PUBLICIDADE
A composição é um dos processos de formação de novas palavras. A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio.
Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor). Podemos verificar que a palavra é composta pelo verbo 'beijar' e pelo substantivo 'flor', as quais, juntas, formam o nome de um pássaro que se alimenta do néctar das flores. Desse modo, é formado um substantivo cujo significado é distinto das duas palavras que o compõem. Essa formação pode ocorrer com o sem o auxílio do hífen.
A criação de novas palavras para denominar novos objetos, conceitos ou ocupações é a principal função dos processos de composição. As composições podem ocorrer de modo descritivo, ou seja, dão nomes a objetos por meio de suas características mais relevantes (lava-louças, papel-alumínio) e também de forma metafórica, ou seja, que resultam do uso figurado da linguagem (louva-a-deus, arranha-céu).
Os processos de Composição podem ocorrer de duas formas. Observe:
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas. Isso significa que a alteração ocorre apenas no significado da nova palavra formada após a composição. Vejamos alguns exemplos:
-
Para-raios
-
Passatempo
-
Pé de moleque
-
Segunda-feira
-
Guarda-roupa
-
Girassol
-
Audiovisual
-
Paraquedas
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Vejamos alguns exemplos:
-
Pontiagudo (ponta + aguda - aquilo que possui ponta aguçada)
-
Planalto (plano + alto)
-
Aguardente (água + ardente)
-
Vinagre (vinho + acre)
-
Pernalta (perna + alta)
-
Boquiaberto (boca + aberta)
Agora que você estudou como ocorrem as Composições por Justaposição e por Aglutinação é possível compreender melhor os processos de formação de algumas palavras da Língua Portuguesa.
Por Ma. Luciana Kuchenbecker