PUBLICIDADE
Como sabemos, os choques elétricos podem ser muito perigosos para o ser humano, podendo levá-lo à morte. Quando a corrente elétrica passa pelo corpo, pode causar vários danos, desde apenas formigamentos até queimaduras ou parada cardíaca. Entretanto, o choque elétrico pode ser utilizado em benefício à vida, desde que seja utilizado apenas para estimular a retomada dos batimentos cardíacos quando há ocorrência de uma parada cardíaca.
Como sabemos, quando a corrente elétrica percorre o corpo de uma pessoa, causa contrações musculares, inclusive no coração, que também é um músculo. Em situações em que o coração para de bater, durante uma cirurgia, por exemplo, os médicos podem aplicar um choque elétrico no paciente fazendo com que seu coração se contraia e retome os batimentos.
Esses aparelhos são conhecidos como desfibriladores. Eles são aparelhos que aplicam um pequeno choque elétrico no coração do paciente com intenção de fazê-lo voltar a bater.
Outra forma de se usar a corrente elétrica em favor da vida é em aparelhos do tipo marca-passo que têm a função de auxiliar o coração a funcionar de forma adequada.
Por Domiciano Marques
Graduado em Física