PUBLICIDADE
A América do Norte é um subcontinente da América localizado no hemisfério norte e ocidental, sendo composta por três países: Canadá, Estados Unidos e México. Trata-se de uma região muito extensa e que é composta por um conjunto diverso de paisagens naturais, as quais variam de tundras e taigas até florestas tropicais, com a presença de grandes planícies e extensas cadeias montanhosas.
Devido a processos históricos, os países norte-americanos apresentam níveis de desenvolvimento e culturais bastante distintos, notadamente quando se considera a divisão entre América Anglo-Saxônica e América Latina. Atualmente mais de 613 milhões de pessoas vivem na América do Norte.
Leia também: Quais são os países da América do Sul?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre América do Norte
- 2 - Videoaula sobre a América do Norte
- 3 - Dados gerais sobre a América do Norte
- 4 - Países da América do Norte e suas capitais
- 5 - Mapa da América do Norte
- 6 - Divisão da América do Norte
- 7 - Geografia da América do Norte
- 8 - Demografia da América do Norte
- 9 - Economia da América do Norte
- 10 - Cultura da América do Norte
- 11 - Infraestrutura da América do Norte
- 12 - História da América do Norte
- 13 - Curiosidades sobre a América do Norte
Resumo sobre América do Norte
-
América do Norte é um subcontinente da América situado nos hemisférios norte e oeste.
-
É formada por três países: Canadá, Estados Unidos e México. Contém, ainda, territórios como o da Groenlândia.
-
Devido à sua extensão territorial, a América do Norte apresenta desde climas glaciais até climas tropicais, com relevo bastante heterogêneo e paisagens de tundras a florestas.
-
Sua população é de mais de 613 milhões de habitantes, tendo como país mais populoso os Estados Unidos.
-
A América do Norte apresenta forte contraste econômico, com a presença de dois países desenvolvidos e um país emergente, que é o México.
-
A economia norte-americana é bastante diversa e tem como atividades a exploração de recursos minerais, a agropecuária, a indústria tecnológica e o turismo.
-
O subcontinente norte-americano apresenta uma história marcada pela formação de colônias de povoamento nos Estados Unidos e no Canadá, e colônia de exploração no México.
-
A cultura norte-americana, especialmente a estadunidense, difundiu-se pelo mundo todo e hoje a região é um dos centros culturais mais importantes do planeta.
Videoaula sobre a América do Norte
Dados gerais sobre a América do Norte
-
Nome oficial: América do Norte.
-
Gentílico: norte-americano.
-
Extensão territorial: 23.500.000 km².
-
Localização: hemisférios norte e ocidental, no continente América.
-
Países: Canadá, Estados Unidos e México.
-
Maior país: Canadá.
-
Menor país: México.
-
-
Clima: polar, temperado, tropical, tropical úmido e árido.
-
Divisão administrativa: três países e uma região autônoma.
-
Idiomas: inglês, francês, espanhol.
-
Religiões: protestantismo, catolicismo, anglicanismo, judaísmo, etc.
-
População: 613 milhões de habitantes.
-
Densidade demográfica: 26 hab./km².
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,935 (Canadá), 0,927 (Estados Unidos) e 0,781 (México).
-
Moedas: dólar americano, dólar canadense, peso mexicano.
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 30 trilhões aproximadamente.
-
Gini: 0,317 (Canadá), 0,413 (Estados Unidos) e 0,435 (México).
-
Fuso horário: GMT -10 a GMT -3.
-
Relações exteriores: ONU, OMC, Bando Mundial, FMI, Otan, OEA.
Países da América do Norte e suas capitais
País |
Capital |
Canadá |
Ottawa |
Washington |
|
México |
Cidade do México |
Fica na América do Norte, também, a Groenlândia, uma região autônoma pertencente à Dinamarca.
Mapa da América do Norte
Divisão da América do Norte
A América do Norte pode ser dividida de acordo com critérios históricos e culturais em duas regiões, uma das quais compreende áreas em outros subcontinentes:
-
América Anglo-Saxônica: composta pelo Canadá e pelos Estados Unidos. Essa região foi delimitada principalmente pelo fator linguístico, já que os países que a integram têm o inglês como o seu idioma oficial. Além disso, compreende as duas nações com o maior nível de desenvolvimento de todo o continente americano.
América Latina: na América do Norte, apenas o México integra a América Latina. Entretanto, essa ampla região é formada por outros países americanos situados mais ao sul. A região foi delimitada a partir do fator linguístico, com idiomas latinos como o espanhol e o português, além de fatores históricos semelhantes como o processo de colonização pelo qual passaram.
Veja também: América Latina — outra subdivisão do continente americano
Geografia da América do Norte
A América do Norte é um subcontinente da América que se estende por mais de 23,5 milhões de km² nos hemisférios norte e oeste. Essa ampla região é formada por apenas três países, os quais são banhados pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico. Por conta de sua extensão territorial, a América do Norte exibe paisagens naturais contrastantes e que são correspondentes aos aspectos geográficos de cada um dos países que a integram.
A seguir, conheça melhor a geografia desse subcontinente.
-
Clima da América do Norte
Os territórios da América do Norte estão situados em todas as zonas térmicas do hemisfério setentrioal: desde a parcela tropical que compreende o Sul do México até a zona glacial ártica no Norte do Canadá, abrangendo também a região da Groenlândia. Essa distribuição de terras condiciona a ocorrência de climas bastante distintos e contrastantes, o que resulta em paisagens naturais heterogêneas e uma rica biodiversidade.
O Canadá é o país mais frio da América do Norte, prevalecendo os climas polar (ou glacial ártico) e temperado. Ambos são marcados por temperaturas baixas, mas o clima do tipo polar especificamente é caracterizado por mínimas extremas que podem chegar a -40º C. Nos Estados Unidos e no México encontram-se ocorrências climáticas que vão de temperadas e tropicais, alternadamente quentes e úmidas, a áridas, com áreas muito quentes e secas que proporcionam a formação de paisagens desérticas como o Deserto de Chihuahua e de Sonora.
-
Clima da América do Norte
A paisagem heterogênea da América do Norte se dá, também, devido às suas formas de relevo. Desde o Canadá até o Sul do México, grandes cadeias montanhosas se distribuem a leste e a oeste dos países norte-americanos. A principal cordilheira da América do Norte recebe o nome de Montanhas Rochosas, e se situa na porção oeste desde o Canadá até os Estados Unidos. Outros conjuntos de montanhas são identificados nos três territórios, como os Montes Apalaches no Leste dos Estados Unidos e a Sierra Madre no México.
Entre as áreas montanhosas e também no litoral dos países norte-americanos a paisagem é dominada por terrenos planos ou suavemente ondulados como as Grandes Planícies, situadas na porção central do Canadá e dos Estados Unidos. Importantes planícies norte-americanas ficam no vale do rio Mississippi e também na região do golfo do México.
-
Vegetação da América do Norte
As condições climáticas, edáficas (relacionadas ao solo) e de relevo dão origem a vegetações complexas e distintas entre si nos territórios norte-americanos. A tundra e a taiga são identificadas nas terras frias do Canadá. Nos Estados Unidos se identifica maior diversidade vegetacional, com a presença da tundra, de florestas temperadas, de pântanos e de áreas desérticas e de estepes. O México, por sua vez, possui florestas tropicais recobrindo uma parte de seu território, além de florestas temperadas em áreas de maior altitude, desertos e estepes.
-
Hidrografia da América do Norte
A América do Norte possui uma hidrografia complexa formada por amplas bacias hidrográficas e rios extensos e caudalosos que percorrem milhares de quilômetros, além de sistemas de lagos compartilhados por dois territórios. O rio Missouri é o mais longo do subcontinente, e se estende por 3.767 quilômetros nos Estados Unidos. Em segundo lugar vem o rio Mississippi, curso d’água do qual o Missouri é tributário, com 3.766 quilômetros. Extensos rios também percorrem os territórios canadense e mexicano, como o rio Mackenzie (Canadá) e o rio Bravo (México).
No Alasca, estado pertencente aos Estados Unidos, e também nas porções mais setentrionais do Canadá há a presença de geleiras, que são responsáveis por alimentar cursos d’água no verão. Destaca-se, ainda, o sistema dos Grandes Lagos, que abrange uma área de 244.106 km² entre o Canadá e os Estados Unidos, sendo a maior superfície de água doce do mundo. Sua conexão com o oceano Atlântico se dá por meio do rio São Lourenço.
Demografia da América do Norte
A América do Norte é o subcontinente mais populoso da América, e concentra aproximadamente 7% de toda a população mundial. Estima-se que a atual população norte-americana seja de 600 milhões de habitantes aproximadamente, com mais da metade desse total habitando os Estados Unidos. Esse país tem a maior população da América do Norte e a terceira maior do mundo, com 345 milhões de habitantes. O México, por sua vez, possui 130 milhões de habitantes, enquanto cerca de 40 milhões de pessoas vivem no Canadá.
A maior parte da população norte-americana, o que corresponde a mais de 83%, vive nas cidades e grandes centros urbanos. A cidade mais populosa da América do Norte, e uma das maiores do mundo, é a capital mexicana, a Cidade do México, em que vivem 21,5 milhões de habitantes. Na sequência estão Nova York, Los Angeles, Chicago e Houston, todas elas nos Estados Unidos. Para termos uma ideia, a população de Houston, no Texas, é de 6,1 milhões de habitantes. Já a cidade mais populosa do Canadá, Toronto, tem 2,7 milhões de habitantes.
Economia da América do Norte
A América do Norte é um continente que concentra alta riqueza devido ao elevado grau de desenvolvimento de dois de seus países: os Estados Unidos e o Canadá. Ao mesmo tempo, é uma região de intensos contrastes não somente geográficos, conforme vimos anteriormente, como também socioeconômicos. As economias canadense e estadunidense são desenvolvidas, entretanto o México é classificado como um país emergente.
Os Estados Unidos são, hoje, a maior economia do mundo. O país apresenta um Produto Interno Bruto (PIB) de 29 trilhões de dólares, o que equivale a uma parcela de 26,5% do PIB mundial. Todos os setores têm participação importante na economia estadunidense, inclusive o primário, com a exploração de recursos minerais e da agropecuária. Destaca-se como um dos maiores produtores de soja e lidera como o principal produtor de milho do mundo.
A indústria dos Estados Unidos se apoia em alto nível tecnológico, ao mesmo tempo que o setor terciário e atividades como as finanças, as telecomunicações, o segmento tecnológico e o turismo contribuem em grande parcela para o PIB nacional. O Canadá apresenta o mesmo perfil econômico dos Estados Unidos, com forte presença da mineração em suas atividades econômicas. No México, em contrapartida, é o setor terciário que possui maior peso na economia nacional, com destaque para o comércio e os serviços, notadamente o turismo.
Todas as economias nacionais acima descritas integram o bloco econômico denominado Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, em inglês), que tem como objetivo facilitar as trocas comerciais entre os países do subcontinente norte-americano.
Cultura da América do Norte
A América do Norte detém grande diversidade cultural especialmente pelo fato de nela estarem contidos países com raízes étnicas bastante distintas juntamente com processos de povoamento desiguais. Um dos principais aspectos que evidenciam isso é a língua falada: na América do Norte se fala o inglês, que é predominante, e também o francês na província canadense de Québec.
Outro elemento cultural importante na América do Norte é a religião. O protestantismo e o catolicismo são as duas religiões mais difundias no subcontinente, sendo a segunda a principal religião no México. Algumas tradições mexicanas têm raízes justamente na religiosidade, como o Dia dos Mortos, celebrado todo 2 de novembro. Nos Estados Unidos e no Canadá, destacam-se festas como o Dia de Ação de Graças, o Halloween, o Quatro de Julho (independência dos Estados Unidos) e o Dia do Canadá (1º de julho).
A América do Norte é um dos principais centros difusores de cultura do mundo moderno, especialmente os Estados Unidos. Com a modernização dos meios de comunicação e a facilidade de compartilhar novas informações para todo o mundo de forma rápida e instantânea, signos culturais como as produções audiovisuais (com destaque para Hollywood), o modo de se vestir, os hábitos de consumo e até mesmo determinados costumes norte-americanos são propagados e replicados em todo o mundo.
Infraestrutura da América do Norte
A América do Norte é um subcontinente formado por dois países desenvolvidos e um país emergente, embora dados mostrem que isso pouco afeta a oferta de infraestrutura para a população. Todos os países possuem maioria de população urbana, o que gira em torno de 83%, e detêm uma ampla rede de infraestrutura social que atende a todos os seus habitantes. Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá e no México as redes de saneamento básico atendem a quase toda a população, da mesma maneira que o acesso a energia elétrica é total.
A geração de eletricidade no México e nos Estados Unidos é feita principalmente por meio de fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis. O Canadá, em contrapartida, obtém mais de 65% de sua eletricidade das hidroelétricas.
Outro aspecto relevante da infraestrutura da América do Norte diz respeito à sua densa rede de transportes. Os Estados Unidos lideram o ranking de maior malha viária do mundo, com amplas rodovias, ferrovias e até mesmo hidrovias. Somente o país detém mais de 15 mil aeroportos. Em conjunto, o subcontinente possui quase 19 mil aeroportos nacionais e internacionais.
História da América do Norte
Os primeiros habitantes da América do Norte chegaram até essa região do planeta a partir do Estreito de Bering, que aproxima a Ásia da América no Pacífico Norte. Não obstante se trate de uma área de mar, o estreito se encontrava congelado à época da travessia, o que proporcionou a formação de uma ponte entre os continentes. Os povos oriundos do continente asiático passaram a levar uma vida nômade na América do Norte, e deram origem aos povos nativos norte-americanos que foram a única população do subcontinente até a chegada dos colonizadores europeus.
Os nativos americanos formaram desde uma série de povoados até grandes impérios mais ao sul, no México. Destaca-se a presença do Império Asteca, formado no século XIV a partir da fundação de sua capital, a cidade de Tenochtitlán. O povo asteca, entretanto, teria surgido no século anterior. O Império Asteca foi um dos maiores e mais importantes da América Pré-Colombiana, tendo sido conquistado pelos espanhóis em 1521, quado seu domínio chegou ao fim.
A atuação dos europeus na América do Norte aconteceu de maneira bastante distinta: enquanto o Canadá e os Estados Unidos passaram por um processo de colonização de povoamento, o México passou pela colonização de exploração, que é característica dos países latino-americanos. Na América Anglo-Saxônica se formaram as Treze Colônias dominadas pelos ingleses, ao passo que o México se transformou em uma colônia espanhola.
O processo de independência dos países norte-americanos envolveu uma série de conflitos, dos quais se destaca a Revolução Americana, que garantiu a declaração de independência das Treze Colônias no ano de 1776. Antes disso, nota-se a ocorrência de disputas locais pela expansão do território dos atuais Estados Unidos. O México estabeleceu a sua soberania meio século mais tarde, declarando a sua independência da Espanha em 1821. O Canadá apresenta uma longa história de soberania política internacional que começou em 1867, não obstante tenha oficialmente se tornado uma nação independente do Reino Unido em 1982.
Saiba mais: As Treze Colônias inglesas que deram origem aos Estados Unidos
Curiosidades sobre a América do Norte
-
A menor temperatura já registrada no Canadá foi de -62,8º C em 1947.
-
Fica na Cordilheira do Alasca o ponto de maior elevação da América do Norte: trata-se do Monte McKinley, ou Denali, com 6.190 metros de altitude.
-
Os Estados Unidos possuem dois estados que não são contíguos territorialmente com a sua maior extensão de terra: trata-se do Alasca, que faz fronteira com o Canadá, e o Havaí, situado no oceano Pacífico.
-
Fica na província de Yucatán, no México, a cratera de impacto do meteoro que causou a extinção dos dinossauros há 66 milhões de anos.
Créditos das imagens
Fontes
IMF Data. Disponível em: https://www.imf.org/en/Data.
UNDP. Human Development Insights. Disponível em: https://hdr.undp.org/data-center/country-insights#/ranks.
UNData. Disponível em: https://data.un.org/en/index.html.
The World Factbook. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/.