PUBLICIDADE
A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de diferentes povos indígenas que habitavam o litoral paulista e fluminense no século XVI. Entre os povos que faziam parte dessa aliança estavam os tupinambás, tupiniquins, aimorés, guaianás e temiminós. Essa aliança se formou para resistir ao avanço da colonização portuguesa.
A formação dessa aliança foi motivada pela insatisfação dos indígenas com as ações portuguesas, como a escravização e as conversões forçadas, levando à Guerra dos Tamoios, que se estendeu de 1554 a 1567. Os franceses, interessados em enfraquecer Portugal, forneceram enorme apoio aos indígenas.
Leia também: Como era o Brasil antes de Cabral?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Confederação dos Tamoios
- 2 - O que foi a Confederação dos Tamoios?
- 3 - Contexto histórico da Confederação dos Tamoios
- 4 - Causas da Confederação dos Tamoios
- 5 - Objetivos da Confederação dos Tamoios
- 6 - Confederação dos Tamoios e os franceses
- 7 - Fim da Confederação dos Tamoios
- 8 - Confederação dos Tamoios na cultura popular
- 9 - Guerras indígenas no Brasil
- 10 - Exercícios sobre Confederação dos Tamoios
Resumo sobre a Confederação dos Tamoios
- A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de diferentes povos indígenas contra os portugueses no século XVI.
- Foi motivada porque esses povos do litoral paulista e fluminense estavam insatisfeitos com a colonização portuguesa.
- Entre os povos indígenas que formavam a Confederação dos Tamoios estavam tupinambás, tupiniquins, aimorés, guaianás e temiminós.
- Essa aliança levou à Guerra dos Tamoios, travada entre 1554 e 1567.
- Essa confederação foi derrotada pelos portugueses em 1567. No mesmo ano, os franceses, apoiadores da confederação, foram expulsos da Baía de Guanabara.
O que foi a Confederação dos Tamoios?
A Confederação dos Tamoios foi o nome que se deu a uma aliança de diferentes povos indígenas que habitavam a região Sudeste do Brasil no século XVI. Essa aliança se aproximou dos franceses e travou uma guerra contra o domínio português naquela região. A Guerra dos Tamoios, como foi conhecida, foi um conflito que foi travado na região dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro entre 1554 e 1567.
Essa confederação demonstrou que havia uma forte insatisfação dos indígenas com a presença e colonização portuguesa no Brasil, mas também revelou um conflito de interesses entre portugueses e franceses, pois os franceses apoiaram abertamente a revolta indígena. A repressão portuguesa derrotou a revolta indígena, mas também expulsou os franceses do litoral fluminense.
A Confederação dos Tamoios foi formada pela aliança dos tupinambás com os temiminós, tupiniquins, guianás e os aimorés. Essa aliança esteve sob a liderança dos chefes Aimberê e Cunhambebe, ambos pertencentes aos tupinambás. A Confederação dos Tamoios também contou com o apoio dos franceses.
Contexto histórico da Confederação dos Tamoios
A Confederação dos Tamoios foi um acontecimento que se relaciona com a colonização do Brasil em um período no qual a presença portuguesa ainda estava estabelecendo-se. Na década de 1550, a presença portuguesa no Brasil ainda era bastante tímida, estando concentrada em zonas litorâneas do Nordeste e do Sudeste.
Ainda assim, as regiões ocupadas pelos portugueses passaram por intensas transformações com a exploração de recursos como o pau-brasil e a crescente presença de colonos. A ocupação portuguesa deu origem à produção do açúcar, distribuição de terras em sesmarias e o estabelecimento das Capitanias Hereditárias.
As Capitanias Hereditárias, ainda, foram uma iniciativa de Portugal para incentivar a ocupação e desenvolvimento da colônia sem que fosse necessário realizar muitos investimentos. A ocupação da colônia era uma necessidade de primeira ordem, porque Portugal sofria constantemente com a ameaça francesa.
Os franceses invadiram o litoral brasileiro com o intuito de roubar os recursos ali existentes, como o próprio pau-brasil. O objetivo era, a longo prazo, tomar as terras dos portugueses, estabelecendo ali colônias francesas. Nesse contexto estavam os indígenas, o grupo mais prejudicado de todos.
Causas da Confederação dos Tamoios
A Confederação dos Tamoios e o conflito que se consolidou a partir disso foi resultado da insatisfação dos indígenas contra os portugueses. A presença portuguesa fez com que diversos povos indígenas fossem obrigados a abandonar as suas terras diante da expansão ilimitada dos colonos.
Além disso, os indígenas eram constantemente explorados pelos portugueses e, muitas vezes, sequestrados e escravizados. Os ataques portugueses contra os indígenas levava à destruição de aldeias, forçando a migração e submetendo milhares de indígenas às violências rotineiras do trabalho forçado.
Os portugueses, muitas vezes, incentivavam conflitos entre diferentes povos indígenas para que houvesse prisioneiros de guerra que seriam vendidos aos colonizadores como escravos. Os tupinambás, também conhecidos como tamoios, foram um dos povos indígenas que mais sofreram com essa ação portuguesa.
À medida que a presença portuguesa aumentava, eles forçavam uma assimilação cultural dos indígenas, fazendo com que eles abandonassem seus costumes e crenças para adotar a cultura europeia. Um dos grupos que mais atuavam nesse sentido eram os jesuítas, padres com vocação missionária que forçavam os indígenas a se converter ao catolicismo.
Essas questões reforçaram a hostilidade entre diversos povos indígenas com os portugueses. Os franceses perceberam isso ao se estabelecerem na Baía de Guanabara, formando a colônia França Antártica, e incentivaram a resistência dos indígenas aos portugueses, inclusive fornecendo armas para que eles pudessem lutar.
Objetivos da Confederação dos Tamoios
A Confederação dos Tamoios foi formada por diferentes povos indígenas, sendo que os tupinambás eram o grupo que liderava essa aliança. Além disso, participavam da aliança os temiminós, os tupiniquins, os guianás e os aimorés. Em geral, esses povos indígenas desejavam:
- acabar com a escravização de indígenas praticada pelos portugueses;
- colocar fim aos ataques que os portugueses realizavam contra as aldeias indígenas;
- garantir liberdade para exercer sua cultura e crença;
- organizar uma força de resistência que pudesse enfrentar os portugueses.
Leia também: Quais são os povos indígenas do Brasil?
Confederação dos Tamoios e os franceses
Em 1555, os franceses se estabeleceram na região da Baía de Guanabara e sob a liderança de Nicolas Durand de Villegagnon formaram uma colônia na região chamada França Antártica. Os franceses tinham boa relação com os tupinambás e praticavam escambo com eles. Os franceses sabiam que a presença portuguesa na região era inexistente por causa dos tupinambás.
Ao se estabelecerem, os franceses descobriram o conflito em curso dos povos que formavam a Confederação dos Tamoios contra os portugueses. Logo, os franceses buscaram fornecer apoio econômico aos militares de forma a fortalecê-los na luta contra Portugal. Os franceses, por sua vez, buscavam enfraquecer Portugal para consolidar sua presença na região.
Fim da Confederação dos Tamoios
A Confederação dos Tamoios ofereceu resistência aos portugueses até 1567. Nesse ano, os portugueses receberam reforços para fortalecer as tropas lideradas pelo capitão Estácio de Sá. Esse militar português fundou uma cidade portuguesa na região da Baía de Guanabara para atuar na luta contra os tamoios. Essa cidade foi chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro.
O enfraquecimento dos tamoios, por sua vez, iniciou-se com o governo de Mem de Sá, governador-geral do Brasil. A vitória dos portugueses nesse conflito se deu durante a Batalha de Uruçumirim, que consolidou não apenas a derrota dos indígenas como também garantiu a expulsão dos franceses da região e deu força para que a cidade do Rio de Janeiro pudesse crescer.
Confederação dos Tamoios na cultura popular
Na cultura popular brasileira, a confederação dos tamoios foi apresentada de diferentes maneiras. Vejamos:
- Confederação dos Tamoios: uma obra do romantismo brasileiro que foi escrita por Domingos José Gonçalves Magalhães, em 1856.
- O Último Tamoio: pintura produzida por Rodolfo Amoedo, em 1883.
Guerras indígenas no Brasil
Além da Guerra dos Tamoios, travada pela aliança dos tamoios contra os portugueses, a história brasileira foi marcada por outras guerras indígenas. Vejamos uma lista com alguns conflitos travados por indígenas no Brasil:
- Guerra dos Aimorés (1555-1673);
- Guerra dos Potiguaras (1574-1599);
- Guerra dos Manaus (1723-1730);
- Guerras Guaraníticas (1753-1756).
Exercícios sobre Confederação dos Tamoios
Questão 01
A colônia francesa formada na Baía de Guanabara que apoiou a luta dos tamoios contra os portugueses ficou conhecida como:
a) França Equinocial
b) França Equatorial
c) França Boreal
d) França Antártica
e) França Meridional
Resposta: Letra D
A França Antártica foi a colônia que os franceses fundaram na Baía de Guanabara, existindo entre 1555 e 1576, quando os portugueses expulsaram os franceses em definitivo. A colônia foi fundada por Nicolas Durand de Villegagnon.
Questão 02
O conflito que os portugueses travaram contra os indígenas da Confederação dos Tamoios e os franceses levou à fundação de qual cidade brasileira?
a) São Vicente
b) São Paulo de Piratininga
c) Vila Rica de Albuquerque
d) São Sebastião do Rio de Janeiro
e) São Luís
Resposta: Letra D
A cidade fundada pelos portugueses no contexto da Guerra dos Tamoios e da luta contra os invasores franceses foi a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A cidade foi fundada por Estácio de Sá em 1565.
Fontes
PERRONE-MOISÉS, Beatriz e SZTUTMAN, Renato. Notícias de uma cerca Confederação Tamoio. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/6yWNsx4v3pNBRsVd735crYy/?format=pdf&lang=pt
BELCHIOR, Elysio. Estácio de Sá e a fundação do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/kD4qBYhtSL5DzwXbM3m7VhQ/?format=pdf&lang=pt