PUBLICIDADE
Você sabe como funciona o chuveiro elétrico? Este é um dos eletrodomésticos mais presentes nas casas para o aquecimento da água durante o banho. Ele começa a funcionar assim que abrimos seu registro, ocasionando a entrada da água pela tubulação e enchendo o compartimento destinado a ela. Caso esteja no modo inverno ou no modo verão, a pressão da água faz com que dois contatos, no interior do aparelho, se toquem e energizem a resistência elétrica, que aquecerá a água; caso esteja no modo desligado, esses contatos não se tocarão, a resistência elétrica não receberá energia elétrica e a água não será aquecida.
Leia também: Afinal, como funciona o micro-ondas?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre como funciona o chuveiro elétrico
- 2 - O que é chuveiro elétrico?
- 3 - Como funciona o chuveiro elétrico?
- 4 - Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico
- 5 - Diferenças entre um chuveiro elétrico e um chuveiro eletrônico
- 6 - Curiosidades sobre o chuveiro elétrico
Resumo sobre como funciona o chuveiro elétrico
- O chuveiro elétrico é um eletrodoméstico que funciona em decorrência da abertura de seu registro e da escolha do modo de regulação da resistência elétrica.
- As maiores vantagens do seu uso são o pouco gasto de água para que ele funcione e a manutenção da temperatura da água durante os banhos.
- A maior desvantagem do uso do chuveiro elétrico é o grande gasto de energia elétrica, que ocasiona contas de energia elevadas.
- O chuveiro eletrônico tem um ajuste de temperatura gradual e consegue atingir a temperatura ideal em menos tempo do que o chuveiro elétrico, sendo então mais econômico.
- Além dos elétrico e eletrônico, temos o chuveiro pressurizado e o chuveiro híbrido.
- O desenvolvimento do chuveiro elétrico ocorreu no Brasil no início década de 1940 por meio da empresa Fame.
O que é chuveiro elétrico?
O chuveiro elétrico é um aparelho eletrodoméstico que despeja água por pequenos orifícios quando ligado a uma tomada, sendo usado para a higiene pessoal ou limpeza de animais.
Como funciona o chuveiro elétrico?
Para que o chuveiro elétrico funcione, é necessário que ele esteja conectado a uma parede e de preferência ligado a uma tomada para banhos aquecidos.
Quando abrimos o registro do chuveiro elétrico, estando no modo inverno ou verão, é acionada a vazão da água, que é o volume de água que atravessa um orifício (o cano) durante um tempo. Essa água entrando gera uma pressão que faz com que o contato que está preso ao diafragma se mova e toque o contato superior, com isso, a resistência elétrica recebe energia elétrica e se aquece, ocasionando o aquecimento da água que está no compartimento inferior à resistência.
Já se o chuveiro elétrico estiver no modo desligado, esses contatos ficam isolados, então a resistência elétrica não recebe energia elétrica, assim, a água não é aquecida e o banho fica em temperatura ambiente.
No modo inverno, a água sai mais aquecida do que no modo verão porque, dentro do chuveiro elétrico, existe uma chavinha que é acionada de acordo com o modo escolhido, sendo que, no modo inverno, ela fecha os dois terminais da resistência elétrica, impossibilitando a passagem de corrente elétrica entre eles, assim, a resistência elétrica é menor e a água fica mais aquecida. Já no modo verão, essa chavinha está aberta, então a corrente elétrica passa por esses terminais, assim, a resistência elétrica é maior e a água fica menos aquecida.
É necessário que o chuveiro elétrico venha com uma resistência elétrica blindada, impedindo que a resistência elétrica energizada entre em contato com a água, já que, nesse caso, ela seria um ótimo condutor de eletricidade, transmitindo-a para o corpo da pessoa e ocasionando acidentes e mortes durante os banhos.
Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico
→ Vantagens do chuveiro elétrico
As principais vantagens do chuveiro elétrico incluem:
- Pouco gasto de água para o seu funcionamento, em comparação a outros tipos de aquecimento.
- Valores constantes da temperatura da água durante o banho, sem variações frequentes, como em outros aquecimentos.
- Instalação barata, podendo ser realizada pelo próprio morador, com a energia elétrica desligada.
→ Desvantagens do chuveiro elétrico
As principais desvantagens do chuveiro elétrico incluem:
- Alto gasto de eletricidade, devido as suas altas potências elétricas.
- Aumento nas contas de energia elétrica, caso fique muito tempo ligado.
- Necessidade de energia elétrica para banhos quentes.
- Queima da resistência do chuveiro quando mudamos frequentemente a sua temperatura.
Veja também: Como calcular o consumo de energia elétrica?
Diferenças entre um chuveiro elétrico e um chuveiro eletrônico
Tanto o chuveiro elétrico quanto o chuveiro eletrônico utilizam a energia elétrica para aquecer a água, contudo, eles realizam isso de formas diferentes:
- Chuveiro elétrico: é mais barato do que o chuveiro elétronico e apresenta três modos de regulação da resistência elétrica que controlam a quantidade de água liberada, conhecidos como verão, inverno e desligado, com a temperatura da água variando em morna, quente e fria respectivamente; alguns até contam com a regulação superquente da temperatura da água.
- Chuveiro eletrônico: é mais econômico do que o chuveiro elétrico, já que a temperatura ideal é atingida em menos tempo e sem a necessidade de atingir a potência elétrica máxima do aparelho. Além disso, ele tem a sua temperatura ajustada de forma gradual e independente do volume de água liberado por meio de chave-haste, controle remoto ou programação das preferências de temperatura, que pode ser modificada durante o banho.
Importante: A escolha do tipo de chuveiro vai de acordo com as suas necessidades, caso busque ter maior segurança e controle da temperatura, o ideal é o chuveiro eletrônico, já se você busca maior praticidade e preço mais baixo, o ideal é o chuveiro elétrico.
Curiosidades sobre o chuveiro elétrico
- O chuveiro elétrico foi desenvolvido no Brasil no início década de 1940 pela empresa Fame (Fábrica de Aparelhos e Materiais Elétricos), localizada na cidade de São Paulo.
- Existem diversos modelos de chuveiros, como os elétricos, eletrônicos, pressurizados e híbridos.
- Antes do desenvolvimento do chuveiro elétrico, a água era aquecida por meio de uma serpentina do encanamento, chamada de torpedo, posicionada no interior de um fogão a lenha.
- Existem pinturas e registros da existência do chuveiro desde o Egito, Grécia e Roma antigos.
- O custo de energia elétrica mensal de um chuveiro elétrico com potência elétrica de 4500 W que fica ligado durante 30 minutos diariamente é de aproximadamente R$ 43,80.
Créditos de imagem
[2] syahrulkhalid / Shutterstock
Fontes:
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Eletromagnetismo (vol. 3). Editora Blucher, 2015.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo (vol. 3). 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.
SAMPAIO, José Luiz; CALÇADA, Caio Sérgio. Universo da Física: Ondulatória. Eletromagnetismo, Física Moderna. São Paulo: Atual, 2005.
Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física