda de uma vez por todas a Eletrostática, área da Física que estuda as cargas elétricas em situação de repouso e todos os fenômenos relacionados a elas.

A energia eólica é gerada da força dos ventos, que movimentam os aerogeradores.
Física

Energia eólica

Você sabe como é gerada a energia eólica? Leia nosso texto para saber mais sobre essa importante fonte de energia. Conheça também suas vantagens e desvantagens.

Usina Geotérmica
Física

Energia Geotérmica

A energia geotérmica está entre as fontes de energia renováveis. Clique e fique por dentro desse assunto!

Física

Energia Potencial Elétrica

Descubra como a energia potencial elétrica é obtida.

A força elétrica é a força de interação entre as cargas elétricas que varia de acordo com a distância entre elas.
Física

Força elétrica

Clique para entender tudo sobre a força elétrica. Confira aqui o que ela é, a sua relação com o trabalho e com o campo magnético, além de exercícios resolvidos.

Chuveiro elétrico
Física

Funcionamento do chuveiro elétrico

Compreenda o processo de funcionamento desse aparelho!

Física

Fusíveis

Você sabe o que é um fusível? Acesse o texto e aprenda para que servem os fusíveis, os diferentes tipos de fusível, e a diferença entre fusíveis e disjuntores.

Física

Gaiola de Faraday

Você já ouviu falar sobre a gaiola de Faraday? Acesse e saiba o que é, como funciona e conheça exemplos de dispositivos que funcionam com base na blindagem eletrostática.

O gerador de Van de Graaff funciona com base na eletrização por atrito.
Física

Gerador de Van de Graaff

Conheça o gerador de Van de Graaff, equipamento que funciona com base na eletrização por atrito e que foi criado em 1929.

Os geradores elétricos são capazes de transformar alguma forma de energia, como a energia química dos combustíveis fósseis, em força eletromotriz.
Física

Geradores Elétricos e Força Eletromotriz

Você sabe o que são geradores elétricos? Geradores são dispositivos capazes de transformar energia química, cinética, potencial gravitacional e outras em energia elétrica. A energia produzida...

Na figura acima, o balão encontra-se carregado. Suas cargas são capazes de atrair o filete de água em razão da força elétrica.
Física

Lei de Coulomb

Que tal saber mais sobre a lei de Coulomb? Aprenda a calcular a força de atração ou repulsão entre cargas elétricas e confira exemplos e exercícios resolvidos.

A lei de Ohm afirma que o potencial elétrico é produto da resistência pela corrente elétrica.
Física

Lei de Ohm

Você sabe o que é a lei de Ohm? Confira a definição dessa lei, fórmulas e exercícios resolvidos.

Física

Lei de Pouillet

Você conhece a lei de Pouillet? Acesse o texto e descubra como ela deve ser utilizada. Confira um exemplo de aplicação da lei de Pouillet e exercícios resolvidos.

Física

Leis de Kirchhoff

Você sabe o que são as leis de Kirchhoff ? Acesse o texto e confira uma introdução às leis de Kirchhoff. Aprenda com exemplos e exercícios com resolução.

O para-raios é uma haste metálica pontiaguda ligada ao chão por meio de um fio terra.
Física

O Para-Raios

Clique aqui e descubra o que é e como funciona o para-raios, equipamento que nos protege contra a queda de raios.

Usina Hidrelétrica
Física

O Princípio de Funcionamento de uma Usina Hidrelétrica

A energia elétrica é resultado de processos de conversão.

Existem dois tipos de Reostatos
Física

O que é um reostato

A variação da resistência elétrica

Física

Os Tipos de Carga elétrica

Prótons, elétrons e nêutrons

O galvanômetro é uma das partes principais da ponte de Wheatstone.
Física

Ponte de Wheatstone

Você sabe o que é ponte de Wheatstone? Conheça as propriedades desse circuito elétrico e confira exemplos de exercícios resolvidos.

Os aquecedores são formados por resistores que dissipam calor quando atravessados por uma corrente elétrica.
Física

Potência dissipada por um resistor

Aprenda mais sobre a dissipação de calor por resistores e saiba como determinar quanta energia um resistor converte em calor a cada segundo.

Eletrodomésticos que transformam energia elétrica em outras formas de energia, como luz e movimento, são chamados receptores.
Física

Potência do receptor

Você sabe como calcular a potência consumida por um receptor? Todo dispositivo capaz de converter energia elétrica em outra forma de energia que não seja exclusivamente o calor é chamado de...

Física

Potencial elétrico

Acesse o texto e saiba as propriedades do potencial elétrico. Confira as principais fórmulas do potencial elétrico e aprenda com exercícios resolvidos sobre o assunto.

Potencial no interior de uma esfera eletrizada
Física

Potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada

Entre e aprenda a calcular o potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada e veja que esse potencial na sua superfície é o mesmo que em seu interior.

Física

Processos de eletrização

Você sabe o que são e como funcionam os processos de eletrização? Conheça os processos de eletrização por atrito, contato e indução, e aprenda mais com exercícios.

Linha de força retilínea de um campo elétrico gerado por cargas elétricas em repouso
Física

Propriedades do potencial elétrico

Veja aqui a definição geral e as principais propriedades do potencial elétrico.

Física

Quais são os instrumentos elétricos de medida?

Conheça os instrumentos e saiba como são usados.

Uma tempestade com descargas elétricas
Física

Raios

Saiba o que são os raios e como acontecem.

Bateria sendo carregada
Física

Recarregando baterias

Como ocorre o recarregamento das baterias de aparelhos eletrônicos

Os motores elétricos são exemplos de receptores, que transformam energia elétrica em energia mecânica
Física

Receptores elétricos

Conheça as características dos receptores elétricos, como eles funcionam e onde eles são utilizados.

Física

Relâmpago e trovão

Relâmpago e Trovão, diferença e formação.

Física

Resistência constante ou resistência variável?

Saiba como calcular a resistência de um resistor.

As “canetas” odontológicas de alta e baixa rotação utilizam energia elétrica para sua movimentação e parte dela é perdida sob a forma de calor
Física

Resistência interna de um receptor

Receptores são equipamentos capazes de transformar energia elétrica em outros tipos de energia. Veja aqui como podemos calcular o valor da resistência interna de um receptor.

O cobre é muito utilizado como condutor por apresentar baixa resistividade elétrica e preço acessível
Física

Resistividade elétrica

Entenda a definição de resistividade elétrica e por que os metais são melhores condutores de eletricidade.

Física

Resistores

Você sabe o que são resistores? Clique aqui e descubra os tipos de resistor, entenda o que dizem as leis de Ohm, e aprenda também com exercícios resolvidos sobre resistores.

Física

Segunda lei de Ohm

Acesse este texto e descubra a definição da segunda lei de Ohm. Confira quais são as fórmulas usadas para calcular a resistência elétrica dos condutores.

De acordo com a série triboelétrica, no atrito entre cabelo e plástico, o cabelo fica positivo, e o plástico, negativo
Física

Série triboelétrica

Clique aqui e conheça a série triboelétrica, tabela que mostra as cargas elétricas adquiridas por diversos materiais após serem friccionados.

Física

Superfícies Equipotenciais

O potencial elétrico constante em todos os pontos

Descargas elétricas durante tempestade
Física

Tempestades

Clique aqui e entenda como funciona o processo de formação de uma tempestade.

Física

Tensão elétrica

Você sabe o que é tensão elétrica? Acesse o texto para conhecer as fórmulas relacionadas e aproveite para aprender mais sobre o assunto com exercícios resolvidos.

Banhos demorados além de desperdiçar água encarecem a conta de energia
Física

Tomar Banho Quente Custa Caro?

O valor que o banho tem.

As telas touch screen são sensíveis ao toque e, atualmente, são utilizadas em grande parte dos aparelhos eletrônicos
Física

Touch screen

Entenda como funcionam os diferentes tipos de telas touch screen.

Física

Trabalho da Força Elétrica

O estudo das relações entre cargas e campo elétrico.

Física

Transformador e a Transmissão de Energia Elétrica

Saiba como é possível realizar as transmissões de energia.

Física

Transformadores

Acesse e aprenda tudo sobre os transformadores. Entenda o que são, para que servem e como funcionam. Veja também as fórmulas usadas em exercícios sobre o tema.

Transistores em um circuito eletrônico.
Física

Transistor

Você sabe o que é, como funciona e para que serve um transistor? Acesse o artigo e descubra mais sobre esse importante dispositivo eletrônico.

Através das unidades elétricas é possível medir os fenômenos da eletricidade como a luz em uma lâmpada
Física

Unidades Elétricas

Medidas de fenômenos da eletricidade

As usinas hidrelétricas fazem uso da energia potencial gravitacional da queda d'água para gerarem energia elétrica.
Física

Usinas de eletricidade

Acesse o artigo para aprender o que são e também como funcionam os diferentes tipos de usinas elétricas, inclusive no Brasil.

PUBLICIDADE

Estude agora


Como fazer a inscrição no Enem 2021

Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais...

A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard

Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna. Entender a...