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Regência

Regência é um tema da gramática que estuda uma relação de dependência entre dois termos no enunciado. Na língua portuguesa, existem dois tipos de regência: nominal e verbal.

Regência verbal e regência nominal.
Existem dois tipos de regência: a verbal e a nominal.
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Regência é a relação que se estabelece entre uma palavra e seus complementos. Há dois tipos de regência na gramática da língua portuguesa: a verbal e a nominal. A regência verbal trata da relação de um verbo com seus complementos. A regência nominal trata da relação de um nome com seus complementos.

Leia também: Concordância nominal — regras gerais e casos específicos

Tópicos deste artigo

O que é regência?

Na gramática, a regência é a relação estabelecida entre dois termos, quando um é o termo regente, isto é, o termo principal, e outro é o termo regido, ou seja, o complemento do termo regente. O termo regido não tem sentido sozinho no enunciado, uma vez que depende do termo regente, ao qual está ligado na frase.

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Quais são os tipos de regência?

Há dois tipos de regência, de acordo com a classificação do termo regente: a nominal e a verbal.

Regência nominal

Na regência nominal, o termo regente é um nome (um substantivo, um adjetivo ou um advérbio). Ela ocorre quando um nome no enunciado tem complementos, geralmente ligados por meio de preposição.

Veja o seguinte caso:

“Estou obcecado por essa história de terror!”

Veja que a palavra “obcecado” é um adjetivo que caracteriza o sujeito “eu”. Esse adjetivo recebe um complemento: “por essa história de terror”. A regência do adjetivo “obcecado” requer a preposição “por”: “obcecado por”.

Vamos a outro exemplo:

“Meu pai tem muito orgulho das conquistas de minha irmã.”

Nesse outro caso, o substantivo “orgulho” tem o complemento “das conquistas de minha irmã”, que é ligado ao substantivo pela preposição “de”: “orgulho de”.

Outros exemplos de regência nominal:

“Essa viagem me despertou grande fascínio pela natureza.”

“Aquela turma tem muita necessidade de atenção.”

“Nós estamos muito satisfeitos com o resultado.”

“Elas estavam muito preparadas para o exame que viria.”

“Você ainda tem esperanças em um futuro melhor?”

  • Videoaula sobre regência nominal

Regência verbal

Na regência verbal, o termo regente é um verbo. Ela ocorre quando um verbo no enunciado tem complementos, que podem ou não ser ligados por meio de preposição.

Observe este caso:

“Eu preciso de ajuda.”

A regência do verbo “precisar” pede o uso da preposição “de”: “precisar de”.

Veja outro caso:

“Nós assistimos a esse filme ontem!”

O verbo “assistir”, quando sinônimo de “ver”, é acompanhado da preposição “a”.

Atenção! Um verbo pode ter regências diferentes de acordo com o seu significado! Por exemplo, quando o verbo “assistir” for sinônimo de “ajudar”, ele não é regido por nenhuma preposição. Veja:

“O enfermeiro assistiu o médico durante a cirurgia.”

Outros exemplos de regência verbal:

“Nossa equipe participou da reunião de forma remota.”

Confiamos em nosso time!”

“Minha tia gosta muito de festa junina.”

“Meus vizinhos viajaram para a Bahia no Carnaval.”

“Eu concordo com as regras estipuladas.”

  • Videoaula sobre regência verbal

Qual a importância da regência?

A regência, na língua portuguesa, é muito importante para nos ajudar a compreender melhor um enunciado, ligando adequadamente uma expressão ao termo que complementa. Graças à regência, é possível entender a que termo da frase uma expressão se refere, evitando ambiguidades e confusões.

Saiba mais: Como ocorre a concordância verbal

Exercícios resolvidos sobre regência

Questão 1

(Vunesp)

Leia o texto para responder à questão.

Veja – A senhora teve uma infância humilde em um bairro pobre de Nova York. Como explica ter atingido o topo de uma das maiores empresas do mundo?

Ursula Burns (presidente da Xerox) – Em primeiro lugar, educação. Meus dois irmãos e eu fomos criados apenas por nossa mãe. Meu pai nunca esteve presente. Éramos muito pobres. Muito pobres mesmo. Minha mãe trabalhava cuidando de crianças e fazendo faxina. Ela fazia limpeza em clínicas médicas e dentárias em troca de tratamento clínico e dentário para os filhos. Sua ideia de sucesso não era fazer dos filhos pessoas ricas. Ela nos dizia que era preciso trabalhar com afinco e ser bom em alguma coisa. Se agíssemos assim, ela dizia, o reconhecimento um dia chegaria. Ela exigia que tivéssemos bom desempenho na escola. Minha mãe acreditava que a educação, entre todos os fatores sobre os quais pudéssemos ter alguma influência, era justamente o que nos abriria maiores oportunidades no futuro. Nossa maior preocupação, quando crianças, era ir bem nas provas. Já minha mãe fazia todo o esforço para conseguir nos manter na melhor escola possível. Mais da metade de tudo o que ela ganhava ia para custear as mensalidades do colégio dos três filhos.

(Veja, 25.05.2011)

Assinale a alternativa correta quanto à regência.

A) Devido ao esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza de que seriam bons em alguma coisa a que se dedicassem.

B) Devido o esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza que seriam bons em alguma coisa a que se dedicassem.

C) Devido ao esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza que seriam bons em alguma coisa em que se dedicassem.

D) Devido o esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza de que seriam bons em alguma coisa que se dedicassem.

E) Devido ao esforço da mãe, Ursula e seus irmãos tinham certeza que seriam bons em alguma coisa com que se dedicassem.

Resposta

Alternativa A. As demais alternativas apresentam desvios de regência nominal e/ou verbal, como em: “devido ao esforço”, “tinham certeza de que” e “alguma coisa a que se dedicassem”.

Questão 2

(Cespe/Cebraspe)

Texto para a questão.

1 Foi "entrevistado" aquele que é apontado pelas

autoridades como o principal responsável pelos ataques do

PCC. O Celular "falou" ao repórter com o compromisso de não

4 ter sua identidade e sua marca reveladas.

O senhor admite ter desempenhado um papel

fundamental na organização dos ataques do PCC? Não se

7 pode dispensar todo o barril por causa de algumas maçãs

podres. Eu ajudo mais de 90 milhões de brasileiros a se

comunicarem diariamente. Sou um aparelho democrático.

10 É possível ou não bloquear os seus serviços?

Eu sempre me esforço para ser o melhor naquilo que faço. Esta

é a minha receita de sucesso. Para bloquear, é preciso

13 acompanhar o meu ritmo de avanço tecnológico. Alguns

bloqueadores instalados já estavam obsoletos quando foram

instalados.

16 Afinal, existe alguma forma de bloquear o seu

sinal? Tem uma tal de gaiola de Faraday. Apesar de o nome

parecer complicado, é bem simples. Basta instalar uma tela de

19 metal em volta das celas ou dos presídios. A gaiola de metal

impede que minhas ondas eletromagnéticas entrem ou saiam.

Aí, não tem comunicação.

Veja, 31/5/2006 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

Como o verbo ajudar admite duas regências, atenderia aos preceitos gramaticais a inserção da preposição a antes do termo "mais de 90 milhões de brasileiros" (l.8).

( ) Certo

( ) Errado

Resposta

Errado. O enunciado já tem um objeto direto e outro indireto: “Eu ajudo mais de 90 milhões de brasileiros a se comunicarem diariamente.” O objeto indireto é “a se comunicarem diariamente”, logo não cabe uso de preposição no objeto direto “mais de 90 milhões de brasileiros”.

Fontes

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.

Escritor do artigo
Escrito por: Guilherme Viana Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

VIANA, Guilherme. "Regência"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/regencia.htm. Acesso em 30 de dezembro de 2024.