Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Gases do efeito estufa

Química

Gases do efeito estufa
Gases do efeito estufa
PUBLICIDADE

Como surgiu o chamado efeito estufa? Este grave problema ambiental é uma resposta ao aumento do índice de gás carbônico (CO2) lançado na atmosfera. Este poluente é um produto da queima completa de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.).

Por que este indesejado efeito se agravou ao longo dos anos? A única maneira de retirar este gás nocivo de nosso meio é através da fotossíntese, e como nas últimas décadas a devastação das florestas se intensificou, o nível de CO2 só tende a aumentar daqui para frente.

Mapa Mental: Gases do efeito estufa

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Como se não bastasse o corte ilegal de árvores, surge outro agravante do problema, as queimadas. A queima de extensas áreas verdes lança no ar mais gases causadores do efeito estufa, esta ação é responsável pelo acréscimo de 30 % da quantidade de CO2 na atmosfera.

E por que a presença de CO2 faz aumentar a temperatura do planeta? Observe a ilustração abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Terra recebe todos os dias a radiação (energia) proveniente do Sol. Parte dessa energia é absorvida pela superfície terrestre e outra parte é refletida na forma de radiação infravermelha. As camadas de gás poluente (CO2) acumuladas formam uma espécie de barreira e, com isso, parte da radiação infravermelha volta para a superfície, causando o aumento da temperatura na Terra.

Pela ilustração podemos acompanhar que, se não houvesse a presença da camada de gases, a radiação infravermelha poderia escapar livremente para o topo da atmosfera (indicado pela seta – cor rosa). Com isso, somente a energia desejável e suficiente para nos aquecer seria absorvida pela superfície. A forte incidência de radiação faz com que a temperatura do planeta se eleve gradativamente a cada ano, é uma verdadeira sensação de estar em “estufas aquecidas”.

 

* Mapa mental por Victor Ricardo Ferreira
Professor de Química

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Gases do efeito estufa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/gases-efeito-estufa.htm. Acesso em 26 de outubro de 2021.

Artigos Relacionados
Saiba mais sobre o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e a importância dessa data.
O que é o Acordo de Paris? Entenda o acordo assinado por 195 países para reduzir o avanço do aquecimento global. Veja também os países que não assinaram o acordo.
Veja como o modelo atual de desenvolvimento da agricultura contribui para impactos ambientais e para o aumento da fome, apesar da grande quantidade de alimentos produzidos.
Veja como cientistas conseguem transformar gás carbônico em gasolina e assim dar uma nova alternativa para acabar com a poluição do planeta.
Saiba o que são créditos de carbono. Veja como esses créditos surgiram, qual a relação com o Protocolo de Kyoto e suas principais vantagens e desvantagens.
Saiba o que é o efeito estufa, quais são suas causas e consequências, os gases que o causam, além de conferir um mapa mental completo sobre o assunto!
Conheça algumas fontes de energia limpa, tais como: eólica, solar, maremotriz, geotérmica, hidráulica, nuclear e os biocombustíveis.
A crescente preocupação com o aquecimento global resultou em medidas como as previstas no Protocolo de Kyoto. Clique aqui e entenda o que foi esse importante acordo.