Doutrina Truman

A Doutrina Truman foi a política externa adotada pelos Estados Unidos a partir de 1947 que tinha como objetivo afastar a influência política e ideológica da União Soviética.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Doutrina Truman foi uma política externa adotada pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria com o objetivo principal de impedir o avanço do comunismo e da influência da União Soviética no mundo. Ela foi reforçada com a implementação do Plano Marshall, que consistiu no auxílio financeiro para a reconstrução de países da Europa Ocidental depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa política foi anunciada em um discurso proferido pelo então presidente norte-americano, Harry Truman, no Congresso dos Estados Unidos, em 12 de março de 1947. Além do Plano Marshall, outra importante expressão da Doutrina Truman foi a criação da Otan, bloco que permanece atuante até o presente.

Leia também: Corrida espacial — outro desdobramento da disputa vigente na Guerra Fria

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Doutrina Truman

  • Doutrina Truman foi a política externa adotada pelos Estados Unidos com o objetivo de conter o avanço do comunismo e fornecer auxílio de reconstrução à Europa.

  • É tida como o marco inicial da Guerra Fria, conflito político-ideológico entre os Estados Unidos e a União Soviética.

  • Foi criada pelo 33º presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, e implementada mediante um discurso proferido pelo político no Congresso norte-americano em 12 de março de 1947.

  • Inicialmente, o foco era o continente europeu. No entanto, a Doutrina Truman avançou sobre outros países, inclusive na América do Sul.

  • Uma das expressões da Doutrina Truman e que permanece até hoje é a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  • O projeto de auxílio financeiro para a reconstrução da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial ficou conhecido como Plano Marshall e era parte da Doutrina Truman.

  • Pode-se dizer que, com a Doutrina Truman, os Estados Unidos reforçou o seu papel como líder do bloco capitalista na geopolítica internacional do período.

  • A União Soviética se dissolveu em 1991, o que representou o fim da Guerra Fria e, portanto, da Doutrina Truman.

O que é a Doutrina Truman?

Bandeira dos Estados Unidos e da União Soviética sobrepostas. [imagem_principal]
A Doutrina Truman visava impedir o aumento da influência soviética na Europa e no restante do mundo.

A Doutrina Truman foi uma política de segurança e externa adotada pelos Estados Unidos em 1947, no período da Guerra Fria, para a contenção dos avanços do comunismo sobre os demais países do mundo.

O surgimento da Doutrina Truman decorreu da impossibilidade do Reino Unido de manter o auxílio econômico e militar à Grécia e à Turquia, que solicitaram auxílio ao país norte-americano. Dessa forma, o apoio fornecido a ambos os países emergiu como sendo uma estratégia geopolítica de contenção da União Soviética na Europa e de crescimento do bloco capitalista, que, com a doutrina Truman, passou a ser oficialmente liderado pelos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aspectos da Doutrina Truman

A Doutrina Truman era entendida como uma política estratégica de contenção. Ela se desdobrou a partir do auxílio econômico que era oferecido a países que estiveram envolvidos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para que eles pudessem se reconstruir internamente e retomar uma condição de estabilidade política e econômica. Esse suporte financeiro era seguido por alianças econômicas e planos de comércio que procuravam estreitar cada vez mais os laços do país auxiliado com os Estados Unidos, de modo a afastar a influência da União Soviética.

A atuação dos Estados Unidos não se restringiu ao continente europeu. A intervenção política do país norte-americano em territórios da América Latina, incluindo o Brasil, por meio do apoio a regimes autoritários e de exceção é entendida como parte da Doutrina Truman, tendo como justificativa a restrição dos ideais comunistas nesses países.

Uma das expressões da Doutrina Truman em escala internacional foi a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan, em 1949. Esse organismo internacional tem como objetivos a promoção de valores democráticos, a cooperação entre os seus membros e a realização de ações militares para a resolução de conflitos.

Desde a sua fundação, a Otan visa à defesa mútua dos países-membros, sendo que o ataque a qualquer país é interpretado como um ataque aos demais. A organização foi, à época, tida como uma das principais atuantes no combate ao avanço do socialismo no mundo.

Leia também: Crise dos Mísseis em Cuba — o atrito diplomático que quase levou EUA e URSS à guerra

Objetivos da Doutrina Truman

Eram objetivos da Doutrina Truman:

  • fornecer auxílio econômico e financeiro aos países europeus para a sua reconstrução no pós-guerra;

  • afastar a influência comunista no mundo, enfraquecendo, com isso, o status de potência da União Soviética.

Ainda que não fosse um objetivo explícito, a Doutrina Truman fortaleceu a posição geopolítica dos Estados Unidos na velha ordem mundial, colocando-o como líder do bloco capitalista. Pode-se dizer, então, que a Doutrina Truman marcou o início da guerra ideológica e política que ficou conhecida como Guerra Fria.

Quem criou a Doutrina Truman?

Harry Truman em discurso, o presidente que criou a Doutrina Truman.
O presidente Harry Truman durante discurso no Congresso dos Estados Unidos em 1947.

A Doutrina Truman foi criada pelo 33º presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman (1884-1972), que ocupou o cargo entre 1945 e 1953. Pertencente ao Partido Democrata, Truman chegou à presidência após o falecimento de Franklin D. Roosevelt, de quem era vice.

Discurso da Doutrina Truman

Antes da fala que inaugurou a Doutrina Truman, Winston Churchill (1874-1965), que foi primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, realizou um discurso na Westminster College, nos Estados Unidos, alertando sobre o crescimento da influência da União Soviética sobre os países do Leste Europeu e do risco potencial que esse avanço oferecia à integridade das democracias ocidentais. Churchill descreveu a divisão que ocorria no continente europeu com uma alusão a uma barreira física, uma cortina de ferro, de onde surgiu a expressão utilizada posteriormente. A ideia da polarização, então, já havia sido instalada.

Um ano mais tarde, em 12 de março de 1947, diante do Congresso dos Estados Unidos, o então Presidente Harry Truman proferiu um discurso em que demonstrou preocupação face aos problemas que estavam sendo enfrentados pela Grécia e pela Turquia. Na sua fala, Truman reforçou que o auxílio a ser aprovado para esses países era fundamental para que eles pudessem se manter como nações livres e independentes. Isso porque, à época, diversos territórios do leste e sudeste da Europa foram incorporados à União Soviética.

Página inicial do documento contendo o discurso que Truman proferiu no Congresso norte-americano em 1947.
Página inicial do documento contendo o discurso que Truman proferiu no Congresso norte-americano em 1947.

Em seu discurso|1|, Truman deixou claro qual era o objetivo da política externa dos Estados Unidos daquele momento adiante: “a criação de condições nas quais nós (os EUA) e outras nações seremos capazes de desenvolver um modo de vida livre da coerção.” A referida coerção seria aquela exercida pelo bloco comunista sobre os demais países europeus, principalmente.

O presidente norte-americano reforça, ainda, o papel de liderança dos Estados Unidos na oposição a esses regimes que chamou de totalitários, já que a sua forma de atuação seriam uma ameaça à paz internacional e à segurança do território estadunidense:

“Para assegurar o desenvolvimento pacífico das nações, livre de coerção, os Estados Unidos assumiram papel de liderança em estabelecer as Nações Unidas (ONU). A ONU foi designada para possibilitar a liberdade e a independência duradoura para todos os seus membros. Entretanto, não devemos concretizar nossos objetivos a menos que estejamos dispostos a ajudar os povos livres a manterem suas instituições livres e a sua integridade nacional diante de movimentos agressivos que procuram impor sobre eles seus regimes totalitários. Isso nada mais é do que um reconhecimento franco de que regimes totalitários impostos a povos livres, por meio da agressão direta ou indireta, destroem as fundações da paz internacional e, por conseguinte, a segurança dos Estados Unidos.”

Ao final do discurso, Truman estabeleceu o montante de US$ 400 milhões em auxílios à Grécia e à Turquia. Em um gesto mais amplo, estava decretado o princípio da Doutrina Truman na política externa dos Estados Unidos. Leia, abaixo, o trecho em que Truman descreve as bases da atuação norte-americana no exterior a partir de então, com base na sua concepção:

“Eu acredito que deve ser a política dos Estados Unidos apoiar povos livres que estão resistindo a tentativas de subjugação por minorias armadas e pressões externas. Eu acredito que nós devemos assistir os povos livres a estabelecer seu próprio destino à sua maneira. Eu acredito que a nossa ajuda deve ser, principalmente, através do auxílio econômico e financeiro, que são essenciais para a estabilidade econômica e para o ordenamento dos processos políticos.”

Doutrina Truman e Plano Marshall

O Plano Marshall tinha como objetivo auxiliar financeiramente os países da Europa Ocidental para a sua reconstrução no pós-Segunda Guerra Mundial. Além de empréstimos, os Estados Unidos também enviavam maquinários, combustíveis e alimentos básicos para a região. Oficialmente chamado de Programa de Recuperação Europeia, o Plano Marshall ficou conhecido dessa forma como referência ao Secretário de Estado dos EUA à época, o general George C. Marshall, o idealizador dessa política.

Essa foi mais uma maneira do país norte-americano ampliar a sua influência sobre o continente europeu, onde já vigorava um plano de recuperação soviético que contemplava, principalmente, os países do bloco socialista. O auxílio era fornecido aos membros do Comecon, o Conselho para Assistência Econômica Mútua, formado pelas nações do Leste Europeu. Dessa forma, o Plano Marshall era um dos instrumentos da Doutrina Truman.

Entre 1948, quando o plano foi aprovado, e 1953, os EUA destinaram mais de US$ 13 bilhões em empréstimos e outras formas de auxílio para a Europa Ocidental. Dentre os 16 países que receberam maiores aportes de capital norte-americano, os cinco abaixo se encontram no topo da lista:

  • Reino Unido;

  • França;

  • Itália;

  • Alemanha (Ocidental);

  • Países Baixos (Holanda).

Quanto tempo durou a Doutrina Truman?

Considerando a extensão da Guerra Fria e a manutenção da União Soviética enquanto uma unidade nacional, a Doutrina Truman durou até o ano de 1991. Pode-se dizer que ela terminou com a dissolução do bloco socialista e com a emergência de uma nova ordem mundial, em que a bipolaridade deu lugar à multipolaridade.

Leia também: Por que a União Soviética chegou ao fim?

Exercícios sobre Doutrina Truman

Questão 1

(UEA) Analise a charge que retrata um momento geopolítico do período da Guerra Fria.

Charge que retrata a Doutrina Truman.

A Doutrina Truman, no contexto geopolítico analisado na charge,

a) permitiu ao regime da União Soviética requerer a condição de país-membro permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

b) assegurou a interferência dos Estados Unidos no processo de independência dos países africanos e das ditaduras no Sudeste Asiático.

c) consolidou a zona de influência imperialista dos Estados Unidos sobre os países capitalistas para conter a expansão do socialismo.

d) favoreceu a formação de uma aliança militar do ocidente para instituir o regime democrático na Alemanha Oriental.

e) estimulou a propaganda ideológica socialista da União Soviética dentro da Cortina de Ferro, no leste da Europa e na região dos Bálcãs.

Resposta: Alternativa C. A Doutrina Truman foi implementada nos Estados Unidos como forma de conter o avanço do socialismo na Europa, em primeiro lugar, mas também no restante do mundo, consolidando o papel do país norte-americano frente ao bloco capitalista.

Questão 2

(Famema) Analise o cartaz divulgado no contexto da Guerra Fria.

Cartaz sobre o Plano de Marshall.

O cartaz faz propaganda de um plano:

a) político para dominar as nações recém-libertas do neocolonialismo.

b) diplomático para aproximar os territórios capitalistas dos socialistas.

c) econômico para reestruturar a Europa Ocidental pós-Segunda Guerra.

d) ideológico para formar uma “cortina de ferro” contra o avanço da URSS.

e) social para incentivar a construção civil nos EUA após a Grande Depressão.

Resposta: Alternativa C. O Plano Marshall, parte da Doutrina Truman, foi um plano econômico que teve como principal objetivo a reconstrução dos países da Europa Ocidental logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Notas

|1| NATIONAL ARCHIVES. Milestone documents: Truman Doctrine (1947). The U.S. National Archives and Records Administration, 08 fev. 2022. Disponível em: https://www.archives.gov/milestone-documents/truman-doctrine.

Fontes:

DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila; PELLEGRINI, Marco. Jovens Sapiens História: 9º ano. São Paulo: Scipione, 2022. 1 ed.

GCFM. The Marshall Plan. The George C. Marshall Foudation (GCFM), [s.d.]. Disponível em: https://www.marshallfoundation.org/the-marshall-plan/.

MANTOVANI, Thaís. A doutrina da contenção e a repressão social no governo Dutra. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 22, 2003, João Pessoa. Anais do XXII Simpósio Nacional de História: História, acontecimento e narrativa. João Pessoa: ANPUH, 2003. Disponível em: https://anpuh.org.br/index.php/documentos/anais/category-items/1-anais-simposios-anpuh/24-snh22.

MAREK, Michael. 1947: Divulgada a Doutrina Truman. DW, 12 mar. 2016. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/1947-divulgada-a-doutrina-truman/a-305913.

REDAÇÃO. Os 33 segundos que marcaram o início da Guerra Fria há 75 anos. BBC, 29 mai. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61560065.

REDAÇÃO. The Truman Doctrine and the Marshall Plan. Bitesize – BBC, [s.d.]. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/bitesize/guides/z8jjjsg/revision/2.

STEPHAN, Claudia. A Doutrina da Segurança Nacional de Contenção na Guerra Fria: fatores que contribuíram para a participação dos militares na política brasileira (1947-1969). Conjuntura Global, v. 5, n. 3, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/conjgloblal/article/view/50544.

Presidente Harry S. Truman
Presidente Harry S. Truman
Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Doutrina Truman"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/doutrina-truman.htm. Acesso em 05 de dezembro de 2025.
Copiar