Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Superfícies Equipotenciais

Física

PUBLICIDADE

Superfícies equipotenciais são superfícies de um campo elétrico, onde todos os pontos apresentam mesmo potencial elétrico, ou seja, suas linhas de força são sempre perpendiculares a sua superfície.

Se um condutor elétrico apresenta equilíbrio em sua superfície, esta superfície é equipotencial.
Sua representação matemática se baseia na expressão do trabalho:


τ = q (Vb - Va)


Onde:
τ = trabalho da força elétrica
q = carga elétrica
(Vb - Va) = diferença de potencial elétrico

Quando A e B estão na mesma superfície equipotencial, então Va = Vb, apresentando, portanto, uma variação de potencial elétrica nula, igual à zero.

Quando uma carga puntiforme cria um campo elétrico, as superfícies equipotenciais desse campo são esféricas com centro na carga.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Num campo elétrico uniforme, as superfícies equipotenciais são paralelas entre si. Isso acontece pelo fato de serem perpendiculares.

 Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Eletricidade - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "Superfícies Equipotenciais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/superficies-equipotenciais.htm. Acesso em 01 de dezembro de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que são linhas de força? Elas são linhas imaginárias criadas por Michael Faraday e são usadas para determinar a direção e o sentido do campo elétrico de uma distribuição de cargas estáticas. As linhas de força são desenhadas de forma que a sua tangente sempre aponte na direção do campo elétrico resultante.