PUBLICIDADE
O amperímetro é um aparelho elétrico que determina a intensidade da corrente elétrica que atravessa fios condutores ou dispositivos pertencentes ao circuito elétrico. Ele é capaz de medir as correntes contínuas e alternadas, para isso, ele precisa ser colocado em série no circuito elétrico.
Leia também: Qual é a velocidade da corrente elétrica?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o amperímetro
- 2 - O que é amperímetro?
- 3 - Tipos de amperímetro
- 4 - Com funciona o amperímetro
- 5 - Fórmulas do amperímetro
- 6 - Outros medidores de grandezas elétricas
Resumo sobre o amperímetro
-
O amperímetro é um aparelho que tem por função medir a corrente elétrica.
-
Pode ser analógico ou digital.
-
Na eletrodinâmica, dividimo-lo entre real e ideal.
-
O amperímetro real possui resistência interna.
-
O amperímetro ideal tem sua resistência interna nula.
-
-
A precisão da medição da corrente elétrica varia de acordo com o valor da resistência interna do amperímetro.
-
Existem diversos equipamentos de medições além dos amperímetros, como os voltímetros, ohmímetros e multímetros.
O que é amperímetro?
O amperímetro, também chamado por alicate amperímetro, é um dispositivo de medição da intensidade da corrente elétrica em fios condutores e dispositivos instalados. Em razão disso, ele é comumente empregado na engenharia elétrica, nos estudos dos circuitos elétricos industriais e residenciais.
O nome amperímetro vem da unidade de medida de corrente elétrica conhecida como ampère, sendo uma homenagem ao cientista André-Marie Ampère (1775-1836). Ele é comumente representado nos circuitos elétricos por:
Tipos de amperímetro
Os amperímetros podem ser analógicos ou digitais, entretanto, possuem a mesma constituição em seu interior, composto de um dispositivo eletromagnético conhecido como galvanômetro, que mede a corrente elétrica de baixa intensidade ou a diferença de potencial entre dois terminais. Contudo, na eletrodinâmica, considera-se os amperímetros como reais ou ideais.
-
Amperímetro ideal: é o que idealizamos, aquele que não possui resistência elétrica em seu interior e que, quando instalado nos circuitos elétricos, não interfere em seu funcionamento, fazendo com a corrente elétrica e tensão elétrica no circuito não tenham seus valores alterados.
-
Amperímetro real: é o que realmente existe, já que apresenta uma resistência elétrica interna, ainda que com intensidade baixa, que pode interferir no circuito elétrico. Então, para evitar esse problema, é necessário garantir que a resistência elétrica do amperímetro possua valor inferior ao da resistência elétrica do circuito.
Com funciona o amperímetro
O amperímetro funciona assim que a corrente elétrica percorre o circuito elétrico, sendo capaz de medir tanto as correntes contínuas (cujo sentido dos elétrons não se altera com o tempo) quanto as correntes alternadas (cujo sentido dos elétrons se altera com o tempo), além de ser possível ajustar a precisão de medição desejada.
Para que ele faça a medição da corrente corretamente, é necessário que seja instalado em série no circuito, conforme demonstrado na imagem acima, devido à existência de uma resistência interna. Então, quanto menor for a resistência interna do amperímetro, melhor será sua medição de corrente.
Leia também: Como calcular a energia elétrica consumida pelos eletrodomésticos?
Fórmulas do amperímetro
Como o amperímetro mede o valor da corrente elétrica em circuitos elétricos, então, para determinarmos o valor da corrente, utilizamos a 1ª lei de Ohm, representada por:
\(R=\frac{U}{i}\)
Ou:
\(U=R\cdot i\)
-
U é a diferença de potencial (ddp), medida em Volts [V].
-
R é a resistência elétrica, medida em Ohm [Ω].
-
i é a corrente elétrica, medida em Ampére [A].
Outros medidores de grandezas elétricas
Além dos amperímetros, há outros medidores de grandezas elétricas, como os voltímetros, ohmímetros e multímetros.
Os voltímetros são equipamentos que utilizamos para medir a tensão elétrica entre dois terminais de um circuito elétrico. Já os ohmímetros são equipamentos utilizados para medir a resistência elétrica em um fio ou resistor instalado no circuito elétrico. E o multímetro é o nome dado ao aparelho que reune as funções de amperímetro, voltímetro e ohmímetro, sendo o mais completo e mais utilizado.
Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física