Segunda lei de Ohm

Física

PUBLICIDADE

A segunda lei de Ohm descreve quais grandezas físicas relacionam-se com a resistência elétrica de um condutor. De acordo com essa lei, a resistência elétrica de um condutor homogêneo é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área transversal desse condutor.

Veja também: Aprenda o que é e saiba como calcular a corrente elétrica

Fórmula da 2ª lei de Ohm

A segunda lei de Ohm mostra que a resistência de um condutor é relacionada à sua forma mas também a fatores microscópicos, descritos com base em uma grandeza física chamada resistividade.

A resistividade é a grandeza física que mede a oposição que algum material oferece ao fluxo de cargas elétricas, ou seja, materiais de alta resistividade oferecem grande resistência à passagem de corrente elétrica.

A fórmula de segunda lei de Ohm é mostrada a seguir, observe:

R – Resistência (Ω)

ρ – Resistividade (Ω.m)

l – Comprimento (m)

A – Área transversal (m²)

De acordo com essa fórmula, a resistência elétrica de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento, além disso, é inversamente proporcional à área de sua secção transversal (chamada coloquialmente de bitola). É por esse motivo que utilizamos fios mais grossos em aplicações que demandem correntes elétricas de grande intensidade — eles têm menor resistência elétrica e, por esse motivo, dissipam menos energia em forma de calor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resistividade

A segunda lei de Ohm indica que a resistência elétrica é uma propriedade do corpo, uma vez que essa característica depende diretamente de medidas espaciais, como a área transversal ou o comprimento do corpo.

A resistividade (ρ) é uma grandeza física escalar (medida em Ω.m) que não depende das dimensões do corpo, mas sim de propriedades microscópicas, como a quantidade de elétrons de condução do material e também a distância que esses elétrons conseguem percorrer sem se colidirem com os átomos que compõem o material.

Veja também: Descubra quais são e como funcionam os elementos de um circuito elétrico

Primeira lei de Ohm

De acordo com a primeira lei de Ohm, a razão entre potencial elétrico e corrente elétrica é sempre constante em resistores ôhmicos, como mostrado na fórmula seguinte:

U – tensão elétrica ou diferença de potencial (V)

R – resistência elétrica (Ω)

i – corrente elétrica (A)

De acordo com a fórmula, a resistência elétrica é a medida relacionada à corrente formada mediante a aplicação de um potencial elétrico: quanto maior for a resistência elétrica de um material, maior será o potencial elétrico necessário para que ocorra o estabelecimento de uma corrente elétrica.

Veja também: Aprenda a calcular a força eletromotriz dos geradores elétricos

A resistência elétrica depende, entre outros fatores, da espessura dos condutores.
A resistência elétrica depende, entre outros fatores, da espessura dos condutores.

Exercícios resolvidos sobre a segunda lei de Ohm

Questão 1) Determine a resistência elétrica de um fio condutor de 20 metros de comprimento, com área transversal de 8 mm² e resistividade igual a 1,7.10-8 Ω.m.

a) 625 Ω

b) 4,25 Ω

c) 150 Ω

d) 32 Ω

e) 25 Ω

Gabarito: Letra b

Resolução:

Antes de fazermos o cálculo da resistência elétrica, precisamos converter a área transversal do fio, que está em mm², para a unidade de m² (8 mm² = 8.10-6 m²).

Para calcular a resistência desse fio condutor, faremos uso da segunda lei de Ohm, observe:

De acordo com o cálculo, a alternativa correta é a letra b.

Questão 2) Dispõe-se de um fio condutor de formato cilíndrico, resistência R, resistividade ρ, comprimento L e área transversal A. Mantendo-se fixos os demais parâmetros, qual deve ser a resistência elétrica, escrita em termos de R, de um fio com diâmetro quatro vezes maior?

a) 8R

b) R/4

c) 2R

d) R/16

e) R/8

Gabarito: Letra d

Resolução:

Como descrito no enunciado, o fio tem formato cilíndrico, isso indica que a área transversal desse fio é de formato circular. A área de uma circunferência, por sua vez, é proporcional ao quadrado do raio (A α r²), portanto, se o segundo fio tem diâmetro quatro vezes maior, seu raio será quatro vezes maior, e sua área transversal, 16 vezes maior.

Uma vez que a área transversal do fio é 16 vezes menor, sua resistência será 16 vezes menor, portanto, a alternativa correta é a letra d.

Questão 3) Em relação à segunda lei de Ohm, assinale a alternativa correta:

a) A resistência elétrica depende tanto de fatores geométricos quanto de fatores microscópicos.

b) A resistência elétrica não depende de quaisquer fatores macroscópicos, como o comprimento ou a área transversal do condutor.

c) A resistência elétrica é uma grandeza física vetorial medida em Ω.m.

d) A resistência elétrica é diretamente proporcional à área transversal do fio.

e) Resistência e resistividade são grandezas inversamente proporcionais.

Gabarito: Letra a

Resolução:

Vamos fazer a análise das alternativas:

a – VERDADEIRO.

b – FALSO. A resistência elétrica é macroscópica e depende de fatores geométricos, no entanto, depende da resistividade, que é de origem microscópica.

c – FALSO. A resistência elétrica é escalar e sua unidade de medida é somente Ω.

d – FALSO. Resistência elétrica e área transversal são grandezas inversamente proporcionais.

e – FALSO. Resistência e resistividade são grandezas físicas diretamente proporcionais.

 

Por Rafael Helerbrock
Professor de Física
 

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

HELERBROCK, Rafael. "Segunda lei de Ohm"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/segunda-lei-ohm.htm. Acesso em 29 de novembro de 2020.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

(UNIFESP) Você constrói três resistências elétricas, RA, RB e RC, com fios de mesmo comprimento e com as seguintes características:

I. O fio de RA tem resistividade 1,0·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm.

II. O fio de RB tem resistividade 1,2·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,50 mm.

III. O fio de RC tem resistividade 1,5·10–6 Ω·m e diâmetro de 0,40 mm.

Pode-se afirmar que:

a) RA > RB > RC.

b) RB > RA > RC.

c) RB > RC > RA.

d) RC > RA > RB.

e) RC > RB > RA.

Questão 2

(Mack) Um fio A tem resistência elétrica igual a duas vezes a resistência elétrica de outro fio B. Sabe-se que o fio A tem o dobro do comprimento do fio B e sua secção transversal tem raio igual à metade do raio da secção transversal do fio B.A relação pA / pB entre a resistividade do material do fio A e a resistividade do material do fio B é:

a) 0,25

b) 0,50

c) 0,75

d) 1,25

e) 1,50  

Mais Questões