PUBLICIDADE
A eletrodinâmica é o ramo da Física que estuda as cargas elétricas em movimento. Os principais conceitos estudados nessa área são a corrente elétrica (i), a resistência elétrica (R) e a potência elétrica (P).
A corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas e é determinada pela quantidade de carga (ΔQ) que passa em um determinado tempo (Δt). Sua unidade de medida é o ampere (A).
A resistência elétrica é encontrada por meio da 1ª e 2ª lei de Ohm, que relacionam a resistência com a tensão (U) e a corrente (i), bem como a resistência com o tipo de material de que o condutor é feito. Sua unidade de medida é o ohm (Ω).
A potência elétrica é eficiência do dispositivo de transformar energia, nesse caso a energia elétrica. Sua unidade de medida é o watt (w).
Leia também: Leis de Ohm — leis fundamentais para o estudo da eletricidade
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre eletrodinâmica
- 2 - O que é eletrodinâmica?
- 3 - Principais conceitos da eletrodinâmica
- 4 - Eletrodinâmica no Enem
- 5 - Exercícios resolvidos sobre eletrodinâmica
Resumo sobre eletrodinâmica
-
A eletrodinâmica estuda as cargas em movimentos.
-
Os três principais conceitos da eletrodinâmica são: corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica.
-
Corrente elétrica (i) é a quantidade de carga que passa em um condutor em um determinado tempo.
-
Resistência elétrica é a dificuldade da passagem de corrente em um condutor.
-
A resistência elétrica obedece à 1ª e 2ª lei de Ohm, formuladas por Georg Simon Ohm.
-
A 1ª lei de ohm relaciona a tensão (U) com a corrente elétrica (i).
-
Se a resistência de um condutor é constante, chamamos esse resistor de ôhmico.
-
A 2ª lei de ohm relaciona a resistência elétrica com o tipo e o formato do material de que é feito o condutor.
-
A potência elétrica é a eficiência em transformar energia e pode ser encontrada por meio da tensão e da corrente de um dispositivo.
O que é eletrodinâmica?
É uma subárea da Física que está dentro de eletricidade. A preocupação dessa área é estudar o movimento das cargas elétricas. Por isso, o estudo da eletrodinâmica consiste em entender e aplicar a corrente elétrica, a resistência elétrica e a potência elétrica.
Principais conceitos da eletrodinâmica
A eletrodinâmica está preocupada em entender os efeitos das cargas em movimento. Assim, seus principais conceitos são: corrente elétrica, resistência elétrica e potência elétrica
-
Corrente elétrica
A corrente elétrica é o movimento ordenado das cargas elétricas dentro de um condutor devido a uma diferença de potencial (ddp). A intensidade da corrente (i) é calculada pela quantidade de cargas (ΔQ) que passam no condutor em um determinado tempo (Δt):
i: corrente elétrica (C/s ou A)
Q: carga elétrica (C)
t: tempo (s)
→ Videoaula: Eletrodinâmica no Enem — corrente elétrica
-
Resistência elétrica
A resistência elétrica é a dificuldade na passagem de corrente elétrica. Ela obedece à 1ª e à 2ª lei de Ohm (leis formuladas por Georg Simon Ohm sobre o funcionamento da resistência elétrica).
→ 1ª lei de Ohm
A 1ª lei de ohm determina que a corrente elétrica (i) é proporcional à tensão (U) a que o condutor está submetido. E se essa relação é constante, ou seja, se a resistência elétrica (R) é constante, chamamos esses resistores de ôhmicos.
i: corrente elétrica (A)
R: resistência elétrica (Ω)
U: tensão (V)
→ 2ª lei de ohm
A segunda lei de Ohm determina que a resistência elétrica é uma característica do corpo e depende do formato (comprimento e área) e do material com o qual o corpo é feito, a resistividade (ρ). A 2ª lei de Ohm relaciona essas duas características.
L: comprimento do condutor (L)
R: resistência elétrica (Ω)
A: área do condutor (m2)
ρ: resistividade (Ω. M2)
→ Videoaula: Eletrodinâmica no Enem — resistência elétrica e as leis de Ohm
-
Potência elétrica
A potência é a eficiência dos equipamentos em transformar energia, ou seja, o quão rápido o dispositivo consegue transformar uma energia (ΔE) em outra. É medida em watts (W).
No caso da potência elétrica, temos a eficiência de transformar a energia elétrica em outras energias, como térmica, luminosa e sonora.
P: potência elétrica (A.V ou W)
i: corrente elétrica (A)
U: tensão (V)
Para encontrar a potência elétrica em resistores, podemos modificar essa primeira equação de potência elétrica junto com a equação de resistência elétrica. Isolando a tensão (U), na equação da resistência elétrica, temos:
Substituindo o U na equação da potência elétrica, temos:
E ainda podemos achar outra equação isolando a corrente (i) na equação da resistência elétrica e substituindo na equação da potência elétrica:
Leia também: Circuitos elétricos — ligações que permitem a circulação da corrente elétrica
Eletrodinâmica no Enem
A eletrodinâmica pode ser encontrada no cotidiano facilmente em qualquer dispositivo elétrico que utilizamos. Por isso, esse é um dos assuntos mais cobrados, em Física, no Enem.
Tendo isso em vista, questões que envolvam circuitos, como o chuveiro elétrico e lâmpadas, que envolvam transformação de energia, entre outras, são questões de análise eletrodinâmica. Vejamos um exemplo a seguir.
(Enem 2016) Uma lâmpada LED (diodo emissor de luz), que funciona com 12V e corrente contínua de 0,45 A, produz a mesma quantidade de luz que uma lâmpada incandescente de 60 W de potência.
Qual é o valor da redução da potência consumida ao se substituir a lâmpada incandescente pela de LED?
Resolução
Utilizando a equação da potência e colocando as informações do enunciado, temos:
Como o exercício pede a redução da potência, temos que a potência da lâmpada incandescente era de 60 W, e a de LED, 5,4 W. Subtraindo uma pela outra, temos que a redução foi de 54,6 W.
Exercícios resolvidos sobre eletrodinâmica
1. (Enem 2017) A capacidade de uma bateria com acumuladores, tal como a usada no sistema elétrico de um automóvel, é especificada em ampère hora (Ah). Uma bateria de 12 V e 100 Ah fornece 12 J para cada coulomb de carga que flui através dela.
Se um gerador, de resistência interna desprezível, que fornece uma potência elétrica média igual a 600 W, fosse conectado aos terminais da bateria descrita, quanto tempo ele levaria para recarregá-la completamente?
a) 0,5 h
b) 2 h
c) 12 h
d) 50 h
e) 100 h
Resolução
Alternativa B.
Para sabermos o tempo, precisamos descobrir a quantidade de energia total quando a carga estiver completa, ou seja, quando a quantidade de carga Q for igual 100A.h. Como a carga normalmente é vista em coulomb, vamos transformar a unidade de medida. Como em uma hora, temos 3600 segundos, podemos multiplicar os 100 A.h por 3600 segundos, ficando com 360000 C.
Se 1 C fornece 12 J de energia, por regra de três, 360000 C fornecem 4320000 J:
Utilizando a equação da potência e isolando o tempo (t):
Transformando os segundos em horas, temos que 7200 segundos = 2 horas.
2. (Enem 2016) Um eletricista deve instalar um chuveiro que tem as especificações 220 V - 4.400 W a 6.800 W. Para a instalação de chuveiros, recomenda-se uma rede própria, com fios de diâmetro adequado e um disjuntor dimensionado à potência e à corrente elétrica, previstas com uma margem de tolerância próxima de 10%. Os disjuntores são dispositivos de segurança utilizados para proteger as instalações elétricas de curtos-circuitos e sobrecargas elétricas e devem desarmar sempre que houver passagem de corrente elétrica superior à permitida no dispositivo.
Para fazer uma instalação segura desse chuveiro, o valor da corrente máxima do disjuntor deve ser:
a) 20 A
b) 25 A
c) 30 A
d) 35 A
e) 40 A
Resolução
Alternativa D.
Para encontrarmos a corrente máxima que pode passar pelo disjuntor, precisamos utilizar o valor máximo de potência (6800W) na equação da potência elétrica:
Só que o enunciado afirma que o disjuntor prevê 10% a mais de corrente, então, para calcular essa diferença:
Somando as duas, temos um valor aproximado de 33 A.