Whatsapp

Choques Elétricos

Física

Dependendo da intensidade da corrente elétrica que atravessa o corpo humano, os efeitos do choque elétrico podem ser desde formigamentos até a morte.
PUBLICIDADE

Os choques elétricos ocorrem sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano. Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras de terceiro grau ou até mesmo levar a pessoa a óbito.

Por que ocorre o choque?

A corrente elétrica, quando percorre o corpo humano, interfere nas correntes internas carregadas pelos nervos, dando-nos a sensação de formigamento.
Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior. Geralmente, um desses pontos sãos os pés, que estão em contato com o solo, e o outro ponto é o que de fato entra em contato com algum aparelho elétrico ou fio elétrico.
O valor da corrente elétrica, ou melhor, a sua intensidade depende de alguns fatores relevantes, como a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo. A resistência do corpo humano sofre variação de uma pessoa para outra e também depende das condições da pele de cada um. Quando o corpo humano está molhado, sua resistência é bem menor que quando está seco. Molhado, a resistência cai, e a corrente que passa pelo corpo humano pode ser bastante alta, mesmo para uma tensão pequena.

Devemos perceber que os danos que são causados pelos choques são mais relacionados com a corrente elétrica do que com a voltagem. Podem ocorrer choques que levam a óbito mesmo com uma voltagem de apenas 20 V.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Danos causados ao corpo humano

Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte. Os danos são provenientes do fato de o movimento dos músculos e as transmissões de sinais nervosos ocorrerem pela passagem de pequenas correntes elétricas.
Outro fator que pode causar danos ao corpo humano é o trajeto que a corrente faz. O fato de ela passar pelo coração, que é um músculo, causa os espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular. Os choques mais perigosos acontecem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração.

Valores aproximados de corrente e os danos que causam:

1 mA a 10 mA – apenas formigamento;

10 mA a 20 mA – dor e forte formigamento;

20 mA a 100 mA – convulsões e parada respiratória;

100 mA a 200 mA – fibrilação;

Acima de 200 mA – queimaduras e parada cardíaca.

 

Por Joab Silas
Graduado em Física

Dependendo da intensidade da corrente que passa pelo corpo, podem ocorrer desde pequenos formigamentos até a morte
Dependendo da intensidade da corrente que passa pelo corpo, podem ocorrer desde pequenos formigamentos até a morte

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "Choques Elétricos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/choques-eletricos.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Correntes elétricas superiores a 0,1 A são capazes de provocar paradas cardíacas, causar queimaduras e, até mesmo, levar a vítima a óbito. Considere que a pele humana seca tem cerca 100 000 Ω de resistência elétrica. A corrente elétrica produzida por uma diferença de potencial de 200 V em um ser humano é de aproximadamente:

a) 0,02 A

b) 0,002 A

c) 200,0 A

d) 0,2 A

e) 0,01 A

Questão 2

A passagem da corrente elétrica através do corpo humano, entre outros efeitos, é capaz de produzir queimaduras sérias. A produção dessas queimaduras decorre:

a) da alta-tensão elétrica.

b) da alta condutividade da pele.

c) da alta potência elétrica.

d) da conservação da corrente elétrica.

e) do efeito Joule.

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique aqui para aprender a calcular a resistência elétrica e entender sua definição e principais aplicações!
Clique aqui e conheça quais são os efeitos gerados em corpos e objetos pela passagem de correntes elétricas.
Compreenda o processo de funcionamento desse aparelho!
Você sabe o que é a lei de Ohm? Confira a definição dessa lei, fórmulas e exercícios resolvidos.
Em algumas momentos o choque eletrico têm a função de auxiliar o funcionamento adequado do coração.
Acesse este texto e descubra a definição da segunda lei de Ohm. Confira quais são as fórmulas usadas para calcular a resistência elétrica dos condutores.
Entenda a definição de resistividade elétrica e por que os metais são melhores condutores de eletricidade.