Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Amperímetro

Amperímetro é um equipamento de medição elétrica utilizado com o intuito de encontrar o valor da corrente elétrica em um circuito elétrico.

Amperímetro
O amperímetro alicate é muito utilizado na engenharia elétrica.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O amperímetro é um aparelho elétrico que determina a intensidade da corrente elétrica que atravessa fios condutores ou dispositivos pertencentes ao circuito elétrico. Ele é capaz de medir as correntes contínuas e alternadas, para isso, ele precisa ser colocado em série no circuito elétrico.

Leia também: Qual é a velocidade da corrente elétrica?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o amperímetro

  • O amperímetro é um aparelho que tem por função medir a corrente elétrica.

  • Pode ser analógico ou digital.

  • Na eletrodinâmica, dividimo-lo entre real e ideal.

    • O amperímetro real possui resistência interna.

    • O amperímetro ideal tem sua resistência interna nula.

  • A precisão da medição da corrente elétrica varia de acordo com o valor da resistência interna do amperímetro.

  • Existem diversos equipamentos de medições além dos amperímetros, como os voltímetros, ohmímetros e multímetros.

O que é amperímetro?

O amperímetro, também chamado por alicate amperímetro, é um dispositivo de medição da intensidade da corrente elétrica em fios condutores e dispositivos instalados. Em razão disso, ele é comumente empregado na engenharia elétrica, nos estudos dos circuitos elétricos industriais e residenciais.

O nome amperímetro vem da unidade de medida de corrente elétrica conhecida como  ampère, sendo uma homenagem ao cientista André-Marie Ampère (1775-1836). Ele é comumente representado nos circuitos elétricos por:

Símbolo do amperímetro.

Tipos de amperímetro

Os amperímetros podem ser analógicos ou digitais, entretanto, possuem a mesma constituição em seu interior, composto de um dispositivo eletromagnético conhecido como galvanômetro, que mede a corrente elétrica de baixa intensidade ou a diferença de potencial entre dois terminais. Contudo, na eletrodinâmica, considera-se os amperímetros como reais ou ideais.

  • Amperímetro ideal: é o que idealizamos, aquele que não possui resistência elétrica em seu interior e que, quando instalado nos circuitos elétricos, não interfere em seu funcionamento, fazendo com a corrente elétrica e tensão elétrica no circuito não tenham seus valores alterados.

  • Amperímetro real: é o que realmente existe, já que apresenta uma resistência elétrica interna, ainda que com intensidade baixa, que pode interferir no circuito elétrico. Então, para evitar esse problema, é necessário garantir que a resistência elétrica do amperímetro possua valor inferior ao da resistência elétrica do circuito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com funciona o amperímetro

O amperímetro funciona assim que a corrente elétrica percorre o circuito elétrico, sendo capaz de medir tanto as correntes contínuas (cujo sentido dos elétrons não se altera com o tempo) quanto as correntes alternadas (cujo sentido dos elétrons se altera com o tempo), além de ser possível ajustar a precisão de medição desejada.

 Instalação correta do amperímetro.
 Instalação correta do amperímetro.

Para que ele faça a medição da corrente corretamente, é necessário que seja instalado em série no circuito, conforme demonstrado na imagem acima, devido à existência de uma resistência interna. Então, quanto menor for a resistência interna do amperímetro, melhor será sua medição de corrente.

Leia também: Como calcular a energia elétrica consumida pelos eletrodomésticos?

Fórmulas do amperímetro

Como o amperímetro mede o valor da corrente elétrica em circuitos elétricos, então, para determinarmos o valor da corrente, utilizamos a 1ª lei de Ohm, representada por:

\(R=\frac{U}{i}\)

Ou:

\(U=R\cdot i\)

  • U é a diferença de potencial (ddp), medida em Volts [V].

  • R é a resistência elétrica, medida em Ohm [Ω].

  • i é a corrente elétrica, medida em Ampére [A].

Outros medidores de grandezas elétricas

Além dos amperímetros, há outros medidores de grandezas elétricas, como os voltímetros, ohmímetros e multímetros.

Os voltímetros são equipamentos que utilizamos para medir a tensão elétrica entre dois terminais de um circuito elétrico. Já os ohmímetros são equipamentos utilizados para medir a resistência elétrica em um fio ou resistor instalado no circuito elétrico. E o multímetro é o nome dado ao aparelho que reune as funções de amperímetro, voltímetro e ohmímetro, sendo o mais completo e mais utilizado.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Amperímetro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/amperimetro.htm. Acesso em 16 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual a primeira lei de Newton?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Qual a fórmula do sorvete?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Eça de Queirós: vida e obra

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor português Eça de Queirós....

Adição e subtração de números complexos na forma algébrica

Nesta aula, vamos aprender como fazer a adição e a subtração de números complexos na forma algébrica.