close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Choques Elétricos

Dependendo da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo humano, os efeitos do choque elétrico podem ser desde formigamentos até a morte.

Dependendo da intensidade da corrente que passa pelo corpo, podem ocorrer desde pequenos formigamentos até a morte
Dependendo da intensidade da corrente que passa pelo corpo, podem ocorrer desde pequenos formigamentos até a morte
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Os choques elétricos ocorrem sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano. Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo levar a pessoa a óbito.

Por que ocorre o choque?

A corrente elétrica, quando percorre o corpo humano, interfere nas correntes internas carregadas pelos nervos, dando-nos a sensação de formigamento.
Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior. Geralmente, um desses pontos sãos os pés, que estão em contato com o solo, e o outro ponto é o que de fato entra em contato com algum aparelho elétrico ou fio elétrico.
O valor da corrente elétrica, ou melhor, a sua intensidade depende de alguns fatores relevantes, como a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo. A resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um. Quando o corpo humano está molhado, sua resistência é bem menor que quando está seco. Molhado, a resistência cai, e a corrente que passa pelo corpo humano pode ser bastante alta, mesmo para uma tensão pequena.

Devemos perceber que os danos que são causados pelos choques são mais relacionados com a corrente elétrica do que com a voltagem. Podem ocorrer choques que levam a óbito mesmo com uma voltagem de apenas 20 V.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Danos causados ao corpo humano

Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte. Os danos são provenientes do fato de o movimento dos músculos e as transmissões de sinais nervosos ocorrerem pela passagem de pequenas correntes elétricas.
Outro fator que pode causar danos ao corpo humano é o trajeto que a corrente faz. O fato de ela passar pelo coração, que é um músculo, causa os espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular. Os choques mais perigosos acontecem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração.

Valores aproximados de corrente e os danos que causam:

1 mA a 10 mA – apenas formigamento;

10 mA a 20 mA – dor e forte formigamento;

20 mA a 100 mA – convulsões e parada respiratória;

100 mA a 200 mA – fibrilação;

Acima de 200 mA – queimaduras e parada cardíaca.

 

Por Joab Silas
Graduado em Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Choques Elétricos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/choques-eletricos.htm. Acesso em 26 de maio de 2022.

De estudante para estudante


1)Transformando a temperatura de 30 ºC para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a para escala Kelvin,
quais as temperaturas registradas nas respectivas escalas?

Por Vitor Lampert
Responder
Ver respostas

1)Transformando a temperatura de 30 ºC para a escala Fahrenheit e, em seguida, convertendo-a para escala Kelvin,
quais as temperaturas registradas nas respectivas escalas?

Por Vitor Lampert
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

Correntes elétricas superiores a 0,1 A são capazes de provocar paradas cardíacas, causar queimaduras e, até mesmo, levar a vítima a óbito. Considere que a pele humana seca tem cerca 100 000 Ω de resistência elétrica. A corrente elétrica produzida por uma diferença de potencial de 200 V em um ser humano é de aproximadamente:

a) 0,02 A

b) 0,002 A

c) 200,0 A

d) 0,2 A

e) 0,01 A

Exercício 2

A passagem da corrente elétrica através do corpo humano, entre outros efeitos, é capaz de produzir queimaduras sérias. A produção dessas queimaduras decorre:

a) da alta-tensão elétrica.

b) da alta condutividade da pele.

c) da alta potência elétrica.

d) da conservação da corrente elétrica.

e) do efeito Joule.

Estude agora


Kps: Constante do produto de solubilidade

Constante de produto de solubilidade, kps, refere-se ao produto das concentrações em quantidade de matéria presentes...

Pré-Enem | Equação e função polinomial do segundo grau

O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que...