Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tribos Brasileiras

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Existem estimativas de que a população indígena no Brasil até a chegada dos portugueses era de mais de um milhão de nativos, distribuídos em diversos grupos, como veremos a seguir.

Um dos mais importantes grupos indígenas era o dos tupinambás , de tronco de língua tupi, habitavam o litoral, da Bahia ao Rio de Janeiro, e que mais tarde migraram para o norte. A guerra era a atividade mais importante dos tupinambás , que a exerciam constantemente contra outros grupos indígenas e, posteriormente, contra os portugueses. Praticavam o canibalismo como um ritual, pois acreditavam que se comessem a carne de uma valente guerreiro adquiririam suas qualidades.

Outro importante grupo era o dos tupiniquins , também pertencente ao ramo dos indígenas de fala tupi. Também habitavam o litoral da Bahia e parte do Espírito Santo.

Os tamoios , também do grupo tupi, eram inimigos dos tupiniquins.

Existiam vários outros pequenos grupos, como carajás, caetés etc. Atualmente calcula-se que todas essas tribos estão reduzidas a cerca de 100 ou 200 mil nativos no máximo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Tribos Brasileiras"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/tribos-brasileiras.htm. Acesso em 20 de maio de 2024.

De estudante para estudante