Os sinais de pontuação são um conjunto de sinais gráficos que indicam, em uma construção sintática, o maior ou menor grau de coesão entre estruturas e, em alguns casos, podem manifestar aspectos prosódicos (da fala) em um enunciado escrito. São eles:
1. Vírgula;
3. Ponto final;
4. Ponto de exclamação;
5. Ponto de interrogação;
6. Dois-pontos;
7. Aspas;
8. Travessão;
9. Parênteses.
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⇒ Regra geral
A vírgula é um sinal de pontuação que manifesta baixo grau de coesão (ligação) entre estruturas vizinhas. Repare que ela não gera baixo grau de coesão, mas sim manifesta um baixo grau de coesão já existente entre estruturas sintáticas.
Por exemplo:
Pedro encontrou companheiros novos, vizinhos e colegas de trabalho.
A palavra "novos" possui baixo grau de coesão com o termo "vizinhos" e alto grau de coesão com o termo "companheiros”.
Pedro encontrou companheiros, novos vizinhos e colegas de trabalho.
A palavra "novos" possui alto grau de coesão com o termo "vizinhos", mas não com “companheiros”.
Verifica-se, pois, que a vírgula demarca uma interrupção entre funções sintáticas ou orações independentes entre si, ou seja, funções sintáticas ou orações que possuem baixo grau de coesão entre si.
⇒ Vírgula e período simples:
a) Sujeito e predicado
Não se separa o sujeito do predicado, haja vista serem termos essenciais à oração e possuírem alto grau de coesão entre si.
O poeta é mentiroso.
Aquela senhora é educada.
É mentiroso o poeta (o poeta = sujeito)
É educada aquela senhora (aquela senhora = sujeito)
b) Complementos verbais (objeto direto e objeto indireto)
Não se separa por vírgula o verbo de seu complemento (objeto).
Nem deixou filhos...
... nem filhos deixou.
(filhos = objeto direto)
Os meus filhos, eu os amei. (os = os meus filhos)
Ao homem, deu-lhe Deus a sabedoria.(lhes = ao homem)
c) Adjunto adverbial
Os corpos foram encontrados no mar. (no mar = adjunto adverbial)
No mar, os corpos foram encontrados.
Os corpos, no mar, foram encontrados.
Ontem, todos saíram.
Ontem todos saíram.
Os alunos, hoje, estudaram Língua Portuguesa.
Os alunos hoje estudaram Língua Portuguesa.
d) Predicativo
A menina esperava o pai ansiosa. (ansiosa = predicativo do sujeito)
Ansiosa, a menina esperava o pai.
A menina, ansiosa, esperava o pai.
e) Aposto
Separa-se por vírgula o aposto explicativo:
Goiânia, a capital de Goiás, é campeã em qualidade de vida.
f) Vocativo
Separa-se por vírgula o vocativo, qualquer que seja a sua posição.
João, faça-me um favor.
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⇒ Vírgula e período composto por subordinação:
a) Subordinadas substantivas:
- Apenas a oração subordinada substantiva apositiva é separada por vírgulas.
Ele só queria uma coisa, que todos fossem embora!
b) Subordinadas adjetivas:
Os copos que estavam sobre a mesa estão sujos.
Os livros, que são fontes de conhecimento, devem ser preservados.
c) Subordinadas adverbiais:
Quando chegaram à cidade, procuraram o prefeito.
Procuraram o prefeito, quando chegaram à cidade.
Procuraram o prefeito quando chegaram à cidade.
⇒ Vírgula e período composto por coordenação:
a) Coordenadas assindéticas
Separam-se por vírgula as coordenadas assindéticas:
Abriu o site da banca, procurou seu nome, estava aprovado!
b) Coordenadas sindéticas
Nas coordenadas aditivas, a vírgula aparece quando os sujeitos são diferentes ou quando há a reiteração da conjunção (polissíndeto).
Maria saiu de casa e foi ao trabalho. (Maria é sujeito das duas orações)
Maria se casou, e Pedro ficou sozinho. (Os sujeitos são diferentes: Maria e Pedro)
E canta, e ri, e dança, e alegra-se. (polissíndeto)
⇒ Vírgula e termos de mesma função sintática (enumerações):
A vírgula é utilizada para separar termos de mesma função sintática (enumeração).
Chegavam mãe, pais e filhos.
⇒ Vírgula e zeugma:
Utiliza-se a vírgula para demarcar o zeugma verbal.
Nós queremos paz; eles, guerra.
Zeugma: forma de elipse (omissão) que consiste na supressão, em orações subsequentes, de um termo expresso na primeira.
Exemplo:
Cada criança escolheu um brinquedo; o menino, um carro; a menina, uma boneca.
⇒ Vírgula e local e data, em correspondências:
Usa-se vírgula para separar local e data, em correspondências:
Goiânia, 24 de março de 2019
⇒ Vírgula e termos explicativos e conclusivos:
Nossa aula acaba agora, aliás, acaba às 11h e 30 min.
⇒ Vírgula e anacoluto:
Exemplo:
A saúde, esse é um problema muito sério.
Observação:
Anacoluto: período iniciado por uma palavra ou locução, seguida de pausa (vírgula), que tem como continuação uma oração em que essa palavra ou locução não se integra sintaticamente, embora esteja integrada pelo sentido.
Veja também: Como evitar dez erros comuns de português?
O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica grau de coesão menor que o representado pela vírgula.
Exemplo:
João preparou-se muito para a prova; mas, naquele dia, não estava bem.
Repare que o ponto e vírgula separa orações coordenadas, e as vírgulas indicam que o adjunto adverbial está deslocado. As orações coordenadas – independentes sintaticamente entre si – possuem grau de coesão menor que um adjunto adverbial deslocado.
Nós queremos paz; eles, guerra.
No segundo exemplo, o ponto e vírgula separa orações coordenadas; a vírgula, porém, indica zeugma verbal.
A função principal do ponto e vírgula é separar estruturas coordenadas que possuem vírgulas internas.
Um bom discurso apresenta:
Os dois-pontos têm as seguintes funções:
a) Introduzir o discurso direto:
E João disse:
- Estou cansado!
b) Introduzir uma citação:
Segundo o Dicionário Houais, sujeito é: “termo sobre o qual recai a predicação verbal e com o qual o verbo concorda”.
c) Esclarecer, comentar ou detalhar (enumerar) um termo anterior:
Goiás e Vila, domingo passado: o Vila deu show!
a) Para indicar a supressão de algumas palavras em uma citação:
Como consta do conceito de sujeito, “...termo com o qual o verbo concorda”.
b) Para indicar uma interrupção da frase:
c) Para indicar hesitação, dúvida:
d) Para indicar que o sentido vai além do que ficou dito:
Todos riam, se divertiam, estavam alegres...
a) Fazer indicações cênicas de textos de teatro e indicações bibliográficas (rubrica):
João:
(com um fósforo na mão)
- Colocarei fogo nestas velhas cartas.
b) Fazer comentários e intercalações acessórias:
"Acrescentemos que em português a alternância vocálica pode ser o que podemos chamar submorfêmica. Isto acontece, quando não é ela (como ao contrário, sucede em fiz em face de fazer) a marca única da noção gramatical por expressar."
Joaquim Mattoso Câmara Jr.
Nesse caso, ao utilizar os parênteses, tem-se a intenção de indicar que o termo intercalado é acessório, ou seja, não possui, segundo o autor, tanta importância ou destaque.
c) Introduzir a palavra sic (há erro no texto original):
O poblema (sic) é a falta de emprego.
Acesse também: Cinco dicas sobre o uso da crase
a) Para indicar o início e o fim da citação:
“Navegar é preciso, viver não é preciso.”
Fernando Pessoa
b) Para destacar uma palavra ou para indicar uma ironia ou qualquer sentido figurado (conotativo):
O prefeito tem "aplicado" o dinheiro público; isso é claro e notório.
c) Para introduzir o discurso direto:
Com a raiva de um animal ferido, disse: “Quem será o homem que me enfrentará?”
d) Para indicar que a palavra é um neologismo ou um estrangeirismo
Estados Unidos querem a “lulalização” dos líderes de esquerda.
a) Indicar a mudança ou a fala no discurso direto:
- Estamos cansados! Queremos parar!
- Não! A aula só acaba às 11h e 30 min.
b) Para introduzir intercalações em períodos que possuem muitas vírgulas, comentários e explicações:
Nesse caso, os travessões geram ênfase ao termo intercalado, isto é, indicam que o elemento entre travessões possui destaque, relevância no contexto.
"Em outros termos: a vogal nasal fica entendida como um grupo de dois fonemas que se combinam na sílaba – vogal e elemento nasal."
Joaquim Mattoso Câmara Jr.
Sinal gráfico (!) que vem depois do termo que expressa admiração, surpresa, alegria, dor, espanto, exaltação etc.
Exemplo:
Saiam já daqui!
Sinal gráfico (?) que se coloca ao final de uma frase interrogativa direta.
Exemplo:
Por que todos estão rindo?
Sinais de pontuação |
Usos |
Vírgula |
- Nunca usar entre:
- Casos de uso:
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Ponto e vírgula |
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Dois-pontos |
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Ponto de interrogação |
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Ponto de exclamação |
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Reticências |
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Parênteses |
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Travessão |
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Aspas |
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Por Jairo Beraldo
Professor de Língua Portuguesa
Discorra acerca dos sinais de pontuação, tendo em vista as peculiaridades inerentes à oralidade e à escrita.
(F.E. Bauru) Assinale a alternativa em que há erro de pontuação:
a – ( ) Era do conhecimento de todos a hora da prova, mas, alguns se atrasaram.
b – ( ) A hora da prova era do conhecimento de todos; alguns se atrasaram, porém.
c – ( ) Todos conhecem a hora da prova; não se atrasem, pois.
d- ( ) Todos conhecem a hora da prova, portanto não se atrasem.
e – ( ) N.D.A