PUBLICIDADE
Plâncton é a forma como chamamos o grupo de organismos que possuem locomoção reduzida ou inexistente e que são transportados, principalmente, pela água. Os primeiros registros desses seres foram realizados em 1778, por Martinus Slabber, em um trabalho intitulado de Natural Amusements and Microscopical Observations.
A composição do plâncton é bastante variada, incluindo, por exemplo, animais e vegetais. Esses seres apresentam adaptações que permitem sua sobrevivência em área superficial, como expansões no corpo que aumentam sua superfície de contato e favorecem sua flutuação. Além disso, apresentam algumas características peculiares, como a transparência de alguns animais, que dificulta a predação, e a bioluminescência, que é a produção de luz, provavelmente ligada à defesa.
→ Categorias principais do plâncton
O plâncton pode ser classificado em duas categorias principais: o fitoplâncton e o zooplâncton.
- Fitoplâncton
O fitoplâncton é composto por organismos autotróficos, ou seja, seres que são capazes de produzir seu próprio alimento. Entre os seres vivos que compõem o fitoplâncton, podemos citar algas unicelulares e as cianobactérias, seres fotossintetizantes.
Esse tipo de plâncton constitui a base da teia alimentar aquática, sendo considerado o principal produtor primário dos oceanos. Estima-se que o fitoplâncton seja responsável por cerca de 95% de todo o oxigênio presente na atmosfera terrestre.
Em condições favoráveis de luz e nutrientes, por exemplo, pode ocorrer um aumento exagerado de fitoplâncton, desencadeando as chamadas florações ou “bloom”. Algumas espécies produzem toxinas, e sua floração pode afetar diretamente o ecossistema aquático, causando a morte de várias espécies e desequilíbrio ecológico. Quando as algas encontradas nessa região são dinoflageladas, percebe-se a mudança da coloração da água, processo conhecido como maré vermelha.
- Zooplâncton
O zooplâncton é constituído por organismos heterotróficos, ou seja, herbívoros, carnívoros, detritívoros e onívoros. Esses seres são os principais consumidores do fitoplâncton, assumindo, portanto, o papel de principal transferidor da energia produzida pelo fitoplâncton para os outros seres da cadeia alimentar, como os peixes.
Esse grupo de plâncton apresenta locomoção reduzida, como todo o plâncton, entretanto, move-se verticalmente durante o dia. Observa-se a subida desses seres vivos no final do dia e o retorno para camadas mais inferiores ao amanhecer.
O zooplâncton pode ser dividido em dois grupos: o holoplâncton e o meroplâncton. O holoplâncton é chamado também de plâncton permanente, uma vez que durante todo o seu ciclo de vida permanece sendo levado pelas correntes. O meroplâncton, por sua vez, é um plâncton temporário, pois passa apenas uma fase de sua vida no plâncton. Como exemplo desses últimos, podemos citar as larvas de caranguejo e camarão.
Por Ma. Vanessa dos Santos