Termina amanhã prazo para tirar 1º título de eleitor: professor explica por que tirar documento
Termina amanhã prazo para tirar 1º título de eleitor: professor explica por que tirar documento
Jovens que já tiraram 1º título de eleitor comentam por que decidiram ter documento mesmo sem obrigatoriedade
Em 07/05/2024 18h44
, atualizado em 07/05/2024 18h53
Ouça o texto abaixo!
PUBLICIDADE
Termina amanhã, 8 de maio, o prazo para adolescentes de 16 e 17 anos tirarem o primeiro título de eleitor. O documento ainda não é obrigatório nessas idades, mas, ao tirá-lo, os jovens já podem começar a exercer suas escolhas de forma democrática.
As próximas eleições municipais brasileiras serão realizadas no dia 6 de outubro (1º turno) e no dia 27 de outubro (2º turno). Os eleitores escolherão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
No Brasil, o voto é obrigatório e todos os brasileiros entre 18 e 70 anos precisam escolher os seus representantes. Entretanto, jovens de 16 e 17 anos podem exercer seus escolhas de forma facultativa, ou seja, já têm o direito de votar.
Por que tirar 1º título de eleitor aos 16 ou 17 anos?
O professor Luis Felipe Valle, de Atualidades e Geografia do Colégio Oficina do Estudante, comenta que o exercício democrático é um direito importante garantido aos cidadãos e cidadãs que já completaram 16 anos, principalmente, para aqueles jovens que já começaram a desenvolver uma percepção crítica sobre a realidade.
“Tirar o 1º título de eleitor aos 16 ou 17 anos é uma oportunidade de expressar desejos, expectativas e reivindicar aquilo que consideram justo e necessário para o lugar onde estão inseridos, seja o município, a unidade federativa ou o país"
Luis Felipe Valle
Valle acredita que o jovem exercer o voto aos 16 ou 17 anos não é o final, mas o começo de um processo. Na opinião do profissional, a vitória de uma candidata ou
candidato, portanto, não equivale à final de um campeonato ou torneio.
Com o resultado das eleições, segundo o professor, o adolescente pode verificar se candidato vencedor cumprirá o compromisso assumido com a população, mesmo que não tenha votado nesse político.
"A ideia é que o adolescente acompanhe de perto o candidato eleito a fim de garantir que seu mandato seja exercido com transparência, competência e honestidade, zelando pelos direitos e interesses da população", acredita.
Dois alunos do 3º ano do ensino médio, com 17 anos, já tiraram o título de eleitor. O primeiro já votou nas eleições presidenciais de 2022. Já a segunda acabou de tirar o documento e está na expectativa para votar pela primeira vez.
Influência na decisão do voto
Giovanni Perlato votou nas eleições de 2022 e comenta que foi tudo muito novo e uma experiência muito boa. "Minha primeira eleição foi de grande repercussão, bateu um sentimento de friozinho na barriga na hora de ir na urna, mas valeu muito a pena ter participado!".
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O adolescente comenta que tudo influenciou na sua decisão nas eleições passadas, mas, na sua opinião, o que mais interferiu na sua decisão foi ver os planos de governo dos principais candidatos e de seus partidos.
"Meus conselhos para quem tirou o 1ª título de eleitor e vai votar pela primeira vez são: assista aos debates, leia as entrevistas e tudo que sai nas mídias"
Giovanni Perlato
Uma forma de expressar a democracia
Maria Eduarda Bourg, de 17 anos, também aluna da 3ª série do Ensino Médio, acabou de tirar o documento e irá votar pela primeira vez nas eleições municipais do dia 6 de outubro.
Para a adolescente, é importante participar, mesmo que de maneira indireta, da política. A estudante está muito feliz em poder contribuir com a democracia e está esperançosa.
“O ato individual de votar tem impacto coletivo, afinal, é uma forma de expressar a democracia e é meu dever como cidadã, além de estar o meu futuro e da minha geração em jogo. Espero que tenhamos candidatos justos que trabalhem com propostas reais favorecendo todas as camadas da sociedade"
Maria Eduarda Bourg
Como tirar o título de eleitor?
Para tirar o título de eleitor, o estudante deve ter acesso à internet e fazer o prcoesso por meio do sistema TítuloNet.
Conforme este artigo, basta acessar a página e selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher os campos indicados. Nessa etapa, é necessário informar dados pessoais, como o nome completo, endereço de e-mail, número do RG e local de nascimento.
Para comprovação, o sistema solicita o envio dos seguintes arquivos:
selfie do solicitante segurando um documento oficial com foto;
documento de identificação (frente e verso);
comprovante de residência;
comprovante de quitação com o serviço militar, para homens entre 18 e 45 anos.
As imagens devem estar legíveis para que a Justiça Eleitoral aprove a solicitação do documento.
O título de eleitor pode ser impresso pelapágina de Autoatendimento do Eleitor, na qual consta um QR Code para certificação do documento. O documento também pode ser acessado virtualmente pelo e-Título.