Topo
pesquisar

Gases do efeito estufa

Química

PUBLICIDADE

Como surgiu o chamado efeito estufa? Este grave problema ambiental é uma resposta ao aumento do índice de gás carbônico (CO2) lançado na atmosfera. Este poluente é um produto da queima completa de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.).

Por que este indesejado efeito se agravou ao longo dos anos? A única maneira de retirar este gás nocivo de nosso meio é através da fotossíntese, e como nas últimas décadas a devastação das florestas se intensificou, o nível de CO2 só tende a aumentar daqui para frente.

Como se não bastasse o corte ilegal de árvores, surge outro agravante do problema, as queimadas. A queima de extensas áreas verdes lança no ar mais gases causadores do efeito estufa, esta ação é responsável pelo acréscimo de 30 % da quantidade de CO2 na atmosfera.

E por que a presença de CO2 faz aumentar a temperatura do planeta? Observe a ilustração abaixo:

A Terra recebe todos os dias a radiação (energia) proveniente do Sol. Parte dessa energia é absorvida pela superfície terrestre e outra parte é refletida na forma de radiação infravermelha. As camadas de gás poluente (CO2) acumuladas formam uma espécie de barreira e, com isso, parte da radiação infravermelha volta para a superfície, causando o aumento da temperatura na Terra.

Pela ilustração podemos acompanhar que, se não houvesse a presença da camada de gases, a radiação infravermelha poderia escapar livremente para o topo da atmosfera (indicado pela seta – cor rosa). Com isso, somente a energia desejável e suficiente para nos aquecer seria absorvida pela superfície. A forte incidência de radiação faz com que a temperatura do planeta se eleve gradativamente a cada ano, é uma verdadeira sensação de estar em “estufas aquecidas”.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Usinas nucleares no combate ao efeito estufa

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Química Ambiental - Química - Brasil Escola

Gases do efeito estufa
Gases do efeito estufa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Gases do efeito estufa"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/gases-efeito-estufa.htm. Acesso em 19 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola