Topo
pesquisar

Energia

Física

Não existe uma definição específica ou conceito para o fenômeno físico da energia. Ela pode ser intuitiva ou por movimento, conhecida como energia cinética.
PUBLICIDADE

O conceito de energia é, na verdade, algo intuitivo, pois não existe uma definição específica para esse fenômeno físico.

É fácil e notório sentirmos a energia em determinados momentos, como o calor que sentimos com a queima de uma fogueira, a luz emitida pela chama da vela, a água de uma cachoeira movendo as turbinas de usinas hidrelétricas, entre outros.

Também podemos acrescentar a esses conceitos intuitivos, a associação de energia a movimento, pois para nos movermos precisamos de energia.

Essa ideia de energia e movimento é chamada energia cinética, pois é associada ao corpo em movimento.

Havendo energia cinética, o corpo realiza trabalho, ou seja, ocorre uma transferência de energia de um corpo para outro.

Existe também um tipo de energia para corpos em repouso, que acontece apenas pelo fato de o corpo ocupar um lugar no espaço.

Outros tipos de energia são a energia gravitacional, energia potencial elástica, energia química (a dos explosivos), energia térmica (estado de agitação das moléculas), energia elétrica (diretamente associada às cargas elétricas).

Todas as energias citadas se relacionam diretamente com o trabalho realizado, sendo então “permitido” dizer que o trabalho é uma medida da energia transferida ou transformada.

Princípio da Conservação de Energia

A energia não é criada nem destruída, é sempre transformada de um tipo em outro ou outros. O total da energia que existe antes da sua transformação é igual ao seu total depois dessa transformação.

Resumindo: Falar sobre o conceito de energia baseando-se no conceito de trabalho é a forma mais simples e compreensível para mostrar às pessoas, com precisão e rigor, uma ideia carregada de significados, como é a energia.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mecânica - Física - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ANJOS, Talita Alves dos. "Energia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/energia-1.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Uma mola de constante elástica igual a 20 N/m, sofre uma deformação de 0,2m. calcule a energia potencial acumulada pela mola.

Questão 2

O gráfico representa a intensidade da força aplicada em uma mola, em função da deformação.


Determine:

 a) a constante elástica da mola
b) a energia adquirida pela mola quando x = 2cm

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola