PUBLICIDADE
É comum encontrarmos léxico e vocabulário como sinônimos, entretanto, essa não é a forma adequada de definir esses dois termos. Pensando nisso, o Brasil Escola decidiu preparar um texto para acabar com essa confusão. Vamos lá?
-
O que é léxico?
O léxico é uma espécie de acervo de palavras de uma língua, configurando-se, portanto, como um dos responsáveis por abrigar e representar o patrimônio cultural de um povo. Os falantes de um idioma não são capazes de dominar completamente o léxico de sua língua materna. Isso porque a mutabilidade do léxico, sua principal característica, é uma barreira para que isso aconteça.
-
O que é vocabulário?
Para formar seu vocabulário, o falante acessa o conjunto de palavras pertencentes a uma língua, isto é, o léxico. Em outras palavras, o vocabulário é um recorte do léxico, caracterizando-se pela seleção que um falante faz das palavras disponíveis pela língua.
-
Conceito de Palavra
Diante das diferenças entre léxico e vocabulário, é necessário pensarmos um pouco sobre o que é uma palavra. O conceito de palavra é complexo, porém, nossa equipe tentou organizar, de forma resumida, alguns pontos relevantes sobre a definição de palavra:
→ é uma sequência fônica que se associa de modo relativamente estável a um significado ou conjunto de significados;
→ é uma sequência fônica que se associa de modo relativamente estável a um conjunto de propriedades sintáticas;
→ é uma sequência fônica que se associa de modo relativamente estável a um conjunto de propriedades morfológicas;
→ é uma sequência fônica que se associa de modo relativamente estável a um conjunto de determinações de uso.
Podemos perceber, a partir dessa caracterização, que uma presença marcante é a referência à ideia de significação, à função (sintática, no caso) e ao uso – que também faz referência à função de determinado elemento. Tendo isso em vista, é importante destacarmos que a palavra é uma unidade que trabalha com a representação do que compõe o cenário em que estamos inseridos, configurando sentido e organização ao mundo do homem.
Ainda nessa perspectiva, cabe ressaltarmos que, uma vez que as relações e evoluções dos seres humanos são diversificadas e estão em constante transformação, os valores das palavras não são absolutos, além de ser impossível impedir o surgimento de novas palavras.
Bom, já ficou claro que há diferença entre léxico e vocabulário, agora vai uma dica para ampliar seu vocabulário e, consequentemente, conhecer ainda mais o léxico da língua portuguesa: leia bastante e, ao deparar-se com palavras que você não conhece ou um termo que tem variados sentidos, procure o dicionário. Esse armazém do acervo lexical é uma das melhores ferramentas para que você siga aprimorando a capacidade de se expressar com clareza.
Por Mariana Pacheco
Graduada em Letras