Whatsapp

A Constituição dos Estados Unidos

História da América

PUBLICIDADE

Resultado do processo de emancipação das Treze Colônias, a Constituição dos Estados Unidos foi logo discutida após a vitória contra os colonizadores ingleses. Nessa ocasião tivemos a formação de duas facções dividias entre os federalistas e republicanos. Os primeiros pregavam o fortalecimento do poder central com o intuito de preservar a união política dos estados. Já os republicanos acreditavam que a autonomia dos estados não poderia ser submetida ao governo central.

Interessada em buscar o equilíbrio entre as duas tendências, a carta constitucional estadunidense acabou sendo formada por uma série restrita de artigos. Criado em 1787, o documento abriu caminho para que os estados norte-americanos tivessem autonomia para elaborar uma série de leis que viriam a tratar de assuntos de natureza mais específica.

Em mais de 220 anos de existência, a Constituição dos Estados Unidos sofreu apenas vinte e sete emendas. As suas dez primeiras modificações, conhecidas como Bill of Rights, aconteceram quatro anos após a sua criação e tratava de assuntos ligados à questão da liberdade de expressão e liberdade religiosa. Ideologicamente influenciado pelo iluminismo, o documento acabou norteado à feição política de outras revoluções liberais que aconteceram posteriormente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as mais famosas reformas ocorridas posteriormente, podemos destacar as leis que determinaram o fim da escravidão (1865); a criação do voto feminino (1920); a proibição das confissões sob tortura (1937) e a que concedeu o direito do cidadão ficar em silêncio e exigir um advogado quando acusado por algum crime (1966). A Lei Seca, que proibia o comércio de bebidas alcoólicas, foi a única emenda revogada pelo governo norte-americano.

Comparativamente, podemos observar que o corpo de leis que regem os Estados Unidos é bastante funcional e estável. No Brasil, em pouco menos de dois séculos, já tivemos a criação de oito constituições diferentes. A última delas foi criada em 1988, conta com um texto bastante extenso e, até hoje, sofreu cinquenta e três emendas. Para muitos juristas, o enxugamento da nossa constituição seria fundamental para o melhor funcionamento das instituições judiciárias do país.


Por Rainer Sousa
Graduado em História

 

 

 

A Constituição dos Estados Unidos sofreu poucas alterações ao longo de sua história
A Constituição dos Estados Unidos sofreu poucas alterações ao longo de sua história

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "A Constituição dos Estados Unidos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/a-constituicao-dos-estados-unidos.htm. Acesso em 14 de abril de 2021.

Lista de Exercícios
Questão 1

Em qual ideal filosófico desenvolvido na Europa Ocidental no século XVIII foi inspirada a elaboração da Constituição dos EUA.

  1. Iluminismo.
  2. Socialismo.
  3. Escolástica.
  4. Idealismo.
  5. Materialismo.

Questão 2

Qual o objetivo principal da Carta Constitucional dos EUA ter sido elaborada com poucos artigos?

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique e conheça sobre vida de Benjamin Franklin. Aprenda sobre os acontecimentos mais importantes na biografia desse grande personagem da história norte-americana.
Clique e saiba mais sobre a Constituição de 1891. Descubra o contexto de sua elaboração e as suas principais características.
Donald Trump tomou posse da presidência dos Estados Unidos em janeiro de 2017. Clique aqui e saiba mais sobre essa figura polêmica!
Saiba quais e quantos são os estados dos Estados Unidos. Veja também suas capitais e descubra quais os estados mais ricos, populosos e atrativos do país.
Aprenda mais sobre a Guerra de Secessão, conflito que resultou no fim da escravidão nos Estados Unidos.
Acesse este texto para detalhes da vida de Harriet Tubman, uma mulher que fugiu da escravidão e dedicou a sua vida a ajudar outros escravizados.
Acesse este texto e saiba mais sobre a história dos Estados Unidos! Conheça os principais capítulos da história do país que possui a maior economia do mundo.
Conheça a História dos partidos republicano e democrata dos EUA, bem como sua evolução ao longo de mais de 200 anos.
Clique no link e saiba mais sobre a Independência dos Estados Unidos, que aconteceu em 1776. Saiba suas causas e consequências e os motivos da participação francesa.
Saiba mais sobre a política implantada no século XIX pelo governo norte-americano: a expansão territorial efetivada pela Lei do Povoamento de 1862 e o consequente massacre indígena.