Topo
pesquisar

Plâncton

Biologia

O plâncton é formado por organismos autotróficos e heterotróficos que possuem pouca ou nenhuma capacidade de locomoção e que são geralmente levados pela força das águas.
PUBLICIDADE

Utilizamos o termo plâncton para designar o grupo de organismos que possuem locomoção reduzida ou inexistente e que são transportados, principalmente, pela água. Os primeiros registros desses seres foram realizados em 1778, por Martinus Slabber, em um trabalho intitulado de Natural Amusements and Microscopical Observations.

A composição do plâncton é bastante variada, incluindo, por exemplo, animais e vegetais. Esses seres apresentam adaptações que permitem sua sobrevivência em área superficial, como expansões no corpo que aumentam sua superfície de contato e favorecem sua flutuação. Além disso, apresentam algumas características peculiares, como a transparência de alguns animais, que dificulta a predação, e a bioluminescência, que é a produção de luz, provavelmente ligada à defesa.

Categorias principais do plâncton

O plâncton pode ser classificado em duas categorias principais: o fitoplâncton e o zooplâncton.

  • Fitoplâncton

O fitoplâncton é composto por organismos autotróficos, ou seja, seres que são capazes de produzir seu próprio alimento. Entre os seres vivos que compõem o fitoplâncton, podemos citar algas unicelulares e as cianobactérias, seres fotossintetizantes.

Esse tipo de plâncton constitui a base da teia alimentar aquática, sendo considerado o principal produtor primário dos oceanos. Estima-se que o fitoplâncton seja responsável por cerca de 95% de todo o oxigênio presente na atmosfera terrestre.

Em condições favoráveis de luz e nutrientes, por exemplo, pode ocorrer um aumento exagerado de fitoplâncton, desencadeando as chamadas florações ou “bloom”. Algumas espécies produzem toxinas, e sua floração pode afetar diretamente o ecossistema aquático, causando a morte de várias espécies e desequilíbrio ecológico. Quando as algas encontradas nessa região são dinoflageladas, percebe-se a mudança da coloração da água, processo conhecido como maré vermelha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Zooplâncton

O zooplâncton é constituído por organismos heterotróficos, ou seja, herbívoros, carnívoros, detritívoros e onívoros. Esses seres são os principais consumidores do fitoplâncton, assumindo, portanto, o papel de principal transferidor da energia produzida pelo fitoplâncton para os outros seres da cadeia alimentar, como os peixes.

Esse grupo de plâncton apresenta locomoção reduzida, como todo o plâncton, entretanto, move-se verticalmente durante o dia. Observa-se a subida desses seres vivos no final do dia e o retorno para camadas mais inferiores ao amanhecer.

O zooplâncton pode ser dividido em dois grupos: o holoplâncton e o meroplâncton. O holoplâncton é chamado também de plâncton permanente, uma vez que durante todo o seu ciclo de vida permanece sendo levado pelas correntes. O meroplâncton, por sua vez, é um plâncton temporário, pois passa apenas uma fase de sua vida no plâncton. Como exemplo desses últimos, podemos citar as larvas de caranguejo e camarão.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O plâncton é formado por diversos organismos e pode ser classificado em fitoplâncton e zooplâncton
O plâncton é formado por diversos organismos e pode ser classificado em fitoplâncton e zooplâncton

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Plâncton"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/plancton.htm. Acesso em 11 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

O plâncton é constituído por seres microscópicos fundamentais para o ecossistema aquático. Uma parte do plâncton é capaz, por exemplo, de realizar fotossíntese. Esse grupo é chamado de:

a) Meroplâncton

b) Holoplâncton

c) Zooplâncton

d) Fitoplâncton

e) Pluriplâncton

Questão 2

Quando ocorre o aumento de nutrientes no ambiente aquático, é possível observar, algumas vezes, um aumento do número de algas e cianobactérias do fitoplâncton. Esse fenômeno, que pode afetar negativamente o ecossistema aquático, é denominado:

a) Floração

b) Fermentação

c) Reprodução sexuada

d) Magnificação trófica

e) Nitrificação

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola