Topo
pesquisar
Texto-A+A

O que é corrente elétrica?

O que é Física?

Para descobrir o que é corrente elétrica, deve-se saber que esse fluxo ordenado de cargas elétricas é motivado pela existência de uma diferença de potencial elétrico.
PUBLICIDADE

 A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.

Como surge o movimento das cargas?

Os elétrons livres são estimulados a mover-se pelo condutor, o que gera a corrente elétrica por causa de uma diferença de potencial elétrico (ddp ou tensão elétrica) estabelecida entre as pontas do condutor. A ddp é estabelecida no condutor a partir de um campo elétrico que atravessa o material. Esse campo proporciona diferentes níveis de energia potencial, criando, portanto, a tensão necessária para gerar o movimento das cargas elétricas.

Mapa Mental: Corrente Elétrica

Mapa Mental: Corrente Elétrica

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Calculando a corrente elétrica

A intensidade da corrente elétrica é determinada pela razão entre a quantidade de cargas elétricas, que atravessam uma determinada seção de um condutor, pelo tempo gasto na passagem dessas cargas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os termos da equação acima, bem como suas unidades de medida que estão de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, são:

i: Intensidade da corrente elétrica (A – ampère);

Q: Carga elétrica (C – coulomb);

Δt: Intervalo de tempo (s – segundos).

Corrente contínua e alternada

A corrente elétrica é dita contínua quando seu sentido no circuito é único, ou seja, o movimento dos portadores de carga que compõem a corrente sempre acontece da mesma forma. Quando o sentido de movimento dos portadores de carga é variável, a corrente elétrica é denominada de corrente alternada.

A corrente elétrica oriunda de pilhas e baterias é do tipo contínua, mas a corrente que chega às tomadas das residências e empresas é alternada. A transmissão de energia elétrica é feita por meio da corrente alternada, pois, dessa maneria, ocorre muito menos perda de força do sinal. Caso a transmissão fosse via corrente contínua, a perda de força seria grande, o que dificultaria a capacidade de transmissão de energia elétrica.

 

Por Joab Silas da Silva Junior
Graduado em Física

*Mapa Mental por Me. Rafael Helerbrock

A corrente elétrica pode ser definida como o fluxo contínuo de cargas elétricas
A corrente elétrica pode ser definida como o fluxo contínuo de cargas elétricas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é corrente elétrica?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-corrente-eletrica.htm. Acesso em 18 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola