Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Richard Milhous Nixon

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

36o presidente dos Estados Unidos (1969-1974) nascido em Yorba Linda, Califórnia, cujo segundo mandato na presidência terminou dramaticamente quando se descobriu que o presidente havia encoberto ações de espionagem contra seus adversários políticos. Formado em direito (1937) pela Universidade Duke, em Durham, Carolina do Norte, durante breve período, trabalhou no Escritório de Administração de Preços, em Washington. Casou-se (1940) com Patricia Ryan Nixon e foi pai de duas filhas: Patricia, a Tricia, e Julie.

Na Segunda Grande Guerra, alistou-se na Marinha (1942) e serviu no Pacífico. De volta à vida civil, dedicou-se à política e foi eleito deputado federal (1947/1949) e para o Senado (1951). Foi Vice-presidente (1953-1961) do republicano Dwight Eisenhower. Enfrentou e perdeu para John Kennedy a campanha presidencial (1960). Dois anos depois também perdeu a disputa para governador da Califórnia. Afastou-se da vida política e passou a exercer a advocacia em Nova York, porém, o Partido Republicano novamente lançou sua candidatura à presidência (1968) e,desta vez, saiu-se vitorioso contra o democrata Hubert Humphrey. Durante seu primeiro mandato na Casa Branca, procurou reduzir os efetivos militares americanos no exterior e substituiu os soldados por ajuda econômica e defensiva.

Assim, grandes contingentes de tropas receberam ordem de abandonar o Vietnam. Na política interna, Nixon travou dura luta contra a inflação, mediante o controle de preços e salários e a redução dos gastos públicos. O presidente restabeleceu as relações dos Estados Unidos com a China e viajou a Moscou, onde deu impulso às negociações com a União Soviética sobre a redução de armamentos. S

ua política externa contou com o apoio de um brilhante consultor, Henry Kissinger, primeiro como diretor do Conselho Nacional de Segurança e depois como secretário de Estado. Reeleito (1972) foi tragado pelo chamado Escândalo Watergate, nome de um edifício em Washington onde o Partido Democrata, na oposição, descobriu que era espionado pelos republicanos. Acusado de dificultar as investigações, renunciou à presidência (1974) e foi sucedido pelo vice-presidente Gerald Ford, que usou de seus poderes constitucionais para perdoá-lo, um mês depois. Morreu em em Nova York em 22 de abril.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Richard Milhous Nixon"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/richard-milhous.htm. Acesso em 14 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante