Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Brasil Colônia

A seção de Brasil Colônia oferece textos sobre os conteúdos do período colonial brasileiro, que estão organizados de acordo com o próprio processo histórico da colonização.

Tela do pintor Vitor Meirelles retratando a primeira missa celebrada no Brasil, no século XVI *
Tela do pintor Vitor Meirelles retratando a primeira missa celebrada no Brasil, no século XVI *
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A seção de Brasil Colônia comporta textos referentes aos conteúdos do período da história do Brasil que se estendeu desde o descobrimento, em 1500, até a vinda da família real portuguesa em 1808. Apesar da montagem do sistema colonial no Brasil começar efetivamente em 1530, nesta seção (em razão de uma opção didática) estão inclusos textos referentes aos trinta anos anteriores, já que é impossível compreender a necessidade da colonização efetiva sem entender os seus antecedentes.

De 1500 a 1530, os temas mais importantes são: o contato com o meio ambiente e os diferentes povos nativos, ou indígenas – fato que causou grande impacto na mentalidade europeia da época, gerando um imaginário que ia da demonização a imagens paradisíacas –; as tentativas iniciais de exploração de matérias-primas, com destaque para o pau-brasil, largamente monopolizado por comerciantes portugueses como Fernando de Noronha.

Com a ameaça da ocupação do território brasileiro por outros povos, como os franceses, a coroa portuguesa decidiu, no início da década de 1530, estabelecer o controle de fato da colônia, instituindo o Governo Geral. O primeiro dos governadores gerais do Brasil foi Tomé de Souza. A partir da fase dos governos gerais, começou-se o estabelecimento de uma estrutura econômica um pouco mais sofisticada. A montagem dos engenhos de açúcar e do sistema da plantation (latifúndios monocultores), bem como o emprego da mão de obra escrava, inicialmente indígena e, posteriormente, negra (africana), fez parte das decisões do Governo Geral.

Ao mesmo tempo, da então Capitania de São Paulo saíram os empreendimentos conhecidos como bandeiras e entradas, que se caracterizaram pelo desbravamento do interior do país, pelo apresamento de índios e pela ampliação de territórios. A formação da sociedade colonial passou a articular-se a partir desses elementos: economia açucareira, sistema escravista e adentramento no interior do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Posteriormente, o ciclo econômico do ouro, no século XVIII, que se concentrou na região Sudeste, sobretudo em Minas Gerais, deu novos contrastes à formação da sociedade brasileira e espaço para novas ideias políticas. Essa formação social culminou também nas famosas Rebeliões Nativistas e Rebeliões Separatistas, das quais se destacaram, por exemplo, a Revolta de Beckman e a Inconfidência Mineira.

A Insurreição Pernambucana, por outro lado, ocorrida em Pernambuco, resultou de uma situação posterior a um período de grandíssima importância para a região Nordeste do Brasil: o período da administração holandesa. Com a União Ibérica, partes do Nordeste brasileiro, sobretudo Pernambuco, foram ocupadas pelos povos flamengos, que lá estabeleceram um desenvolvimento econômico e social nunca visto na colônia brasileira até então. Esse período foi também denominado de Brasil Holandês.

A crise do sistema colonial começou a agravar-se na segunda metade do século XVIII, ao mesmo tempo em que a situação da Europa tornava-se convulsiva com o advento da Revolução Francesa. Em 1808, a corte portuguesa deixou Portugal em direção ao Brasil, dando início a um novo estágio de sua história, tirando-o da condição de colônia e elevando-o à categoria de Reino Unido, junto com Portugal de Algarves.

*Créditos da imagem: Commons


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Brasil Colônia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/brasil-colonia.htm. Acesso em 05 de julho de 2022.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Objetiva) De acordo com Boris Fausto, o descobrimento do Brasil não provocou, nem de longe, o entusiasmo despertado pela chegada de Vasco da Gama à Índia. O Brasil aparece como uma terra cujas possibilidades de exploração e contornos geográficos eram desconhecidos. Por vários anos, pensou-se que não passava de uma grande ilha. As atrações exóticas – índios, papagaios, araras – prevaleceram, a ponto de alguns informantes, particularmente italianos, darem-lhe o nome de terra dos papagaios. Diante disso, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo corretamente:

A expedição de ______________________ (1530-1533) representou um momento de transição entre o velho e o novo período. Tinha por objetivo patrulhar a costa, estabelecer uma colônia através da concessão não hereditária de terras aos povoadores que trazia (São Vicente, 1532) e explorar a terra, tendo em vista a necessidade de sua efetiva ocupação.

a) Bartolomeu Dias

b) Martim Afonso de Sousa

c) Vasco da Gama

d) Mem de Sá

e) Pedro Álvares Cabral

Exercício 2

(TJ-SC) A ordem baixada pelo governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, para que se realizasse a Derrama, ou seja, a cobrança dos tributos devidos à coroa portuguesa foi a causa imediata da:

a) Revolta dos Alfaiates.

b) Revolta de Vila Rica.

c) Guerra dos Mascates.

d) Guerra do Contestado.

e) Inconfidência Mineira.

 

Artigos Brasil Colônia


Gonçalves Ledo, José Bonifácio e Januário da Cunha: articuladores da independência do Brasil
História do Brasil

A organização da independência brasileira

Os atores e o projeto político que organizaram a formação do Estado brasileiro.

História do Brasil

Abertura dos portos

Acesse o site e veja como se deu a abertura dos portos no Brasil, a influência disso no processo de independência e como a Inglaterra interferiu nessa abertura.

Fazenda açucareira, novas práticas econômicas e culturais no Brasil.
História do Brasil

Açúcar

As características da empresa açucareira durante o período colonial.

O açúcar estava entre as principais atividades agroexportadoras do Brasil colônia
História do Brasil

Apogeu e Crise do Açúcar

As oscilações da economia açucareira ao longo de sua trajetória na economia colonial.

Estátua do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, em São Paulo.
História do Brasil

Bandeirantismo

Clique aqui e saiba o que foi o bandeirantismo. Veja quais são seus tipos e conheça os principais bandeirantes que lideraram expedições pelo interior brasileiro.

Napoleão Bonaparte foi imperador da França e decretou o Bloqueio Continental para arruinar a economia da Inglaterra.
História do Brasil

Bloqueio Continental

Acesse e saiba detalhes sobre o Bloqueio Continental. Veja suas consequências e entenda como esse ato influenciou a vinda da família real portuguesa para o Brasil.

Autorretrato de Frans Post
História do Brasil

Brasil na pintura de Frans Post

Veja de que modo aparece o Brasil na pintura de Frans Post, pintor holandês que esteve no Brasil na década de 1630, acompanhando o príncipe Maurício de Nassau.

A diversidade de culturas já era um dado vigente no Brasil antes da chegada de Cabral
História do Brasil

Brasil Pré-Cabralino

As culturas presentes em terras brasileiras antes da chegada de Pedro Álvares Cabral.

Indícios apontam que Portugal conhecia as terras brasileiras antes mesmo do Tratado de Tordesilhas.
História do Brasil

Brasil, um segredo português

As curiosas hipóteses e indícios que rondam o descobrimento do Brasil.

Câmaras Municipais: a representação dos interesses das elites locais e da metrópole no ambiente colonial
História do Brasil

Câmaras Municipais

A organização e as práticas dessa instituição política do período colonial.

História do Brasil

Capitanias Hereditárias

Clique e acesse este texto para saber um pouco mais sobre as capitanias hereditárias, implantadas por D. João III a partir da década de 1530.

História do Brasil

Carlota Joaquina

Carlota Joaquina de Bourbon. Informações sobre a princesa regente de Portugal e do Reino Unido de Portugal, sua biografia e informações gerais sobre Carlota Joaquina.

Dos primeiros contatos aos engenhos de açúcar
História do Brasil

Colonização do Brasil

Saiba mais sobre o início da colonização no Brasil e as características da colonização portuguesa. Os primeiros contatos entre os portugueses e indígenas e os engenhos de açúcar.

Da captura de escravos no interior do território ao comércio de escravos nos navios negreiros
História do Brasil

Comércio de escravos na África

Saiba mais sobre como se deu o comércio de escravos na África desde o Egito Antigo até a Idade Moderna.

O pacto colonial estabeleceu uma relação contraditória entre as elites e a Coroa Portuguesa
História do Brasil

Contradições da Colonização

Uma situação imposta por um sistema de natureza exploratória.

Martim Afonso de Souza, capitão que organizou a colonização do Brasil, teve sua viagem relatada por seu irmão
História do Brasil

Diário de navegação de Pero Lopes de Sousa

Fique sabendo mais sobre o início da colonização do Brasil a partir de informações sobre o Diário de navegação de Pero Lopes de Sousa.

Pé de guaraná com frutos, na Amazônia.
História do Brasil

Drogas do sertão

Acesse o site e conheça mais sobre o desenvolvimento do comércio das drogas do sertão. Veja como esse comércio ratificou a presença portuguesa na região Norte do Brasil.

O algodão se consolidou como uma importante atividade econômica no período colonial
História do Brasil

Economia Algodoeira

A trajetória do cultivo de algodão no período colonial.

A organização da exploração de diamantes foi marcada por mudanças e particularidades
História do Brasil

Economia Diamantífera

O desenvolvimento da extração de pedras preciosas no Brasil Colônia.

Os engenhos ocupavam importante função no processo de exploração do açúcar
História do Brasil

Engenho de Açúcar

As características da instalação onde o açúcar era beneficiado.

Os primeiros registros apontam que os primeiros africanos escravizados chegaram ao Brasil na década de 1560.
História do Brasil

Escravidão Africana no Brasil

Clique para conhecer mais detalhes sobre a escravidão africana no Brasil. Veja quando começou e como era a rotina dos escravizados africanos.

História do Brasil

Escravidão indígena

Acesse o link e veja quais os objetivos dos portugueses com a escravidão indígena. Conheça o que foi a guerra justa. Acompanhe o trabalho dos jesuítas com os índios.

Era comum que aldeias e vilarejos no interior da África fossem atacados, e seus habitantes, levados como prisioneiros e vendidos como escravos.
História do Brasil

Escravidão na África

Clique para aprender sobre a escravidão na África. Veja como ela funcionou e entenda como se deu o comércio negreiro na região.

Milhões de africanos foram enviados para o continente americano para serem escravizados.
História do Brasil

Escravidão no Brasil

Acesse este texto e saiba como ocorreu a escravidão no Brasil ao longo de seus mais de 300 anos de existência. Entenda também como a escravidão foi abolida em 1888.

Uma das formas de resistência dos escravos eram as revoltas nos engenhos e fazendas onde trabalhavam, que visavam à liberdade ou um tratamento digno.
História do Brasil

Escravidão no Brasil: formas de resistência

Acesse este texto para saber mais detalhes sobre as formas de resistência realizadas pelos escravos africanos ao longo de mais de 300 anos de escravidão no Brasil.

O modelo de família patriarcal foi determinante para a constituição do Brasil Colonial
História do Brasil

Família patriarcal no Brasil

Saiba mais sobre a família patriarcal no Brasil e a influência que esse modelo de organização social exerceu sobre nossa configuração política.

O “descobrimento” foi uma ação expansionista planejada pela Coroa Portuguesa.
História do Brasil

Fatos controversos sobre o descobrimento do Brasil

Descobrimento ou conquista do Brasil? Alguns fatos anteriores a 22 de abril de 1500, conhecido como dia do descobrimento, revelam que o encontro da esquadra liderada por Pedro Álvares Cabral com as...

Negros de ganho, negras de tabuleiro e amas de leite: as múltiplas facetas do trabalho escravo no Brasil (séculos XVI – XIX)
História do Brasil

Formas do trabalho escravo no Brasil

Veja aqui as diversas formas de trabalho escravo no Brasil, do século XVI até o século XIX.

História do Brasil

Grandes Navegações

Clique aqui para aprender mais sobre as Grandes Navegações. Saiba por que Portugal foi o país pioneiro desse processo e quais foram seus feitos nele.

Pintura de Theodor de Bry baseada no relato de Hans Staden que retrata um ritual de canibalismo.*
História do Brasil

Hans Staden

Clique no link e acesse este texto para saber mais sobre a curiosa história de Hans Staden, viajante alemão que esteve no Brasil no século XVI.

Os povos indígenas brasileiros formam um rico e complexo conjunto de crenças e hábitos
História do Brasil

Índios no Brasil

Os índios no Brasil: um breve relato sobre os primeiros povos que habitaram o território brasileiro.

Assim como na metrópole portuguesa, o Brasil Colônia também esteve submetido às observações do Santo Ofício
História do Brasil

Inquisição no Brasil Colônia

Entenda o papel da Inquisição no Brasil Colônia e como era encarada a terra colonial por aqueles que aqui habitavam.

Batalha dos Guararapes – quadro de Victor Meirelles (1832-1903) retratando o principal conflito da Insurreição Pernambucana
História do Brasil

Insurreição Pernambucana (1645-1654)

Saiba mais sobre a Insurreição Pernambucana e a expulsão dos holandeses do Brasil.

As invasões francesas no Brasil ocorreram durante quase todo o período colonial
História do Brasil

Invasões francesas no Brasil Colonial

Conheça mais sobre as tentativas de invasões francesas no Brasil Colonial que ocorreram entre os séculos XVI, XVII e XVIII.

História do Brasil

Invasões holandesas no Brasil

Clique e saiba detalhes a respeito das invasões holandeses no Brasil durante o século XVII. Entenda as causas e veja os principais desdobramentos.

Bandeirantes e jesuítas possuíam interesses distintos com relação à população indígena
História do Brasil

Jesuítas x Bandeirantes

A acalorada contenda que se desenvolveu no Brasil Colônia.

O Marquês de Pombal foi um dos responsáveis pelo progressivo desuso da língua-geral no Brasil Colonial.
História do Brasil

Língua-geral no contexto do Brasil Colonial

Entenda a importância da língua-geral no contexto do Brasil Colonial, bem como o motivo de ela ter sido extinta.

A atividade mineradora no Brasil só se efetivou no século XVIII *
História do Brasil

Mineração no Brasil Colonial

Saiba como se desenvolveu a mineração no Brasil Colonial e quais foram as medidas administrativas adotadas pelo governo português.

As cidades coloniais tinham condições de vida bastante precárias
História do Brasil

O cotidiano nas cidades coloniais

Saiba como era a vida em uma cidade do período colonial.

A paisagem diversificada das terras tupiniquins motivou a procura pelo nome ideal para representar a região encontrada
História do Brasil

Origem do nome Brasil

Confira neste texto a origem do nome Brasil e uma discussão em torno das origens e dos nomes que o território brasileiro já possuiu.

Portugal e Espanha assinaram acordos que redefiniram os limites do nosso espaço colonial.
História do Brasil

Os novos tratados de limites da América Portuguesa

Um processo que transformou os limites do território brasileiro.

Mapa produzido no século XVI, retratando a exploração do pau-brasil realizada pelos indígenas.*
História do Brasil

Pau-brasil

Clique no link e acesse este texto para saber mais sobre a exploração do pau-brasil, a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses no Brasil.

A pecuária ofereceu uma nova dinâmica à economia colonial
História do Brasil

Pecuária no período colonial

As características dessa atividade ao longo do Brasil Colônia.

Dom João VI (ao lado de sua esposa, Carlota Joaquina) trouxe diversas mudanças com a transferência da Família Real para o Brasil
História do Brasil

Período Joanino

Os feitos e demais acontecimentos que marcaram este período da vida política brasileira.

Antes da chegada de Martim Afonso, o território colonial lusitano esteve sob ameaça de outros exploradores
História do Brasil

Período Pré-colonial

O Brasil antes da ocupação efetiva dos portugueses.

Pero Vaz de Caminha foi o escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral.
História do Brasil

Pero Vaz de Caminha

Clique e saiba quem foi Pero Vaz de Caminha. Veja detalhes sobre a vida desse importante escrivão e saiba mais informações sobre a carta escrita por ele em 1500.

Escravos trabalhando na cozinha de uma Casa Grande no Suriname
História do Brasil

Plantation, um sistema de exploração colonial

Conheça o plantation, um sistema de exploração colonial que vigorou principalmente na América.

História do Brasil

Povoamento Brasileiro

Povoamento Brasileiro, o início da ocupação do território brasileiro, localização dos primeiros povoamentos, as bandeiras, o aumento da população em território brasileiro, a descoberta de...

Zumbi foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares e lutou contra as expedições portuguesas. Foi morto em uma emboscada, em 1695.*
História do Brasil

Quilombo dos Palmares

Acesse este texto para saber mais informações sobre o maior quilombo que existiu no Brasil e que foi construído na região de Alagoas: o Quilombo dos Palmares.

As reformas de Pombal visavam modernizar a administração da Coroa Portuguesa
História do Brasil

Reformas Pombalinas

As mudanças político-administrativas tomadas por um mininstro esclarecido.

O “renascimento agrícola” marcou um novo período na economia colonial brasileira.
História do Brasil

Renascimento Agrícola

O período em que as atividades agrícolas reaquecem a economia brasileira.

Obra de Augustus Earle (1793-1838), Punição aos negros no calabouço. A diminuição dos maus-tratos era uma reivindicação dos escravos
História do Brasil

Resistência escrava: o Engenho de Santana de Ilhéus

Conheça as reivindicações dos escravos do Engenho de Santana de Ilhéus e como elas constituíram uma forma de resistência escrava na colônia.

História do Brasil

Revolução Liberal do Porto

Acesse este texto para saber o que foi a Revolução Liberal do Porto. Entenda os antecedentes que levaram a esse acontecimento e as exigências das Cortes.

Nos engenhos coloniais eram exercidas formas de trabalho assalariadas
História do Brasil

Trabalhadores assalariados nos engenhos coloniais

Você sabia que existiam trabalhadores assalariados nos engenhos coloniais? Eles exerciam diferentes funções, juntamente com os trabalhadores escravizados. Confira mais aqui!

O trabalho escravo nas minas de ouro (séculos XVII – XVIII)
História do Brasil

Trabalho escravo nas minas

Conheça o trabalho exercido pelos negros africanos escravizados nas minas de ouro, no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII.

Os escravos eram obtidos na África por meio dos traficantes que compravam prisioneiros de guerra ou sequestravam africanos.
História do Brasil

Tráfico negreiro

Clique e acesse este texto para saber um pouco mais sobre o tráfico negreiro, atividade que trouxe milhões de africanos para serem escravizados no Brasil.

Mapa do Brasil depois do Tratado de Madri de 1750.[1]
História do Brasil

Tratado de Madri

Clique no link para saber mais sobre o Tratado de Madri, um acordo diplomático assinado entre portugueses e espanhóis em 1750. Entenda o contexto do tratado.

Mapa demostrando o local onde foi estabelecido o Tratado de Tordesilhas.
História do Brasil

Tratado de Tordesilhas

Acesse o site e conheça mais sobre o Tratado de Tordesilhas. Veja como esse tratado foi estabelecido e acompanhe as suas consequências, no final do século XV.

História do Brasil

Tribos Brasileiras

As tribos brasileiras, população indígena no Brasil, tribos indígenas, grupos indígenas, tupinambás, ritual dos tupinambás, tupiniquins, carajás, caetés, tamoios.

História do Brasil

União Ibérica

Acesse o link e veja como a União Ibérica afetou a organização do Brasil Colônia. Entenda também as causas das invasões holandesas ao Brasil nesse contexto.

História do Brasil

Vinda da família real para o Brasil

Clique e acesse para saber mais sobre a vinda da família real para o Brasil. Entenda as causas que levaram a esse acontecimento fundamental na história brasileira.

PUBLICIDADE

Estude agora


A condição pós-moderna de Jean-François Lyotard

Jean-François Lyotard é um dos pensadores que se dedicam a entender a complexa condição pós-moderna. Entender a...

Área da esfera

Nesta videoaula, vamos realizar a demonstração para o cálculo da área de uma esfera e resolveremos um...