Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é corrente elétrica?

O que é?

Para descobrir o que é corrente elétrica, deve-se saber que esse fluxo ordenado de cargas elétricas é motivado pela existência de uma diferença de potencial elétrico.
PUBLICIDADE

 A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.

Como surge o movimento das cargas?

Os elétrons livres são estimulados a mover-se pelo condutor, o que gera a corrente elétrica por causa de uma diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) estabelecida entre as pontas do condutor. A ddp é estabelecida no condutor a partir de um campo elétrico que atravessa o material. Esse campo proporciona diferentes níveis de energia potencial, criando, portanto, a tensão necessária para gerar o movimento das cargas elétricas.

Mapa Mental: Corrente Elétrica

Mapa Mental: Corrente Elétrica

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Calculando a corrente elétrica

A intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas, que atravessam uma determinada seção de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os termos da equação acima, bem como suas unidades de medida que estão de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, são:

i: Intensidade da corrente elétrica (A – ampère);

Q: Carga elétrica (C – coulomb);

Δt: Intervalo de tempo (s – segundos).

Corrente contínua e alternada

A corrente elétrica é dita contínua quando seu sentido no circuito é único, ou seja, o movimento dos portadores de carga que compõem a corrente sempre acontece da mesma forma. Quando o sentido de movimento dos portadores de carga é variável, a corrente elétrica é denominada de corrente alternada.

A corrente elétrica oriunda de pilhas e baterias é do tipo contínua, mas a corrente que chega às tomadas das residências e empresas é alternada. A transmissão de energia elétrica é feita por meio da corrente alternada, pois, dessa maneria, ocorre muito menos perda de força do sinal. Caso a transmissão fosse via corrente contínua, a perda de força seria grande, o que dificultaria a capacidade de transmissão de energia elétrica.

 

Por Joab Silas da Silva Junior
Graduado em Física

*Mapa Mental por Me. Rafael Helerbrock

A corrente elétrica pode ser definida como o fluxo contínuo de cargas elétricas
A corrente elétrica pode ser definida como o fluxo contínuo de cargas elétricas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas da Silva. "O que é corrente elétrica?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-corrente-eletrica.htm. Acesso em 12 de junho de 2021.

Artigos Relacionados
Você sabe o que é magnetismo? Entenda o conceito por trás dessa propriedade física, confira exemplos de fenômenos magnéticos e conheça a história do magnetismo.
Saiba mais sobre a ruptura da rigidez dielétrica do ar, fenômeno que está por trás das descargas elétricas atmosféricas.
Você sabe o que é um transformador? Entenda como funciona esse dispositivo e aprenda a fazer cálculos de transformação de corrente e tensão elétricas.
Entenda a definição de resistividade elétrica e por que os metais são melhores condutores de eletricidade.
Produzindo energia elétrica através do movimento de uma espira.
Você sabe quais são os efeitos da corrente elétrica no corpo humano? Clique aqui e veja o que um choque elétrico pode causar em você.
Em algumas momentos o choque eletrico têm a função de auxiliar o funcionamento adequado do coração.
Você sabe o que é corrente elétrica? Confira as fórmulas e os tipos de corrente elétrica e entenda a diferença entre corrente direta e alternada.
Clique aqui e conheça quais são os efeitos gerados em corpos e objetos pela passagem de correntes elétricas.
Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Corrente Elétrica e veja a resolução comentada.