Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Série triboelétrica

A série triboelétrica é uma tabela que classifica os materiais quanto à facilidade em doar e em receber elétrons.

Série triboelétrica (1).
A série triboelétrica organiza os materiais de acordo com a sua afinidade eletrônica. (Créditos: Paulo José Soares Braga | Brasil Escola)
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

 A série triboelétrica é uma tabela que classifica os materiais, que se eletrizam por atrito, quanto à sua afinidade eletrônica. Por meio das posições que eles ocupam na tabela, sabemos qual deles irá receber ou doar elétrons.

Leia também: Força elétrica — a força de interação entre as cargas elétricas

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a série triboelétrica

  • A série triboelétrica é uma tabela que classifica os materiais, que se eletrizam por atrito, quanto à facilidade em doar e em receber elétrons.

  • Na série triboelétrica, os materiais nas posições superiores são aqueles que possuem maior facilidade em perder elétrons, manifestando carga elétrica positiva.

  • Na série triboelétrica, os materiais nas posições inferiores são aqueles que possuem maior facilidade em receber elétrons, manifestando carga elétrica negativa.

  • Aço e algodão são materiais neutros, já que não trocam cargas elétricas por meio do atrito.

  • O cabelo humano tem mais afinidade para a carga elétrica positiva quando atritado com papel.

  • O cabelo humano tem mais afinidade para a carga elétrica negativa quando atritado ao couro.

  • A eletrização é o processo de transmissão de cargas elétricas entre dois corpos neutros, dois corpos carregados ou um corpo neutro e um corpo carregado.

  • Os processos de eletrização ocorrem por meio do contato, do atrito e da indução.

O que é série triboelétrica?

A série triboelétrica é uma tabela que indica quais materiais têm maior afinidade para adquirir cargas elétricas positivas e quais materiais têm maior afinidade para adquirir cargas elétricas negativas após o processo de eletrização por atrito. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Materiais da série triboelétrica

Na tabela abaixo estão descritos alguns materiais de acordo com a sua afinidade elétrica para a carga elétrica positiva ou para a carga elétrica negativa.

Série triboelétrica (2).
(Créditos: Paulo José Soares Braga | Brasil Escola)

Como funciona a série triboelétrica?

A série triboelétrica diz a respeito à afinidade eletrônica positiva e negativa de dois materiais após a eletrização por atrito, sendo que quanto mais alta for a posição de um material, maior será a sua tendência em perder elétrons, adquirindo carga elétrica positiva, e quanto mais baixa for a sua posição, maior será a sua tendência em ganhar elétrons, adquirindo carga elétrica negativa.

Além disso, quanto maior for a diferença de posição na série triboelétrica entre os materiais atritados, maior será a eletricidade estática (eletricidade dada pelo desequilíbrio de cargas elétricas no interior ou na superfície do material) produzida.

Alguns materiais, como aço e algodão, quando atritados com outros materiais da série triboelétrica, não trocam cargas elétricas, continuando neutros.

→ Exemplos do funcionamento da série triboelétrica

Existem diversos exemplos encontrados em nosso cotidiano do funcionamento da série triboelétrica. Veja alguns a seguir.

◦ Balão e cabelo

Quando atritamos um balão com o cabelo, ambos inicialmente neutros, o balão adquirirá cargas elétricas negativas e o cabelo adquirirá cargas elétricas positivas, já que o cabelo está em uma posição superior ao balão, feito de borracha. Então, se depois os separarmos e, posteriormente, os aproximarmos, o cabelo será atraido pelo balão, como na imagem abaixo:

Balão atritado pelo cabelo, um exemplo de funcionamento da série triboelétrica.
Balão atritado pelo cabelo.

◦ Lã e vidro

Quando atritamos um pedaço de lã com um pedaço de vidro, ambos inicialmente neutros, a lã adquirirá cargas elétricas negativas e o vidro adquirirá cargas elétricas positivas, já que o vidro está em uma posição superior à da lã, como na imagem abaixo:

Vidro atritado na lã, um exemplo de funcionamento da série triboelétrica.
Vidro atritado na lã.

◦ Lã e borracha dura

Quando atritamos um pedaço de lã com um pedaço de borracha dura, ambos inicialmente neutros, a lã adquirirá cargas elétricas positivas e a borracha adquirirá cargas elétricas negativas, já que a lã está em uma posição superior à da borracha, como na imagem abaixo:

Borracha dura atritada na lã, um exemplo de funcionamento da série triboelétrica.
 Borracha dura atritada na lã.

O que é eletrização?

A eletrização é o processo de transferência de cargas elétricas entre dois ou mais corpos que podem estar eletricamente neutros ou eletricamente carregados. Um corpo eletricamente neutro é aquele que apresenta a mesma quantidade de cargas elétricas positivas e cargas elétricas negativas. Já um corpo eletricamente carregado é aquele que apresenta mais cargas elétricas positivas ou mais cargas elétricas negativas.

A eletrização ocorre por meio dos processos de eletrização por contato, atrito ou indução. Entenda cada um deles a seguir:

  • Eletrização por contato: um corpo carregado toca outro corpo carregado (ou neutro), de forma que após o contato, ambos os corpos ficarão com o mesmo sinal e quantidade de carga elétrica.  

  • Eletrização por atrito: atritamos dois corpos neutros, de forma que após o atrito, um dos corpos ficará carregado positivamente e o outro corpo ficará carregado negativamente, de acordo com a série triboelétrica.

  • Eletrização por indução: aproximamos um corpo induzido (neutro) de um corpo indutor (carregado), depois conectamos o corpo induzido a um fio terra, tornando-o um corpo carregado. Após isso, os separamos.

Saiba mais: Eletroscopia — o estudo relacionado aos processos de eletrização dos corpos

Exercícios resolvidos sobre série triboelétrica

Questão 1

Uma pessoa atrita um cano de PVC com um pedaço de couro. Após o atrito:

A) o couro ficará com carga elétrica negativa.

B) o cano de PVC ficará com carga elétrica positiva.

C) o couro ficará com carga elétrica positiva e o cano de PVC ficará com carga elétrica negativa.

D) o couro ficará neutro.

E) o cano de PVC ficará neutro.

Resolução:

Alternativa C.

Após o atrito do cano de PVC com o couro, o cano ficará com carga elétrica negativa e o couro ficará com carga elétrica positiva, devido ao couro estar acima do PVC na série triboelétrica.

Questão 2

(Uece) A série triboelétrica a seguir é uma lista de substâncias, de modo que cada uma se eletriza com carga positiva quando atritada com qualquer outra substância que a segue na lista: Um gato escorrega para baixo em uma vara de plástico e cai dentro de uma cuba metálica, X, que repousa sobre uma placa isolante. Duas outras cubas idênticas, Y e Z, apoiadas na placa, estão em contato entre si, mas nenhuma faz contato com X. Quando o gato cai em X, a placa se quebra, e todas as cubas caem, separadas, sobre o soalho isolado. O gato abandona a cuba X e foge.

questao

Ao final deste processo:

A) X adquire carga positiva; Y, negativa; e Z, positiva.

B) X adquire carga negativa; Y, positiva; e Z, negativa.

C) somente X adquire carga positiva.

D) X, Y e Z têm cargas positivas.

Resolução:

Alternativa A.

Ao descer pelo plástico, o gato perderá elétrons para o plástico, se tornando eletricamente positivo. Quando o gato entrar em contato com o metal X, eletricamente neutro, ele adquirirá elétrons e tornará o metal X eletricament positivo. O metal X então induzirá o metal Y, tornando-o eletricamente negativo. Por fim, o metal Y tornará o metal Z eletricamente positivo através do contato.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física 

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Série triboelétrica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/serie-triboeletrica.htm. Acesso em 23 de fevereiro de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(IFSP) A tabela a seguir mostra a série triboelétrica.

Por meio dessa série, é possível determinar a carga elétrica adquirida por cada material quando são atritados entre si. O isopor ao ser atritado com a lã fica carregado negativamente. O vidro ao ser atritado com a seda ficará carregado:

a) positivamente, pois ganhou prótons.

b) positivamente, pois perdeu elétrons.

c) negativamente, pois ganhou elétrons.

d) negativamente, pois perdeu prótons.

e) com carga elétrica nula, pois é impossível o vidro ser eletrizado.

Exercício 2

Utilizando a série triboelétrica apresentada no exercício 1, julgue os itens a seguir:

I- O plástico tem uma grande tendência em ceder elétrons na eletrização por atrito;

II- O cabelo humano, ao ser atritado com o plástico, cederá elétrons;

III- Isopor e plástico, caso atritados, dificilmente ficariam eletrizados.

a) I e II

b) II e III

c) II

d) III

e) I

Artigos Relacionados


A explicação para eletrização dos corpos

Como ocorre a eletrização dos corpos? Clique aqui e saiba!
Física

Campo elétrico

Você sabe o que é campo elétrico? O campo elétrico é vetorial, isto é, em cada ponto do espaço ele apresenta um módulo, uma direção e um sentido específicos. O campo elétrico é responsável pelo surgimento das forças de atração e repulsão entre cargas elétricas. Suas unidades são o Volts por metro ou Newtons por coulomb.
Física

Carga elétrica

Você sabe o que é carga elétrica, a sua unidade de medida e os tipos de cargas? Aprenda sobre a quantização de carga e confira exemplos de exercícios resolvidos.
Física

Eletricidade

Você sabe o que é eletricidade? Acesse o texto e conheça mais sobre o conceito de eletricidade, descubra sua história e surgimento e também, sua definição de acordo com a Física.
Física

Eletroscopia

Clique aqui e conheça a eletroscopia, estudo relacionado aos processos de eletrização dos corpos.
Física

Linhas de força

Você sabe o que são linhas de força? Elas são linhas imaginárias criadas por Michael Faraday e são usadas para determinar a direção e o sentido do campo elétrico de uma distribuição de cargas estáticas. As linhas de força são desenhadas de forma que a sua tangente sempre aponte na direção do campo elétrico resultante.
Física

Potencial elétrico

Acesse o texto e saiba as propriedades do potencial elétrico. Confira as principais fórmulas do potencial elétrico e aprenda com exercícios resolvidos sobre o assunto.
Física

Potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada

Entre e aprenda a calcular o potencial elétrico de uma esfera condutora eletrizada e veja que esse potencial na sua superfície é o mesmo que em seu interior.
Física

Processos de eletrização

Você sabe o que são e como funcionam os processos de eletrização? Conheça os processos de eletrização por atrito, contato e indução, e aprenda mais com exercícios.
Física

Trabalho da Força Elétrica

O estudo das relações entre cargas e campo elétrico.
Física