Topo
pesquisar

Estados Unidos da América

História da América

Grande potência mundial, os Estados Unidos já foram palco de uma guerra civil, apresentam um histórico de segregação racial e ainda hoje influenciam vários países.
Bandeira dos Estados Unidos da América
Bandeira dos Estados Unidos da América
PUBLICIDADE

A região que corresponde atualmente aos Estados Unidos era habitada por índios até o fim do século XV, quando Cristóvão Colombo chegou ao continente. Diferentes regiões do território foram ocupadas por espanhóis, holandeses e ingleses, entre os séculos XVI e XVII.

Treze colônias foram criadas pelos ingleses e tinham certa autonomia. No entanto, os colonizadores quiseram diminuir essa liberdade, com isso, as colônias declararam guerra no ano de 1775.

 

Nascimento de uma potência mundial

No ano seguinte, foi declarada a independência dos Estados Unidos, mas somente foi reconhecida pela Inglaterra em 1783. Os norte-americanos expandiram seu território até o Pacífico no século XIX, comprando terras e matando índios.

O norte do país era industrializado, desenvolvido e queria acabar com a escravidão. Já o Sul era agrário e dependia da mão-de-obra escrava. Quando o defensor da abolição, Abraham Lincoln, foi eleito presidente, o sul decidiu separar-se. Isso deu início à guerra civil (1861-1865), que resultou na morte de 600 mil pessoas.

O norte obteve a vitória e a escravidão foi abolida, o que aumentou a tensão racial nos Estados Unidos. Os anos seguintes foram de industrialização, e a prosperidade do país foi obstruída em 1929, com a queda da Bolsa de New York.

Nos anos seguintes, o governo passou a investir no desenvolvimento, política que ficou conhecida como New Deal e foi impulsionada pela Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, União Soviética e os Estados Unidos tornaram-se as duas grandes potências do planeta.

Com isso, o mundo ficou dividido no período conhecido como Guerra Fria, que durou até 1980. Em 1991, o governo iniciou a Guerra do Golfo contra o Iraque. Em 1992, Bill Clinton foi eleito presidente e aprovou o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

Em 2000, Bush foi eleito presidente. No dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos sofreram um ataque terrorista de autoria da Al-Qaeda. Como resposta, o país bombardiou o Afeganistão.No ano de 2003, Bush iniciou nova guerra contra o Iraque, que durou até recentemente.

Por Eliene Percília
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA