Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

O que é atmosfera?

O que é?

A atmosfera terrestre estende-se por cerca de 1000 km acima da superfície, sendo majoritariamente composta por Nitrogênio e Oxigênio.
Atmosfera terrestre vista do espaço
Atmosfera terrestre vista do espaço
PUBLICIDADE

A atmosfera (do grego atmos: gases e sphaira: esfera) é uma camada de ar formada por uma mistura de gases que envolve a superfície terrestre, de forma a ser mantida ao redor do planeta em função da força da gravidade. Trata-se de um dos principais elementos responsáveis pela difusão e manutenção das formas de vida da Terra.

Ela é composta predominantemente por nitrogênio, responsável por 78% de seu volume, somado a 21% de oxigênio e 1% de outros gases, como o argônio, o hélio, o neônio e o dióxido de carbono. Esses últimos, por serem menos abundantes, são também chamados de gases raros.

Camadas da atmosfera

Assim como o próprio Planeta Terra, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Observe a ilustração a seguir.

Esquema da divisão das camadas atmosféricas
Esquema da divisão das camadas atmosféricas

A Troposfera é a camada mais importante para os estudos geográficos e para as práticas humanas, pois é nela que se sucede a maioria dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas e as variações de umidade. Sua extensão é de cerca de 15 km.

Acima da Troposfera, encontra-se a Estratosfera, que se estende a até 50 km de altitude. Sua importância encontra-se no fato de abrigar a Camada de Ozônio, cuja composição tem a importância de filtrar os raios solares.

A seguir vem a Mesosfera, que se estende a até 80 km de altitude. Por se encontrar distante do calor médio da Terra e relativamente distante dos raios solares, é a camada que apresenta as menores temperaturas atmosféricas.

Depois da Mesosfera vem a Termosfera, que chega a atingir 500 km de altitude. Sua importância para o ser humano encontra-se no fato de abrigar gases ionizados que ajudam a refletir e propagar ondas de rádio.

Após a termosfera até o espaço exterior, temos, por fim, a Exosfera, camada onde os satélites artificiais costumam se posicionar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pressão atmosférica

Para entender o que é, exatamente, pressão atmosférica, vamos compreender primeiramente o conceito de Pressão.

Pressão é uma força exercida sobre uma determinada área. Assim, em Física, ela é calculada da seguinte forma:

p = F
     A

Fórmula representando a pressão atmosférica

Como a força é sempre medida em N (newtons) e a unidade de área costuma ser em m2, a unidade de medida da pressão é N/m2, também chamada de Pascal (pa).

As facas podem funcionar como um exemplo da relação entre força, pressão e a área. Quando mais fina for a faca (ou seja, quanto mais ela for afiada), melhor será o seu corte. Isso ocorre porque a superfície de contato (área) passa a ser menor e, por isso, a força exercida pela pressão fica maior.

Dessa forma, considerando que o ar possui massa, percebemos que ele também exerce pressão sobre a superfície, o que denominamos de pressão atmosférica. A única diferença com o exemplo acima explicitado é que a atmosfera não altera a sua superfície de contato, mantendo-se constante em regiões com a mesma altitude.

Porém, à medida que as altitudes se alteram, altera-se também a pressão. Isso porque as regiões mais baixas sentem mais o peso do ar e as regiões mais altas sentem menos o peso do ar. Portanto, quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica.

Nas altitudes em nível do mar, a pressão é de aproximadamente 1,023pa, que, por convenção, equivale a 1 atm.

Isso explica, por exemplo, por que as regiões mais altas costumam ser mais frias, pois, quanto menor a pressão, mais afastadas as moléculas estarão e, consequentemente, menores serão as temperaturas.

A diferença de pressão entre as diferentes áreas possibilita a circulação atmosférica e as variações climáticas ao longo do ano.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "O que é atmosfera?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-atmosfera.htm. Acesso em 28 de julho de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Compreenda o conceito e conheça algumas características e classificações da crosta terrestre.
Você sabe o que é biosfera? Clique aqui e descubra o que é esse importante conceito e os problemas relacionados com essa parte do planeta.
Entenda de uma vez o que é camada de ozônio, como o gás ozônio é formado e as substâncias responsáveis pela degradação dessa camada.
Saiba mais sobre a ruptura da rigidez dielétrica do ar, fenômeno que está por trás das descargas elétricas atmosféricas.
A superfície terrestre, seu conceito, sua composição e estrutura básica.
Clique aqui e entenda o que é e como ocorreu a origem da atmosfera!
Pressão Atmosférica, relação entre a força exercida em uma dada superfície, regiões de grande altitude, menor quantidade de partículas de ar por unidade de volume, Bolívia, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos.
Conheça mais sobre as camadas da atmosfera, que compreendem a disposição da atmosfera em níveis com características distintas. Essa divisão atmosférica é baseada na variação de temperatura. O conteúdo do texto a seguir abordará as cinco camadas da atmosfera terrestre, suas principais características e curiosidades.