Topo
pesquisar

Mangues no Brasil

Geografia do Brasil

Os mangues, apesar de sua importância, têm sofrido fortemente com alterações promovidas pela ocupação urbana.
PUBLICIDADE

Os mangues correspondem a uma vegetação que se apresenta em áreas costeiras, compreendendo a uma faixa de transição entre aspectos terrestres e marinhos. Esse tipo de cobertura vegetal se estabelece em lugares nos quais predominam o clima tropical e subtropical.

Os mangues encontram-se em ambientes alagados com águas salobras, os vegetais do mangue são constituídos por raízes expostas, favorecendo uma maior retirada de oxigênio e também proporcionando maior fixação.

Essa composição vegetal é fundamental na produção de alimentos para suprir as necessidades de diversos animais marinhos.

O mangue é formado por plantas com aspecto arbustivo e também arbóreo, no entanto, os manguezais não são homogêneos, uma vez que há diferenças entre eles, desse modo são classificados ou divididos em: mangue vermelho, mangue branco e mangue-siriuba.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Apesar da importância dos manguezais na manutenção da vida marinha, esse ambiente tem sofrido profundas alterações promovidas principalmente pela ocupação urbana e, especialmente, para atender à especulação imobiliária.

Dos 172.000 quilômetros quadrados de manguezais existentes no mundo, o Brasil responde por 15% do total, ou seja, 26.000 quilômetros quadrados distribuídos em todo litoral brasileiro, partindo do Amapá até Santa Catarina.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Uma típica área de mangue.
Uma típica área de mangue.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Mangues no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/mangues.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Analise as figuras abaixo e marque qual delas apresenta as características do Manguezal.

Questão 2

(UNIRIO-RJ)

Manguezal ameaçado – A construção de um aterro às margens da Linha Vermelha pode ameaçar uma das últimas áreas de manguezal da Baía de Guanabara (...)
JORNAL do Brasil, 10 set. 1999.

Os constantes aterros e os despejos de esgoto residencial e industrial são as maiores ameaças aos manguezais cariocas. Quanto à importância desse ecossistema, é correto afirmar que:

a) são verdadeiros berçários da vida marinha, pois muitos peixes e crustáceos têm, nos manguezais, o estágio inicial de sua cadeia alimentar.

b) servem de proteção às áreas de restinga, pois diminuem os processos de sedimentação marinha.

c) constituem essenciais fornecedores de enxofre para a atividade petroquímica do estado do Rio de Janeiro.

d) desempenham a função de catalisadores de oxigênio para a formação dos bancos de coral.

e) possuem uma vegetação rica em madeira de lei, muito utilizada na fabricação de móveis.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola