Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Motor elétrico

O motor elétrico é um equipamento, presente em carros e em aparelhos elétricos, que possibilita a execução de tarefas mecânicas.

Motor elétrico industrial isolado em um ambiente branco.
O motor elétrico pode ser encontrado em carros, furadeiras, elevadores e em diversos aparelhos elétricos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O motor elétrico é um dispositivo usado para converter a energia da rede elétrica em energia mecânica. Ele opera por meio dos princípios fundamentais do eletromagnetismo, que determinam que campos magnéticos são criados por cargas elétricas em movimento e que campos magnéticos com polaridades iguais se repelem.

Leia também: Circuitos elétricos — ligações de elementos que permitem a circulação da corrente elétrica

Tópicos deste artigo

Resumo sobre motor elétrico

  • O motor elétrico é um exemplo de receptor elétrico.

  • O motor elétrico é uma máquina que transforma a energia elétrica em energia mecânica.

  • Os motores elétricos podem ser de corrente alternada, contínua ou universal.

  • Diferentemente do motor elétrico, o gerador elétrico gera energia elétrica por meio de outras formas de energia.

  • Os motores elétricos são usados em aparelhos elétricos para realizar uma tarefa mecânica.

O que é motor elétrico?

Também chamado de atuador elétrico, o motor elétrico é um tipo de receptor elétrico capaz de transformar a energia elétrica, que recebe da fonte de alimentação, em energia mecânica, para a realização de alguma atividade mecânica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de motor elétrico?

Os motores são divididos em três categorias:

  • Motor elétrico de corrente alternada: é aquele que precisa ser conectado a uma fonte de alimentação alternada (corrente elétrica que varia durante o percurso), sendo o tipo mais usado, já que geralmente a forma de distribuição de energia elétrica é em corrente alternada. Ele é empregado na indústria, pois é possível controlar e variar a sua velocidade.

  • Motor elétrico de corrente contínua: é aquele que precisa ser conectado a uma fonte de alimentação contínua (corrente elétrica que não varia durante o percurso), podendo demandar um circuito retificador que transformará a corrente alternada em corrente contínua. Ele é empregado em carros elétricos e em eletrônicos portáteis, por conseguir ter uma partida ou ligação rápida.

  • Motor elétrico de corrente universal: é aquele que pode ser conectado em uma fonte de alimentação alternada ou contínua.

Como funciona o motor elétrico?

O motor elétrico funciona por meio dos dois príncípios fundamentais do eletromagnetismo: o princípio que expressa que os campos magnéticos que possuem mesma polaridade se repelem e o princípio que expressa que cargas elétricas em movimento (corrente elétrica) conseguem criar um campo magnético.

Representação artística do interior do motor elétrico.
Representação do interior do motor elétrico. (Créditos: Paulo José Soares Braga | Brasil Escola)

Quando ligamos o aparelho elétrico na tomada, ele passa a ser percorrido por uma corrente elétrica que energiza as escovas e bobinas do estator, gerando um campo magnético de igual polaridade àquela dos imãs fixados no interior da sua carcaça, fazendo o motor elétrico rotacionar e, consequentemente, gerar energia mecânica. 

Diferença entre o motor elétrico e o gerador elétrico

O motor elétrico e o gerador elétrico são dispositivos elétricos usados na conversão de uma forma de energia em outra, contudo eles apresentam algumas diferenças.

  • Motor elétrico: é um receptor elétrico que converte a energia elétrica em energia mecânica.

  • Gerador elétrico: não é um receptor elétrico, já que converte outras formas de energia, como energia eólica e energia mecânica, em energia elétrica.

Veja também: Transistor — dispositivo largamente utilizado em circuitos eletrônicos e em chips de computador

Onde o motor elétrico pode ser usado?

Os motores elétricos podem ser usados quando precisamos que um aparelho elétrico execute alguma tarefa mecânica, como no caso das furadeiras, esteiras transportadoras, agitadores, misturadores, elevadores, geladeiras, máquinas de lavar, liquidificadores, multiprocessadores etc.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Motor elétrico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eletricidade-acionamento-motores-eletricos.htm. Acesso em 21 de julho de 2024.

De estudante para estudante