Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

20 de julho - Chegada do Homem à Lua

A Chegada do Homem à Lua ocorreu no dia 20 de julho de 1969 e representou um grande feito para a história da humanidade.

A pegada do homem na superfície lunar é uma das imagens mais importantes do século XX
A pegada do homem na superfície lunar é uma das imagens mais importantes do século XX
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No dia 20 de julho de 1969, o homem conseguiu o grande feito de ir até a Lua. Desde a época dos homens pré-históricos, os objetos celestes suscitam grande fascínio, admiração e dúvida. A Lua, em especial, já serviu de base para temas mitopoéticos, astrológicos e de vários outros matizes simbólicos. Com o desenvolvimento da ciência moderna a partir do século XVI e a criação do telescópio por Galileu Galilei no século XVII, os mistérios nos quais a Lua e os demais corpos celestes estavam até então envolvidos começaram a ser decifrados.

Nos séculos que se seguiram, o progresso tecnológico passou a acompanhar o desenvolvimento científico, fosse para empreendimentos bélicos, como as duas guerras mundias, fosse para outros fins. O fato é que, a partir da segunda metade do século XX, dada a combinação inextricável entre ciência e tecnologia, explorar o espaço sideral tornou-se projeto de Estado, o que culminou no passo mais importante desse projeto até os nossos dias: a ida do homem à Lua.

Leia tambémMitos e verdades sobre a chegada do homem na Lua

Tópicos deste artigo

Contexto histórico

O país que conseguiu tal feito, como é sabido, foram os Estados Unidos da América. O contexto em que o mundo vivia nessa época era de extrema tensão geopolítica e ficou conhecido como “Guerra Fria”. Esse nome passou a ser amplamente utilizado para definir, entre outras coisas, as “batalhas tecnológicas, políticas e econômicas” que eram travadas entre as duas principais potências da época: Estados Unidos e União Soviética. No que se refere especificamente ao investimento em programas aeroespaciais (naquilo que ficou conhecido como "corrida espacial"), a URSS adiantou-se com relação aos EUA e, em 1957, conseguiu colocar o primeiro satélite na órbita terrestre, o Sputink I.

Em 1961, também a URSS pôs no espaço sideral o primeiro homem, o astronauta Yuri Gagarin, a bordo da Nave Vostok. Com o sucesso dos programas aeroespaciais soviéticos, restava aos americanos colocarem-se em pé de igualdade no mesmo quesito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A resposta americana veio com a criação da Nasa, sigla de National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço), em 1958, e lançamento do Programa Mercury. Mercury, programa que tinha o nome do deus Mercúrio, o deus da velocidade, tinha o objetivo de começar o desenvolvimento não apenas da tecnologia capaz de levar o homem ao espaço, mas também dos meios de conseguir garantir uma segura exposição fora da atmosfera terrestre e um seguro retorno a essa mesma atmosfera. Para tanto, foi necessária a criação da medicina aeroespacial.

Ao Programa Mercury seguiram-se outros programas com os mesmos objetivos. Entre eles, destacaram-se o Programa Gemini, que durou de 1963 a 1966, e o Programa Apollo. Foi com esse último programa que começaram as maiores apostas para levar o homem à Lua. No projeto Apollo convergiam exploração aeroespacial, geopolítica e conquista científica. A primeira expedição a conseguir orbitar com tripulação de astronautas a zona de influência da Lua foi a Apollo 8, em 1968.

Leia também: Apollo 11 | Tudo sobre a missão que levou o homem à Lua

Lançamento da Apollo 11 e chegada do homem na Lua

Em 1969, em 16 de julho, a Apollo 11 foi lançada às 9h32m na base de lançamento 39, no Cabo Kennedy. Essa nave espacial levava consigo o módulo lunar Eagle (Águia). Às 17h17m, horário de Brasília, do dia 20 de julho de 1969, a base da Nasa recebeu o primeiro contato dos dois astronautas que primeiramente pisaram na Lua: Neil Armstrong e Edwin Aldrin.

Armstrong foi o autor da primeira pegada (que pode ser vista na imagem de topo do texto) na superfície lunar. O pequeno gesto de pisar a Lua representava, segundo depoimento do próprio astronauta, um grande “passo para a humanidade”. O empreendimento total para que tal feito acontecesse girou em torno de 136 bilhões de dolores e mobilizou cerca de 400.000 pessoas.


Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "20 de julho - Chegada do Homem à Lua"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/apolo-11chegada-homem-lua.htm. Acesso em 22 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante