Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Como enriquecer o vocabulário

Gramática

PUBLICIDADE

O vocabulário de cada falante é constituído pelas palavras que ele conhece, adquiridas ao longo de sua vida, há também vocabulários comuns a determinadas categorias profissionais, que são adquiridos de acordo com a necessidade, como o vocabulário dos advogados, vocabulário dos médicos, vocabulário dos biólogos etc.

A partir de nossas vivências, durante conversas com amigos e através dos meios de comunicação é que ampliamos nosso vocabulário, quando temos um conhecimento mais aprofundado da língua ou baseando em nosso conhecimento intuitivo somos capazes até mesmo de criar palavras – neologismos -. Mas a melhor maneira de enriquecer o vocabulário é a leitura, que deve ser feita com muita atenção, observando as palavras desconhecidas, verificando sua grafia, significado e colocação na frase.

A oportunidade de empregar o novo vocabulário se dá no momento da produção textual (redação), é quando transmitimos o conhecimento adquirido a respeito do significado de tais palavras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marina Cabral
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Equipe Brasil Escola

Gramática - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Marina Cabral da. "Como enriquecer o vocabulário"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/como-enriquecer-vocabulario.htm. Acesso em 22 de setembro de 2021.

Artigos Relacionados
Nada melhor que usufruir de algumas dicas da língua, mesmo porque pressupostos ortográficos são alvo de questionamentos. Clique e confira acerca de algumas delas!
Eficácia e eficiência, para muitos, possuem o mesmo sentido. Contudo, apresentam algumas diferenciações, principalmente no campo da administração. Clique e confira!
Saiba qual é diferença entre vocabulário e léxico e conheça mais sobre esses elementos.
Formas verbais específicas se aplicam ao vocábulo “caso” usado como uma condicional. Conheça mais sobre esse assunto clicando aqui!