PUBLICIDADE
Condutividade é uma propriedade microscópica dos materiais que corresponde ao inverso da resistividade (ρ). Uma alta condutividade em um material indica grande capacidade de transportar cargas elétricas com facilidade, mediante a aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos. A unidade de medida da condutividade é o siemens por metro (S/m), que corresponde a Ω-1.m-1. Materiais como metais e soluções iônicas geralmente apresentam medidas elevadas de condutividade, graças à presença de uma grande quantidade de elétrons livres nesses meios.
Veja também: Qual é a velocidade da corrente elétrica?
Tópicos deste artigo
- 1 - O que é condutividade?
- 2 - Fórmula da condutividade
- 3 - Condutividade x resistividade
- 4 - Tabela de condutividade elétrica dos materiais
O que é condutividade?
Condutividade é um termo amplo que pode ser usado para definir a capacidade de algum meio material de realizar o transporte de energia ou partículas nas formas de calor, cargas elétricas ou matéria. Esses diferentes tipos de condutividade são utilizados para explicar uma grande quantidade de fenômenos de transporte e dependem de fatores como a diferença de temperatura, a diferença de potencial elétrico e a diferença de concentração entre diferentes pontos do meio material, respectivamente.
No presente artigo discutiremos exclusivamente a condutividade elétrica e suas propriedades. Entretanto, cabe afirmar aqui que bons condutores de eletricidade são, na maior parte dos casos, bons condutores térmicos.
A condutividade elétrica é a grandeza física que mede a capacidade inerente a algum material de transportar cargas elétricas quando sujeito a uma diferença de potencial elétrico. Essa característica dos materiais leva em conta aspectos microscópicos, tais como a disponibilidade e a mobilidade dos elétrons livres, que podem ser entendidos, respectivamente, como a quantidade de elétrons fracamente ligados aos núcleos atômicos e a velocidade em que os elétrons podem ser conduzidos entre os átomos da rede cristalina do material sem colidir com esses últimos.
A unidade de medida da condutividade elétrica é exatamente o inverso da unidade de medida da resitividade (Ω.m), sendo, portanto, 1/Ω.m ou, ainda, Ω-1.m-1. Ademais, também é possível que a condutividade elétrica seja escrita em termos de outra unidade de medida, conhecida como siemens, cujo símbolo é S. Tal unidade é usada para representar uma grandeza definida pelo inverso da resistência elétrica (R): a condutância elétrica (G).
Fórmula da condutividade
A fórmula utilizada para calcular a condutividade é a seguinte:
σ – condutividade (S/m)
ρ – resistividade (Ω.m)
Condutividade x resistividade
Condutividade e resitividade são grandezas inversamente proporcionais. Isso indica que quanto maior é a condutividade de um material, menor será sua resistividade e vice-versa. Assim como a resistividade, a condutividade é uma característica intrínseca do material e não depende de fatores geométricos, tais como o formato ou as dimensões do corpo.
Curiosamente, a condutividade é uma das grandezas físicas cujas medidas estendem-se pelo maior número de ordens de grandeza. Na natureza é possível encontrar materiais isolantes que apresentam condutividades menores que 10-17 S/m, enquanto existem excelentes condutores cuja condutividade chega a ser superior a 107 S/m.
Leia também: Diferenças entre materiais condutores e isolantes
Tabela de condutividade elétrica dos materiais
Confira a seguir uma tabela que contém as medidas de condutividade de alguns materiais comuns.
Material |
Condutividade (Ω-1.m-1) |
Prata |
6,8.107 |
Cobre |
6,0.107 |
Ouro |
4,3.107 |
Vidro |
1,0.10-11 |
Borracha |
1,1.10-15 |
Quartzo |
~10-17 |
A partir da tabela acima, é possível perceber quão grande é o espectro das medidas da condutividade, que podem se estender por mais de 20 ordens de grandeza.
Por Rafael Helerbrock
Professor de Física