UOL - O melhor conteúdo

Lixo Urbano

O lixo urbano é classificado em: domiciliar, industrial, hospitalar e tecnológico.

Destinação do lixo urbano
Destinação do lixo urbano
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
PUBLICIDADE

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. Esse fenômeno é uma das consequências do aumento populacional nas cidades, da intensificação do modelo consumista, do uso de produtos descartáveis, além do modismo, pois existe uma “necessidade” de se adquirir objetos mais modernos.

O lixo é também um problema socioeconômico, visto que grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros.

As origens do lixo urbano são as mais distintas, e ele é classificado em:

Domiciliar: alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão, produtos deteriorados, etc.
Industrial: cinzas, lodos, metais, cerâmicas, madeira, borracha, resíduos alcalinos, etc.
Hospitalar: embalagens, seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas.
Lixo tecnológico: computadores, pilhas e aparelhos eletrônicos em geral.

A coleta do lixo deve ocorrer de acordo com a sua classificação, pois os tratamentos finais desses resíduos são diferentes. O lixo hospitalar, por exemplo, tem que ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave. Porém, não é o que acontece na maioria das cidades.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A falta de estrutura e empenho dos políticos em solucionar o problema do lixo tem como consequência a existência de lixões a céu aberto em várias cidades. O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, construído em áreas adequadas, com profissionais qualificados e estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração dos resíduos, no entanto, esse método é muito caro, sendo inviável em muitos casos.

O mais importante, porém, é a conscientização da população, e isso pode ser promovido através da utilização da Política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A coleta seletiva é uma das alternativas mais eficientes para reduzir o lixo, além de ser uma forma de contribuir para os catadores de materiais recicláveis. Portanto, através de simples atitudes e mudanças de comportamento todos os habitantes podem colaborar para reduzir a produção de lixo.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Wagner de Cerqueira e Francisco Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Lixo Urbano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/lixo-urbano.htm. Acesso em 11 de abril de 2025.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFU)

Charge “Brasil: de vento em popa” em um exercício da UFU sobre lixo urbano.

Sobre a questão do lixo urbano, a análise da charge indica que, no Brasil:

A) o crescimento econômico vivenciado nos últimos anos tem repercutido na inclusão de mais pessoas na classe média, o que incrementa a produção de mais lixo.

B) o modelo de consumo adotado vem provocando o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

C) a reciclagem tem sido uma alternativa sustentável e valorizada para reduzir a quantidade de lixo produzido.

D) o lixo urbano, em sua maioria, está sendo reaproveitado ou vendido para empresas de reciclagem.

Exercício 2

(Unioeste) Leia os versos a seguir.

Tô enfiado na lama
É um bairro sujo
Onde os urubus têm casas
E eu não tenho asas

Mas estou aqui em minha casa
Onde os urubus têm asas
Eu vou pintando, segurando as paredes

No mangue do meu quintal e manguetown

Andando por entre os becos
Andando em coletivos
Ninguém foge ao cheiro sujo
Da lama da manguetown (...)

(...) Fui no mangue catar lixo
Pegar caranguejo
Conversar com urubu.

“Manguetown” – Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi. In: Afrociberdelia. Intérprete: Chico Science e Nação Zumbi. Rio de Janeiro: Chaos, 1996, CD, faixa 12, (3:15 min).

O texto acima reporta trechos da canção intitulada “Manguetown”, e assim como demais canções, atividades, ou movimentos culturais e artísticos, muitas vezes expressam críticas sociais sobre diferentes problemáticas que atingem a sociedade.

Sobre as temáticas que permeiam o espaço urbano e temas correlatos, assinale a alternativa CORRETA.

A) No Brasil, inúmeras Cidades Médias ganharam destaque nos últimos anos, tornando-se centros de consumo e atração para novas indústrias e negócios. Por serem recentes e planejadas, não apresentam problemas como desigualdade econômica, política e cultural, comumente presentes na urbanização da América Latina.

B) Os pressupostos do Planejamento Urbano garantem a prática de uma política urbana pautada em conhecimentos científicos que são utilizados pelos gestores públicos. Isso impede a geração de problemas urbanos como, por exemplo, o mau uso e ocupação do solo, bem como, a prática da especulação imobiliária.

C) Embora excluídos ou marginalizados pela sociedade, os catadores de materiais recicláveis presentes comumente em áreas urbanas são importantes agentes para dar uma função ao lixo, como, por exemplo, inserindo o material coletado novamente no processo produtivo.

D) A ampliação do espaço urbano no Brasil respeita as diretrizes ambientais e o Plano Diretor de cada município. Essas medidas impedem que a população esteja em situação de vulnerabilidade ambiental ou social. Com isso, não há ocupação de áreas inadequadas como o mangue ou o descarte de lixo em locais impróprios.

E) A população urbana está em constante declínio em função da redução da taxa de natalidade. Com isso, problemas comuns relacionados à moradia, infraestrutura, saúde, educação, segurança alimentar, empregos, segurança pública, recursos naturais, dentre outros, estão em constante redução.

Exercício 3

(FCC) A reciclagem do lixo urbano é avaliada como sendo:

A) não vantajosa por aumentar o consumo de energia elétrica.

B) não vantajosa por aumentar os custos de produção, decorrente do reaproveitamento dos produtos.

C) não vantajosa por aumentar o custo geral da coleta de lixo urbano, mas vantajoso por diminuir o desperdício.

D) vantajosa por diminuir o acúmulo de materiais que podem ser recuperados.

E) vantajosa por aumentar a vida útil dos aterros sanitários, mas não vantajoso por aumentar o consumo de energia elétrica.

Exercício 4

(Ufam) Leia as seguintes afirmativas sobre a questão do lixo nas cidades:

I. Em 2018, o país produziu 79 milhões de toneladas de lixo – pouco menos de 1% com relação ao ano anterior. Este dado transforma o Brasil em campeão da produção de lixo na América Latina. Se essa tendência continuar o país irá atingir 100 milhões de toneladas de lixo até 2030.

II. Os brasileiros não possuem o costume ou a cultura de reciclar o lixo, muito menos de fazer a coleta seletiva. Essa atitude resulta em efeitos negativos, como a elevada produção de lixo, que, ao ser descartada em locais inadequados, contamina os solos e os rios, atraindo insetos e aves, vetores de doenças.

III. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que no Brasil os lixões tinham prazo para extinção até julho de 2014. Assim, até o ano passado, o país já tinha eliminado todos esses espaços que funcionavam a céu aberto.

IV. No Brasil, existem várias políticas de incentivo ao avanço da coleta e à redução da produção de lixo, onde os programas socioambientais de reciclagem, logística reversa, sustentabilidade e apoio socioeconômico aos catadores constituem prioridades básicas do governo.

A) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

B) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

C) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

D) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

E) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.