Topo
pesquisar

Termos constituintes da oração

Gramática

Os termos constituintes da oração são demarcados pelos essenciais, integrantes e acessórios, cujos aspectos se voltam para a função que cada um deles ocupa.
Integram os termos constituintes da oração: os essenciais, integrantes e acessórios
Integram os termos constituintes da oração: os essenciais, integrantes e acessórios
PUBLICIDADE

Desde o momento em que dispomos de habilidades para nos expressarmos por meio da linguagem, trazemos conosco uma capacidade de organizar e estruturar as frases, orações e, por que não dizer, os períodos, que proferimos mediante as comunicações diárias. A essa habilidade atribuímos o nome de gramática internalizada.

Com o passar do tempo, tempo esse em que adquirimos um conhecimento mais aprofundado, tão logo descobrimos que a língua que falamos é regida por um sistema, um sistema de normas uma vez prescrito pela gramática de um modo geral e que se torna comum a todo usuário – a chamada gramática normativa. Por meio dela apreendemos muito sobre os fatos que norteiam o sistema linguístico de uma forma geral, e assim passamos a descobrir que todos os pressupostos com os quais estabelecemos familiaridade nos são úteis para que façamos uso deles, sobretudo, em todas as situações consideradas formais de interlocução.

Nesse sentido, a própria língua nos disponibiliza um leque distinto de possibilidades no sentido de estruturarmos os elementos expressos num dado contexto oracional, desde que tenhamos a consciência de que essa mobilidade se encontra relacionada à organização sintática, ou seja, a forma como situamos cada termo no seu devido lugar, tendo em vista a relação que todos eles estabelecem entre si, articulando-se mutuamente.

Assim, quando enfatizamos acerca do lugar que ocupam, estamos nos referindo à função que desempenham. Desse modo, informações atestam que somente passamos a descobri-la quando mantemos contato com os chamados “termos constituintes da oração”, uma vez ressaltados por meio da presente seção, a qual elaboramos pensando em você mesmo (a), caro (a) usuário (a).  Entre os importantes assuntos que aqui serão abordados, encontram-se:

# Termos essenciais da oração

# Termos integrantes dela

e...

# Termos acessórios que a ela se aplicam.

Conhecê-los? Simples é, sabe como? Por meio de um clique!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Listagem de Artigos

artigos Termos constituintes da oração

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

Crianças, saiam já da chuva!

Qual é a função do termo em destaque?

a) sujeito.

b) aposto.

c) adjunto adverbial.

d) adjunto adnominal.

e) vocativo.

Questão 2

Sobre o vocativo, é correto afirmar:

a) Termo utilizado para explicar, enumerar, resumir ou especificar outro termo, como um substantivo, pronome, etc., ou outra oração, podendo aparecer antes ou depois do termo ao qual se refere na frase.

b) Palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, etc., além de também poder agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento.

c) Termo que serve para chamar ou interpelar um interlocutor e não possui relação sintática com outro termo da oração, sendo assim, não pertence nem ao sujeito nem ao predicado.

d) Palavra invariável que acompanha o nome, qualificando-o. Pode ser usada no lugar de um nome ou referir-se a ele.

Ver resposta
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola