Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Receptores elétricos

Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia.

Os motores elétricos são exemplos de receptores, que transformam energia elétrica em energia mecânica
Os motores elétricos são exemplos de receptores, que transformam energia elétrica em energia mecânica
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os receptores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em outra forma de energia, seja ela mecânica, térmica, entre outras. Um exemplo de receptor é o motor elétrico que transforma energia elétrica em energia mecânica, sendo a base para o funcionamento de vários aparelhos, como os ventiladores, batedeiras, liquidificadores etc.

Em um circuito elétrico, os receptores causam uma queda na força eletromotriz fornecida pela fonte de tensão. Essa queda ocorre porque a energia fornecida é utilizada na transformação pretendida pelo aparelho elétrico e sua intensidade depende do valor da força contraeletromotriz do receptor e de sua resistência interna.

A força contraeletromotriz (fcem) representa a diferença de potencial útil entre os dois terminais do receptor e é também chamada de tensão de saída. No circuito, ela normalmente é representada por E'. Para calcular a queda de potencial (V) entre os terminais do receptor, utilizamos a seguinte equação:

V = E' + r'i

Essa relação é conhecida como equação do receptor.

O valor de “r'i” representa a quantidade de energia que foi dissipada pelo aparelho em sua resistência interna por meio do Efeito Joule. Observe no esquema a seguir como se caracteriza o funcionamento do receptor:

Na figura, vemos que o receptor recebe energia elétrica, transforma uma parte em energia não elétrica e dissipa o restante
Na figura, vemos que o receptor recebe energia elétrica, transforma uma parte em energia não elétrica e dissipa o restante

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O prefixo contra do termo força contraeletromotriz é utilizado porque ela é oposta à força eletromotriz do gerador. Observe na figura a seguir como o receptor é representado em um circuito elétrico:

Representação do receptor elétrico em circuitos elétricos
Representação do receptor elétrico em circuitos elétricos

Esse símbolo é o mesmo utilizado para os geradores, e a diferença está no sentido da corrente elétrica. Em um circuito com os dois componentes, reconhecemos o gerador como o que possui força eletromotriz maior do que a força contraeletromotriz.

A equação do gerador pode ser representada graficamente, e o valor de E' e r' são constantes. O gráfico obtido é uma reta, conforme mostra a figura a seguir:

Diagrama representando o funcionamento do receptor elétrico
Diagrama representando o funcionamento do receptor elétrico

A partir da análise do gráfico, podemos perceber que, quando a corrente elétrica é igual a zero (i = 0), não ocorre dissipação de energia na resistência interna, de forma que V = E'. Outra conclusão que podemos tirar é que, quando a corrente i aumenta, aumenta-se também a ddp entre os terminais do receptor, já que o valor r'.i aumenta.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

TEIXEIRA, Mariane Mendes. "Receptores elétricos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/receptores-eletricos.htm. Acesso em 03 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual a primeira lei de Newton?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual a fórmula do sorvete?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(UPE) Um motor elétrico sob tensão 220 V é alimentado por uma corrente elétrica de 10 A. A potência elétrica útil do motor é de 2000 W. Assinale a alternativa que corresponde à força contraeletromotriz, em volts, à resistência interna do motor, em ohms, e ao rendimento elétrico do motor, respectivamente.

a) 200; 2; 0,80

b) 200; 2; 0,91

c) 400; 4; 1

d) 400; 4; 0,80

e) 400; 4; 1,5

Exercício 2

(Mackenzie SP) O vendedor de um motor elétrico de corrente contínua informa que a resistência interna desse motor é 1,0 Ω e que o mesmo consome 30,0 W, quando ligado à d.d.p. de 6,0 V. A força contraeletromotriz (f.c.e.m.) do motor que ele está vendendo é:

a) 6,0 V

b) 5,0 V

c) 3,0 V

d) 1,0 V

e) 0,8 V

PUBLICIDADE

Estude agora


10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...

Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...