Topo
pesquisar

O que é um reostato

Física

PUBLICIDADE

Reostatos são resistências variáveis, ou seja, é uma barreira variável que dificulta a passagem da corrente elétrica em seu condutor. Com essa variação é possível aumentar ou diminuir a intensidade da corrente elétrica nesse circuito, responsável por conduzir eletricidade.

Existem dois tipos de reostatos. Os reostatos que possuem resistência variável continuamente e os reostatos de resistência variável descontinuamente.

O reostato de resistência variável continuamente é uma relação entre a resistência do condutor e o seu comprimento.

O reostato é feito de um fio de cobre enrolado e sobre ele existe a movimentação de um cursor feito de cobre, cujo comando é feito por um botão; além de se constituir por diversas resistências ligadas em série e uma haste metálica.

Ao se usar o reostato, a única informação precisa que se tem é que só se sabe o máximo de resistência que se pode colocar nele.

Exemplo do uso de reostatos em nosso cotidiano – Ao aumentar o volume do som, estamos utilizando um reostato, isso acontece por que na medida em que se aumenta o volume do som, automaticamente se diminui a resistência elétrica, tudo isso ocasionado pelo aumento ou diminuição do fio de cobre que compõe o reostato.

Podemos concluir que o reostato é um fio metálico que pode ser colocado em todo o circuito ou em apenas parte dele.
Representação esquemática dos reostatos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Eletricidade -Física - Brasil Escola

Existem dois tipos de Reostatos
Existem dois tipos de Reostatos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "O que é um reostato"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/o-que-um-reostato.htm. Acesso em 18 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola