PUBLICIDADE
Em diversas situações podemos dispor de um circuito elétrico composto por resistores ligados tanto em paralelo, quanto em série. Esses circuitos recebem o nome de circuito misto. Embora esse tipo de circuito nos pareça complexo, podemos encontrar o resistor equivalente. Para isso, basta fazermos uma análise por partes do problema.
Vejamos a figura acima. Podemos ver que não se trata de um circuito elétrico simples, no sentido de que todos os resistores estejam ligados em série ou em paralelo. Podemos ver que os resistores 1 e 2 estão ligados em paralelo, já o resistor 3 é ligado em série com o conjunto dos resistores 1 e 2.
Com a finalidade de acharmos o resistor equivalente do circuito acima, primeiramente temos que combinar os resistores 1 e 2 e fazer a substituição deles pelo resistor equivalente Rp com resistência.
Desta forma, a nova configuração do circuito fica com apenas dois resistores em série (Rp e R3), que podem agora ser substituídos por apenas um resistor R equivalente:
R = Rp + R3
Utilizando este método podemos fazer a análise de vários circuitos elétricos mistos, sempre achando, primeiramente, o resistor equivalente para cada conjunto de resistores. Quando encontrada a resistência equivalente, podemos encontrar também o valor da corrente elétrica que a percorre e achar também o valor da ddp e da potência dissipada por cada um dos resistores.
Tópicos deste artigo
Mapa Mental: Circuitos Mistos
*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Vejamos o exemplo abaixo:
Qual o valor da corrente elétrica que circula pelo circuito a seguir e a potência total dissipada nele? A bateria fornece 25 volts e todos os resistores são de 100 ?.
Circuito elétrico misto
Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente.
Circuito elétrico com resistores associados em série
Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo. O conjunto R1 e R2 podem ser substituídos por um resistor equivalente de resistência:
O mesmo ocorre para o conjunto R4 e R5. Ficamos com um circuito composto de 3 resistores em série, com resistências de 50, 100 e 50 ?. A resistência equivalente deste conjunto é:
R = 50 + 100 + 50 = 200 ?
Vemos que a corrente que passa pelo circuito é de:
A potência total dissipada é:
P = R .i2 ⇒ P=200 .(0,125)2 ⇒ P = 3,125 W
Por Domiciano Marques
Graduado em Física
*Mapa Mental por Me. Rafael Helerbrock