Whatsapp

Trabalho da Força Elétrica

Física

PUBLICIDADE

Trabalho e energia são grandezas diretamente proporcionais. Essa é a definição para o trabalho quando se estuda a energia mecânica.

Vemos também na energia mecânica que o trabalho é realizado por uma força constante e paralela ao deslocamento de um corpo correspondente à variação de energia mecânica sofrida pelo corpo.

Feitas essas observações necessárias sobre trabalho na energia mecânica, vamos agora entender como funciona o Trabalho da Força Elétrica.

Uma carga elétrica Q fixa, cria um campo elétrico. Se abandonarmos uma carga de prova q dentro desse campo, a carga q irá sofrer influência da força elétrica F, que irá mover esta carga de prova q na mesma direção e no mesmo sentido em que esteja se movendo essa força.

Trabalho Motor
– Quando a força elétrica F desloca a carga de prova q no sentido da própria força.

Trabalho Resistente –
Quando é realizado um trabalho contra as forças do campo elétrico, ou seja, quando a força é contrária ao sentido do deslocamento do campo.

Força Elétrica = Força Conservativa

Essa igualdade ocorre porque o trabalho executado fica armazenado na forma de energia.

Características das forças Conservativas
O trabalho da força elétrica não depende da trajetória, depende apenas dos pontos inicial e final.

Expressão do Trabalho da força elétrica
A representação matemática do Trabalho da Força Elétrica é dada pela equação:
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde:
τ = trabalho da força elétrica
q = carga de prova
Ko = constante eletrostática
Q = carga fixa
d = distância
 

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Eletricidade - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "Trabalho da Força Elétrica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/trabalho-forca-eletrica.htm. Acesso em 11 de maio de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Você sabe o que é carga elétrica, a sua unidade de medida e os tipos de cargas? Aprenda sobre a quantização de carga e confira exemplos de exercícios resolvidos.
Você sabe o que são linhas de força? Elas são linhas imaginárias criadas por Michael Faraday e são usadas para determinar a direção e o sentido do campo elétrico de uma distribuição de cargas estáticas. As linhas de força são desenhadas de forma que a sua tangente sempre aponte na direção do campo elétrico resultante.
Você sabe o que é trabalho? Entenda a definição de trabalho, aprenda como é possível calculá-lo e conheça o teorema que relaciona o trabalho com a variação da energia cinética.