PUBLICIDADE
Santa Catarina é um estado brasileiro pertencente à Região Sul, fazendo fronteira com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. Sua capital, Florianópolis, fica no litoral e consiste no segundo município mais populoso do estado. A população total catarinense é hoje de 7,6 milhões de habitantes.
O estado possui relevo marcado pela presença de planaltos e serras, bem como clima subtropical, com chuvas bem distribuídas e temperaturas amenas na maior parte do ano.
Leia também: Região Sudeste – a região mais desenvolvida do Brasil
Tópicos deste artigo
- 1 - Dados gerais de Santa Catarina
- 2 - Geografia de Santa Catarina
- 3 - Mapa de Santa Catarina
- 4 - Demografia de Santa Catarina
- 5 - Divisão geográfica de Santa Catarina
- 6 - Economia de Santa Catarina
- 7 - Governo de Santa Catarina
- 8 - Infraestrutura de Santa Catarina
- 9 - Bandeira de Santa Catarina
- 10 - Cultura de Santa Catarina
- 11 - História de Santa Catarina
Dados gerais de Santa Catarina
- Região: Sul.
- Capital: Florianópolis.
- Governo: democrático representativo, com o governador à frente do Poder Executivo estadual.
- Área territorial: 95.730,69 km² (IBGE, 2022).
- População: 7.610.361 habitantes (IBGE, 2022).
- Densidade demográfica: 79,50 hab./km² (IBGE, 2012).
- Fuso: Horário Padrão de Brasília (GMT -3 horas).
- Clima: predominantemente subtropical.
Geografia de Santa Catarina
Santa Catarina é um estado brasileiro da Região Sul, tendo como capital o município de Florianópolis. Faz fronteira com as duas outras unidades de federação que compõem a região:
- Paraná, ao norte;
- Rio Grande do Sul, na divisa meridional.
A oeste fica a Argentina, enquanto a leste o estado possui saída para o Oceano Atlântico.
-
Clima de Santa Catarina
O território catarinense está situado abaixo do Trópico de Capricórnio, portanto localizado em uma das Zonas Temperadas do planeta. Em função disso, o clima predominante nesse estado é o subtropical. Suas principais características são as temperaturas amenas na maior parte do ano, com médias em torno de 22º C, e a distinção entre as quatro estações.
As chuvas são abundantes e bem distribuídas, com índices pluviométricos que variam entre os 1.400 e 2.000 mm anuais. Os invernos podem ser rigorosos, havendo ocorrência de geadas e até mesmo de precipitação na forma de neve em algumas áreas. Isso se deve à forte influência das massas polares nessa época do ano.
-
Relevo de Santa Catarina
A maior parcela de Santa Catarina se encontra inserida no domínio do Planalto Meridional, conforme a classificação de Aziz Ab’Sáber. Dessa forma, seu relevo é composto predominantemente por planaltos. Nas terras ao leste, antecedendo as planícies fluvial e costeira, encontra-se um conjunto de serras, com as formações das Serras Geral (sudeste), do Leste Catarinense e do Mar (nordeste). O ponto mais elevado do estado é o Morro da Boa Vista, com 1.827 metros, localizado na cidade de Bom Retiro.
-
Vegetação de Santa Catarina
O território catarinense pertence ao bioma Mata Atlântica. Neste, insere-se o domínio das araucárias, que cobre boa parte do estado. A oeste, em conjunto com a mata de araucárias, encontram-se também manchas com espécies características de estepe (gramíneas e arbustivas), sobretudo nas áreas próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul.
A leste é possível observar a presença da Mata Atlântica propriamente dita e da cobertura característica das regiões litorâneas, como mangues, restingas e dunas.
-
Hidrografia de Santa Catarina
O estado pertence a três regiões hidrográficas: do Paraná, do Uruguai e do Atlântico Sul. Além disso, o território dispõe de dois sistemas independentes de drenagem, que têm a Serra Geral como divisor de águas. São eles o da Vertente Interior, a oeste, e o da Vertente Atlântica, a leste da formação. Dentre os rios mais importantes do estado se destacam: Itajaí-Açu, Uruguai, Canoas, Tubarão, Pelotas.
Veja também: Quais são as bacias hidrográficas do Brasil?
Mapa de Santa Catarina
Demografia de Santa Catarina
A população catarinense é de 7.610.361 de habitantes, conforme o Censo Demográfico realizado pelo IBGE no ano de 2022. É o estado menos populoso da Região Sul, embora seja o 10º em população do Brasil, reunindo uma parcela de 3,75% dos habitantes do território nacional. O censo de 2010 indicava uma densidade demográfica de 65,27 hab./km², número que aumentou consideravelmente na pesquisa subsequente devido ao crescimento populacional do estado, e chegou a 79,50 hab./km² em um intervalo de doze anos (IBGE, 2022).
Os catarinenses se distribuem por 295 municípios, sendo o mais populoso deles Joinville, com 616.317 habitantes. A capital, Florianópolis, vem logo na sequência, com uma população de 537.211 habitantes. Ainda de acordo com o último censo demográfico, a menor cidade do estado é Santiago do Sul, com 1.651 habitantes. A taxa de urbanização de Santa Catarina é de 83,98%.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado é de 0,774, o terceiro maior do país, atrás apenas do Distrito Federal e São Paulo.
Divisão geográfica de Santa Catarina
Os municípios de Santa Catarina estão agrupados em 24 regiões geográficas imediatas, conforme a classificação do IBGE empregada a partir de 2017. Essas subdivisões, por sua vez, integram as chamadas regiões geográficas intermediárias.
O estado é dividido, assim, em sete regiões intermediárias: Chapecó, na porção ocidental do território; Caçador, logo após a primeira, localizada ao norte; Lages, ao sul; Joinville, abrangendo todo o nordeste catarinense e, na faixa litorânea, Blumenau, Florianópolis e Criciúma.
Economia de Santa Catarina
O Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina é R$ 428,57 bilhões, o equivalente a 4,8% do PIB nacional. Esse valor coloca o estado na posição de sexta maior economia do país. A maior parcela do PIB catarinense é derivada do setor de serviços, seguido pela indústria (22,26%) e, por último, do setor agropecuário (5,46%), conforme dados mais recentes do IBGE.
A indústria catarinense responde por 5% do PIB industrial brasileiro. Destacam-se a construção civil, a indústria alimentícia, a têxtil e de itens de vestuário e a indústria de máquinas e materiais elétricos. O estado está presente ainda no setor madeireiro e de papel e celulose, tendo a mata de araucárias como principal fonte de matéria-prima.
A produção agropecuária de Santa Catarina é voltada para o cultivo de arroz, soja, fumo, maçã, batata-inglesa, cebola, milho, alho e mandioca. Considerando a criação animal, sobressaem-se os rebanhos bovino e suíno, bem como a produção de leites, ovos e mel.
Governo de Santa Catarina
O governo catarinense é do tipo democrático representativo, com eleições realizadas em intervalos de quatro anos. O Poder Executivo estadual tem à sua frente o governador. No Legislativo, o estado é representado por 3 senadores federais, 16 deputados federais e 40 deputados estaduais.
Infraestrutura de Santa Catarina
Algumas importantes vias federais atravessam o território catarinense e fazem a sua conexão com outras regiões do Brasil. Entre essas rodovias, citamos a BR-153, que corta o oeste do estado, a BR-101, que passa pelas cidades litorâneas, a BR-116 e a BR-158.
A rede de transporte de Santa Catarina conta também com estradas de ferro, que são responsáveis por uma pequena parcela do transporte de cargas do estado. As principais ferrovias são a Teresa Cristina, que transporta carvão, e a antiga ferrovia administrada pelo grupo ALL, atualmente sob comando da empresa logística Rumo, responsável pelos grãos.
Os principais aeroportos do estado ficam na capital, Florianópolis, e nos municípios de Blumenau, Joinville, Navegantes, Lages e Chapecó.
Bandeira de Santa Catarina
Cultura de Santa Catarina
A diversidade cultural catarinense se formou mediante as inúmeras tradições e costumes que representam as etnias presentes na sua população. Muitas manifestações culturais expressam influência de vários povos, como austríacos, alemães, portugueses, poloneses, italianos, holandeses, bem como africanos e populações indígenas.
Uma das festas mais tradicionais do estado e que atrai turistas de todo o país é a Oktoberfest, que ocorre anualmente na cidade de Blumenau. Destacam-se também a Festa do Pinhão, que é realizada em Lages, e a Festa do Divino, na Ilha de Santa Catarina, no litoral do estado. Além disso, Joinville organiza todos os anos o seu Festival de Dança.
Na gastronomia, os frutos do mar aparecem como ingredientes principais de pratos típicos catarinenses, como a ostra, o pirão de peixe e a tainha. Além deles, há preparos como joelho de porco ou eisbein, a cuca (bolo alemão) e a polenta no fio.
Veja também: O que é patrimônio histórico cultural?
História de Santa Catarina
Os primeiros portugueses aportaram onde hoje fica Santa Catarina no ano de 1515, com a expedição de Juan Dias Solis. Até a chegada dos estrangeiros, que se deu por meio do litoral catarinense, as terras eram habitadas pelas populações indígenas. Além dos portugueses, uma expedição espanhola também alcançou o estado em 1526.
Embora os navegadores europeus tenham atingido o território na primeira metade do século XVI, atribui-se o povoamento das terras catarinenses às Bandeiras, que adentraram na região em 1637. A ocupação dos bandeirantes teve como ponto de partida a atual capital catarinense, Florianópolis, que à época se chamava Nossa Senhora do Desterro. No decorrer do século XVII, foram se estabelecendo outras vilas pela faixa litorânea.
A Ilha de Santa Catarina (referida também como Capitania) foi criada apenas em 1738 e abrangia majoritariamente as porções central e leste (incluindo, portanto, o litoral) da atual unidade federativa. A principal motivação era a defesa territorial de possíveis invasões estrangeiras. Seu primeiro governador, José da Silva Paes, assumiu o posto em 1739.
No ano de 1777, as terras foram alvo das expedições espanholas, motivadas pela prosperidade econômica demonstrada por Santa Catarina desde pelo menos o início do século. A retomada da área pelos portugueses aconteceu mais tarde, no mesmo ano, por intermédio da assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, documento esse que deu fim a diversos conflitos travados entre Portugal e Espanha pelo domínio das terras coloniais.
A partir da primeira metade do século XIX, mais precisamente 1839, uma série de correntes migratórias oriundas de países europeus, como Alemanha e Itália, chegou em Santa Catarina, dando origem a diversas colônias, que, posteriormente, se transformaram em cidades.
Fontes
IBGE. Cidades e estados do Brasil. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/.
IBGE. Panorama do Censo 2022. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/index.html.
IBGE. Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/contas-nacionais/9088-produto-interno-bruto-dos-municipios.html.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Perfil da Indústria nos Estados: Santa Catarina. Disponível em: <https://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/estado/sc>.
EMBRAPA. Clima. Disponível em: <https://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/efb/clima.htm>.
IBGE. Estimativa da população residente no Brasil e nas Unidades de Federação (2020). Disponível em: <https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2020/estimativa_dou_2020.pdf>.
IBGE. Panorama: Santa Catarina. IBGE Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/panorama>.
SANTA CATARINA; DIRETORIA DE RECURSOS HÍDRICOS. Recursos hídricos de Santa Catarina. Atlas Geográfico de Santa Catarina. Disponível em: <http://www.aguas.sc.gov.br/jsmallfib_top/DHRI/bacias_hidrograficas/bacias_hidrograficas_sc.pdf>.
SANTA CATARINA. História. Disponível em: <https://www.sc.gov.br/conhecasc/historia>.
SANTA CATARINA. TURISMO. Festas típicas. Disponível em: <http://turismo.sc.gov.br/atividade/festas-tipicas/>.
SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Mapa Geodiversidade do Estado de Santa Catarina. Disponível em: <http://rigeo.cprm.gov.br/xmlui/handle/doc/14712>.