Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eletricidade estática

A eletricidade estática é um fenômeno muito comum nos dias secos e que nos faz levar choques ao tocar em outras pessoas ou materiais.

Mulher com os cabelos arrepiados como epresentação da ação da eletricidade estática.
Podemos observar a eletricidade estática quando ela arrepia nossos cabelos.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A eletricidade estática é um fenômeno científico que acontece quando os elétrons fluem entre dois corpos diferentes que foram aproximados ou tocados, gerando um excesso de cargas elétricas negativas na superfície de um dos corpos, até que elas sejam descarregadas em um corpo eletricamente neutro.

Leia também: Quais são os processos de eletrização?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre eletricidade estática

  • A eletricidade estática é um fenômeno elétrico.
  • Acontece mais durante o período seco do ano, já que o ar seco funciona como um isolante elétrico, prendendo e acumulando os elétrons na superfície do material.
  • Um dos principais exemplos da eletricidade estática é a formação dos raios e relâmpagos.
  • A eletricidade estática pode ocasionar incêndios e explosões quando em excesso em ambientes com materiais inflamáveis.
  • A eletricidade estática é descarregada por meio do aterramento.
  • A eletricidade estática pode ser evitada pelo aumento da umidade do corpo e do ambiente. 

O que é eletricidade estática?

A eletricidade estática é um fenômeno elétrico caracterizado pelo acúmulo de cargas elétricas na superfície ou no interior de um corpo. Ela foi observada pela primeira vez pelo filósofo Tales de Mileto, que, ao atritar um fragmento de âmbar com um pedaço de pele de carneiro, percebeu que aquele atraia partículas de poeira, pedaços de palha e fragmentos de madeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como ocorre a eletricidade estática?

A eletricidade estática ocorre pela transferência de cargas elétricas entre dois corpos constituídos de materiais e quantidades de cargas elétricas diferentes, gerando uma faísca de eletricidade estática, um choque.

A faísca elétrica estática acontece quando o corpo que possui excesso de cargas elétricas negativas (com força de ligação mais forte) se aproxima de um corpo que possui menos cargas elétricas negativas (com força de ligação mais fraca). Esse excesso acaba fazendo com que os elétrons saltem do material menos carregado para o mais carregado, mantendo-se em sua superfície até serem descarregados no próximo corpo eletricamente neutro que alguém tocar.

Caso isso não ocorra, esses elétrons continuarão se acumulando na superfície até atingirem um ponto crítico e descarregarem na forma de um minirraio. Se, por acaso, alguém encostar nessa superfície carregada, esses elétrons fluirão para a pessoa, ocasionando um pequeno choque que pode ser escutado como um pequeno estalo e sentido como uma pequena dor. Essas faíscas podem ser inofensivas para as pessoas, mas, para aparelhos mais sensíveis, pode ser fatal. 

Esse fenômeno acontece mais quando o ar está seco, visto que ele atua como um isolante elétrico, gerando um acúmulo de elétrons na superfície do material, já que este os mantém fixos na superfície com uma força de ligação mais forte.

Exemplos da eletricidade estática no cotidiano

A eletricidade estática é muito comum em nosso cotidiano, em que podemos observá-la nas seguintes situações:

  • No esticamento dos fios de cabelo e pelos quando os aproximamos de uma televisão, celular ou monitor de computador carregados.
  • No barulho de pequenos estalos ou na visualização de pequenas faíscas nos fios de agasalhos de lã sintética.
  • No atrito dos aviões e carros com o ar durante seus movimentos.
  • No esfregar dos pés no tapete.
  • Na formação dos raios e dos relâmpagos.

Veja também: 5 coisas que você precisa sobre eletricidade

Riscos da eletricidade estática

Em geral, manusear eletricidade sem os devidos cuidados é extremamente perigoso, principalmente a eletricidade estática, que não pode ser detectada pela visão, pela audição e pelo olfato até que seja tarde demais e tenha ocorrido a descarga.

Caso essa descarga ocorra em eletricistas de alta tensão enquanto estão manuseando um poste de eletricidade, eles podem sofrer queda, lesões ou até mesmo morrer.

Além disso, a eletricidade estática acumulada em ambientes com pós combustíveis, gases e materiais inflamáveis pode ocasionar incêndios e explosões.

Como descarregar a eletricidade estática?

A principal forma de descarregar a eletricidade estática é pelo aterramento, em que conectamos o objeto condutor à Terra, descarregando suas cargas elétricas.

Existem também formas de diminuir a eletricidade estática de nossos corpos e dos ambientes. Assim é recomendável o uso de roupas de algodão, sapatos com solas de couro ou dissipativos de eletricidade estática; aplicar spray antiestático para carpetes; tocar ou esfregar objetos de metal para transferir as cargas elétricas a eles; manter-se hidratado, evitando a pele ressecada; manter plantas domésticas e umidificadores de ar nos locais secos.

 

Por Pâmella Raphaella Melo
Professora de Física

Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MELO, Pâmella Raphaella. "Eletricidade estática"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eletricidade-estatica.htm. Acesso em 27 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Campo elétrico

Você sabe o que é campo elétrico? O campo elétrico é vetorial, isto é, em cada ponto do espaço ele apresenta um módulo, uma direção e um sentido específicos. O campo elétrico é responsável pelo surgimento das forças de atração e repulsão entre cargas elétricas. Suas unidades são o Volts por metro ou Newtons por coulomb.
Física

Carga elétrica

Você sabe o que é carga elétrica, a sua unidade de medida e os tipos de cargas? Aprenda sobre a quantização de carga e confira exemplos de exercícios resolvidos.
Física

Carga no campo uniforme

Estudo do movimento de uma carga num campo magnético uniforme.
Física

Corrente elétrica

Você sabe o que é corrente elétrica? Confira as fórmulas e os tipos de corrente elétrica e entenda a diferença entre corrente direta e alternada.
Física

Definição do vetor campo elétrico

Conceitos iniciais sobre vetor campo elétrico.
Física

Eletricidade

Você sabe o que é eletricidade? Acesse o texto e conheça mais sobre o conceito de eletricidade, descubra sua história e surgimento e também, sua definição de acordo com a Física.
Física

Eletrostática

Entenda de uma vez por todas a Eletrostática, área da Física que estuda as cargas elétricas em situação de repouso e todos os fenômenos relacionados a elas.
Física

Linhas de força

Você sabe o que são linhas de força? Elas são linhas imaginárias criadas por Michael Faraday e são usadas para determinar a direção e o sentido do campo elétrico de uma distribuição de cargas estáticas. As linhas de força são desenhadas de forma que a sua tangente sempre aponte na direção do campo elétrico resultante.
Física

Potencial elétrico

Acesse o texto e saiba as propriedades do potencial elétrico. Confira as principais fórmulas do potencial elétrico e aprenda com exercícios resolvidos sobre o assunto.
Física

Trabalho da Força Elétrica

O estudo das relações entre cargas e campo elétrico.
Física