Topo
pesquisar

Resistência constante ou resistência variável?

Física

PUBLICIDADE

Resistência elétrica é a capacidade que os materiais têm de resistir à passagem da corrente elétrica por ele mesmo, quando sobre ele é aplicada uma diferença de potencial. Pela lei de Ohm, pode-se calcular a resistência de um material como, por exemplo, resistor metálico através da razão entre a diferença de potencial (V) aplicada entre os seus terminais e a corrente (i) que o percorre. Matematicamente fica:

A unidade de resistência no Sistema Internacional de Unidades é o ohm, representado pela letra Ω.

Os resistores que obedecem a essa lei são ditos resistores ôhmicos, no entanto, essa lei só é válida para temperaturas constantes. Mas existem também os materiais que são conhecidos por aumentar ou diminuir a resistência elétrica à medida que aumenta ou diminui a temperatura, são os chamados resistores de resistência variável. Para esses materiais a equação que determina a sua resistência, com boa aproximação, é escrita da seguinte maneira:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

R = Ro(1 + αΔt)

Onde Δt é a variação na temperatura do material.

A explicação para a variação da resistência do resistor metálico de acordo com a mudança da temperatura está na estrutura interna do material. Aos olhos da Física Moderna, dois fatores determinam a resistência elétrica do material: o número de elétrons que constitui o material e a mobilidade deles dentro da estrutura. Fica evidente que quanto maior for o número de elétrons livres menor será a resistência elétrica. Também a resistência será cada vez menor quanto mais fácil é para os elétrons se deslocar dentro da rede cristalina que constitui o material.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Eletricidade - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Resistência constante ou resistência variável?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/resistencia-constante-ou-resistencia-variavel.htm. Acesso em 20 de julho de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola