Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Como funciona o chuveiro elétrico?

O chuveiro elétrico é um eletrodoméstico que funciona em decorrência da abertura de seu registro e da escolha do modo de regulação da resistência elétrica.

Chuveiro elétrico, um dos principais eletrodomésticos de uma casa.
Nos chuveiros elétricos, a quantidade de água despejada é regulada pelos modos “inverno”, “desligado” e “verão”. [1]
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Você sabe como funciona o chuveiro elétrico? Este é um dos eletrodomésticos mais presentes nas casas para o aquecimento da água durante o banho. Ele começa a funcionar assim que abrimos seu registro, ocasionando a entrada da água pela tubulação e enchendo o compartimento destinado a ela. Caso esteja no modo inverno ou no modo verão, a pressão da água faz com que dois contatos, no interior do aparelho, se toquem e energizem a resistência elétrica, que aquecerá a água; caso esteja no modo desligado, esses contatos não se tocarão, a resistência elétrica não receberá energia elétrica e a água não será aquecida.

Leia também: Afinal, como funciona o micro-ondas?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre como funciona o chuveiro elétrico

  • O chuveiro elétrico é um eletrodoméstico que funciona em decorrência da abertura de seu registro e da escolha do modo de regulação da resistência elétrica.
  • As maiores vantagens do seu uso são o pouco gasto de água para que ele funcione e a manutenção da temperatura da água durante os banhos.
  • A maior desvantagem do uso do chuveiro elétrico é o grande gasto de energia elétrica, que ocasiona contas de energia elevadas.
  • O chuveiro eletrônico tem um ajuste de temperatura gradual e consegue atingir a temperatura ideal em menos tempo do que o chuveiro elétrico, sendo então mais econômico.
  • Além dos elétrico e eletrônico, temos o chuveiro pressurizado e o chuveiro híbrido.
  • O desenvolvimento do chuveiro elétrico ocorreu no Brasil no início década de 1940 por meio da empresa Fame.

O que é chuveiro elétrico?

O chuveiro elétrico é um aparelho eletrodoméstico que despeja água por pequenos orifícios quando ligado a uma tomada, sendo usado para a higiene pessoal ou limpeza de animais.

Como funciona o chuveiro elétrico?

Para que o chuveiro elétrico funcione, é necessário que ele esteja conectado a uma parede e de preferência ligado a uma tomada para banhos aquecidos.

Quando abrimos o registro do chuveiro elétrico, estando no modo inverno ou verão, é acionada a vazão da água, que é o volume de água que atravessa um orifício (o cano) durante um tempo. Essa água entrando gera uma pressão que faz com que o contato que está preso ao diafragma se mova e toque o contato superior, com isso, a resistência elétrica recebe energia elétrica e se aquece, ocasionando o aquecimento da água que está no compartimento inferior à resistência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já se o chuveiro elétrico estiver no modo desligado, esses contatos ficam isolados, então a resistência elétrica não recebe energia elétrica, assim, a água não é aquecida e o banho fica em temperatura ambiente.

Partes do chuveiro elétrico.
Partes do chuveiro elétrico. (Créditos: Paulo José Soares Braga | Brasil Escola)

No modo inverno, a água sai mais aquecida do que no modo verão porque, dentro do chuveiro elétrico, existe uma chavinha que é acionada de acordo com o modo escolhido, sendo que, no modo inverno, ela fecha os dois terminais da resistência elétrica, impossibilitando a passagem de corrente elétrica entre eles, assim, a resistência elétrica é menor e a água fica mais aquecida. Já no modo verão, essa chavinha está aberta, então a corrente elétrica passa por esses terminais, assim, a resistência elétrica é maior e a água fica menos aquecida.

É necessário que o chuveiro elétrico venha com uma resistência elétrica blindada, impedindo que a resistência elétrica energizada entre em contato com a água, já que, nesse caso, ela seria um ótimo condutor de eletricidade, transmitindo-a para o corpo da pessoa e ocasionando acidentes e mortes durante os banhos.

Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico

→ Vantagens do chuveiro elétrico

As principais vantagens do chuveiro elétrico incluem:

  • Pouco gasto de água para o seu funcionamento, em comparação a outros tipos de aquecimento.
  • Valores constantes da temperatura da água durante o banho, sem variações frequentes, como em outros aquecimentos.
  • Instalação barata, podendo ser realizada pelo próprio morador, com a energia elétrica desligada.

→ Desvantagens do chuveiro elétrico

As principais desvantagens do chuveiro elétrico incluem:

  • Alto gasto de eletricidade, devido as suas altas potências elétricas.
  • Aumento nas contas de energia elétrica, caso fique muito tempo ligado.
  • Necessidade de energia elétrica para banhos quentes.
  • Queima da resistência do chuveiro quando mudamos frequentemente a sua temperatura.

Veja também: Como calcular o consumo de energia elétrica?

Diferenças entre um chuveiro elétrico e um chuveiro eletrônico

Exemplo de chuveiro eletrônico, um eletrodoméstico que não pode ser confundido com o chuveiro elétrico.
Exemplo de chuveiro eletrônico. [2]

Tanto o chuveiro elétrico quanto o chuveiro eletrônico utilizam a energia elétrica para aquecer a água, contudo, eles realizam isso de formas diferentes:

  • Chuveiro elétrico: é mais barato do que o chuveiro elétronico e apresenta três modos de regulação da resistência elétrica que controlam a quantidade de água liberada, conhecidos como verão, inverno e desligado, com a temperatura da água variando em morna, quente e fria respectivamente; alguns até contam com a regulação superquente da temperatura da água.
  • Chuveiro eletrônico: é mais econômico do que o chuveiro elétrico, já que a temperatura ideal é atingida em menos tempo e sem a necessidade de atingir a potência elétrica máxima do aparelho. Além disso, ele tem a sua temperatura ajustada de forma gradual e independente do volume de água liberado por meio de chave-haste, controle remoto ou programação das preferências de temperatura, que pode ser modificada durante o banho.

Importante: A escolha do tipo de chuveiro vai de acordo com as suas necessidades, caso busque ter maior segurança e controle da temperatura, o ideal é o chuveiro eletrônico, já se você busca maior praticidade e preço mais baixo, o ideal é o chuveiro elétrico.

Curiosidades sobre o chuveiro elétrico

  • O chuveiro elétrico foi desenvolvido no Brasil no início década de 1940 pela empresa Fame (Fábrica de Aparelhos e Materiais Elétricos), localizada na cidade de São Paulo.
  • Existem diversos modelos de chuveiros, como os elétricos, eletrônicos, pressurizados e híbridos.
  • Antes do desenvolvimento do chuveiro elétrico, a água era aquecida por meio de uma serpentina do encanamento, chamada de torpedo, posicionada no interior de um fogão a lenha.
  • Existem pinturas e registros da existência do chuveiro desde o Egito, Grécia e Roma antigos.
  • O custo de energia elétrica mensal de um chuveiro elétrico com potência elétrica de 4500 W que fica ligado durante 30 minutos diariamente é de aproximadamente R$ 43,80.

Créditos de imagem

[1] Joa Souza / Shutterstock

[2] syahrulkhalid / Shutterstock

Fontes:

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Eletromagnetismo (vol. 3). Editora Blucher, 2015.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Eletromagnetismo (vol. 3). 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.

SAMPAIO, José Luiz; CALÇADA, Caio Sérgio. Universo da Física: Ondulatória. Eletromagnetismo, Física Moderna. São Paulo: Atual, 2005.

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Como funciona o chuveiro elétrico?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/funcionamento-chuveiro-eletrico.htm. Acesso em 13 de julho de 2024.

De estudante para estudante