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Funções da linguagem

As funções da linguagem são propósitos discursivos que os textos podem ter em sua totalidade ou em fragmentos para atingir a intenção do falante.

Imagem mostrando exemplos das funções da linguagem: poética, emotiva, conativa, metalinguística, fática e referencial.
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Na comunicação, a linguagem pode ter diferentes funções. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)
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As funções da linguagem são diferentes objetivos comunicativos que os textos possuem para atingir a intenção do falante. Elas são divididas em seis tipos:

  • poética;
  • emotiva ou expressiva;
  • conativa ou apelativa;
  • metalinguística;
  • fática;
  • referencial ou denotativa.

Cada uma delas possui o foco em um dos elementos da comunicação, ou seja, no contexto, no emissor, no receptor, no código, no canal ou na mensagem. Para identificá-las, é necessário atentar-se às características de cada uma delas e lembrar que um texto pode apresentar várias funções, ainda que uma seja a predominante.

Leia também: Figuras de linguagem — palavras ou expressões que destoam da linguagem denotativa

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as funções da linguagem

  • As funções da linguagem são objetivos comunicativos que o texto adquire a depender da intenção do falante.
  • As funções da linguagem se concentram nos seis elementos da comunicação: mensagem, emissor, receptor, código, canal e contexto.
  • As seis funções da linguagem são: poética, emotiva ou expressiva, conativa ou apelativa, metalinguística, fática e referencial ou denotativa.
  • Cada função da linguagem centra-se em um elemento da comunicação.
  • Para identificar as funções da linguagem nos textos, é necessário conhecer as características de cada uma.
  • Um mesmo texto pode apresentar mais de uma função da linguagem, e elas podem aparecer na totalidade do texto ou apenas em fragmentos.

Videoaula sobre as funções da linguagem

O que são as funções da linguagem?

As funções da linguagem são os objetivos comunicativos que os textos podem adquirir em sua totalidade ou em fragmentos a depender da intenção do falante. Ou seja, cada função representa um propósito diferente, como, por exemplo, expressar emoções, referir-se a fatos ou estilizar a mensagem. Essas funções foram categorizadas a partir dos elementos da comunicação. Toda mensagem, escrita ou oral, necessita de alguns elementos para que sua transmissão ocorra de modo efetivo, são eles:

  • Mensagem: conteúdo que será transmitido.
  • Emissor: aquele que fala ou escreve, é quem produz a mensagem.
  • Receptor: aquele que ouve ou lê, é aquele ou aqueles que receberão a mensagem.
  • Código: é o tipo de língua ou linguagem utilizada para se comunicar.
  • Canal: é o veículo pelo qual a mensagem será transmitida.
  • Contexto: é a realidade material na qual a mensagem está inserida.

As funções da linguagem relacionam-se com esses seis elementos da comunicação, pois cada função está direcionada a um deles e tem, por isso, objetivos diferentes.

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Quais são as funções da linguagem?

As funções da linguagem são poética, emotiva ou expressiva, conativa ou apelativa, metalinguística, fática e referencial ou denotativa. Elas estão, respectivamente, relacionadas aos seguintes elementos da comunicação: mensagem, emissor, receptor, código, canal e contexto. 

Mapa mental das seis funções da linguagem e seus respectivos elementos da comunicação.
Mapa mental das seis funções da linguagem e seus respectivos elementos da comunicação. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

→ Função poética

A função poética é a função da linguagem em que o texto objetiva passar a mensagem com uma forma estética. Suas principais características são o uso de figuras de linguagem, o desvio de convenções da norma-padrão de escrita; a liberdade criativa.

 

No exemplo abaixo, o poeta Leminski fala sobre as ambiguidades da vida e sobre o tema da partida e da chegada, mas utiliza uma estrutura linguística tão ambígua como o tema, ou seja, ele trabalha a forma do texto para que ela fique com uma estética coerente com o conteúdo, evidenciando o trabalho poético.

Poema “volta em aberto”, de Paulo Leminski, como exemplo de função poética, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função poética. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Para saber mais sobre a função poética, clique aqui.

→ Função emotiva ou expressiva

A função emotiva ou expressiva é a função da linguagem em que o texto objetiva expressar as emoções do emissor. Suas principais características são os verbos em 1ª pessoa e a forte presença de conteúdo subjetivo.

No exemplo abaixo, a voz lírica expressa como se sente em relação à amada, utilizando os verbos em primeira pessoa e o conteúdo subjetivo para evidenciar o tom emotivo da música.

Música “Sonhos”, de Caetano Veloso, como exemplo de função emotiva ou expressiva, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função emotiva ou expressiva. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Para saber mais sobre a função emotiva ou expressiva, clique aqui.

→ Função conativa ou apelativa

A função conativa ou apelativa é a função da linguagem em que o objetivo do texto é apelar para algum sentimento ou ação do interlocutor. Suas principais características são o uso de estratégias argumentativas e também, em certos casos, a linguagem imperativa. Os objetivos finais podem ser diversos: emocionar, conscientizar, instruir, alertar, etc.

No exemplo abaixo, a campanha pública do governo federal visa conscientizar a população sobre os riscos de dirigir alcoolizado, utilizando o imperativo “decida” para enfatizar a responsabilidade do cidadão, ou seja, o foco está no receptor da mensagem.

Campanha publicitária sobre não beber antes de dirigir como exemplo de função conativa ou apelativa.
Exemplo de função conativa ou apelativa. [1]

Para saber mais sobre a função conativa ou apelativa, clique aqui.

→ Função metalinguística

A função metalinguística é a função da linguagem em que o texto é utilizado para se referir a ele mesmo, tanto nos aspectos linguísticos como textuais. Por exemplo, é possível ver um texto em língua portuguesa explicando aspectos da língua portuguesa, como a gramática; mas também é possível ver um filme que aborda o processo de produção de filmes, ou seja, é sempre uma linguagem que se autorreferencia.

No exemplo abaixo, há uma representação visual de um pintor que realiza a própria pintura que estamos olhando, ou seja, utiliza o código (pintura) para referir-se a ele mesmo (à pintura).

Pintor se pintando como exemplo de função emotiva ou expressiva, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função metalinguística. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

→ Função fática

A função fática é a função da linguagem que ocorre apenas em trechos pontuais dos textos, servindo para iniciar um diálogo, mantê-lo ou encerrá-lo

No exemplo abaixo, a personagem tenta verificar se o ouvinte ainda está na linha, utilizando a expressão “Alô?”, que cumpre o papel fático de checar o canal de comunicação.

Pessoa falando “alô?” no telefone como exemplo de função emotiva ou expressiva, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função fática. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Para saber mais sobre a função fática, clique aqui.

→ Função referencial ou denotativa

A função referencial ou denotativa é a função da linguagem em que o discurso tem o objetivo de referir ou representar algo verídico, ou seja, do mundo real. Para isso, utiliza a linguagem denotativa e apresenta informações sobre os referentes.

No exemplo abaixo, o texto está relatando características reais sobre os vírus, utilizando uma linguagem objetiva e denotativa, bem como informações que facilitem o entendimento do referente (vírus).

Trecho do texto “Vírus”, do Portal Brasil Escola, como exemplo de função referencial, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função referencial. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Para saber mais sobre a função referencial ou denotativa, clique aqui.

Como identificar as funções da linguagem?

Para identificar as funções da linguagem nos textos, é preciso atentar-se às principais características de cada uma delas e observar o objetivo comunicativo de textos ou fragmentos analisados.

  • Função poética: para identificar a função poética é preciso avaliar a forma do texto, pois a função poética visa dar alguma estética para o texto, ou seja, não é apenas o que se diz, mas principalmente COMO se diz. O objetivo é dizer de uma forma diferente.
  • Função emotiva ou expressiva: para identificar a função emotiva ou expressiva é preciso analisar a conjugação verbal, pois o discurso deve estar em 1ª pessoa para marcar o ponto de vista pessoal da mensagem. O objetivo é expressar como o locutor se sente em relação a algo.
  • Função conativa ou apelativa: para identificar a função conativa ou apelativa nos textos verbais, é importante verificar principalmente o uso de imperativos direcionados a quem lê ou ainda a presença de argumentos, pois nessa função o foco é o interlocutor. O objetivo é convencer, alertar, suplicar ou exortar o interlocutor.
  • Função metalinguística: para identificar a função metalinguística nos textos, é importante primeiro ter ciência de qual gênero textual e qual o tipo de linguagem estão sendo analisados, para verificar se, no conteúdo, há referências às características estruturais do gênero ou da linguagem. O objetivo é utilizar o tipo de texto e de linguagem para falar sobre ele mesmo.
  • Função fática: para identificar a função fática, basta verificar se a expressão analisada cumpre o papel de começar uma comunicação, testar se o diálogo permanece eficaz ou encerrar a conversa.
  • Função referencial ou denotativa: para identificar a função referencial ou denotativa é preciso constatar se o texto fala de um conteúdo real, ou seja, que pode ser verificado e atestado como verdade. O objetivo é falar de coisas que existem na realidade.

Exercícios resolvidos sobre funções da linguagem

Questão 1

(Unesc) Leia o trecho abaixo e, com base nas funções da linguagem, identifique qual é a função predominante.

"Compre já o novo modelo de smartphone X! Ele vem com uma câmera de altíssima resolução, bateria de longa duração e design moderno. Aproveite a promoção de lançamento e seja o primeiro a ter essa inovação em suas mãos!"

Com base no trecho, a função predominante da linguagem é:

A) Função conativa.

B) Função referencial.

C) Função metalinguística.

D) Função emotiva.

E) Função fática.

Resolução:

Alternativa A.

O texto busca convencer o leitor a adquirir um determinado produto, por isso caracteriza-se como função conativa.

Questão 2

(Unesc)

A previsão de chegada do furacão Milton na Flórida foi antecipada devido a uma mudança de rota para o sul.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse que a tempestade pode chegar à costa às 23h, no horário local, desta quarta-feira (9) — 00h de quinta-feira (10), no horário de Brasília — ou nas próximas 12 horas, em algum lugar perto ou ao sul de Sarasota.

(https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/furacao-milton)

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. O texto acima é um exemplo de utilização da linguagem:

A) Conativa.

B) Emotiva.

C) Fática.

D) Referencial.

E) Apelativa.

Resolução:

Alternativa D.

O texto analisado faz referência a fenômenos reais, utilizando a linguagem denotativa, portanto a função da linguagem presente é a referencial.

Questão 3

(Ufal)

Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor

E a gente canta
E a gente dança

E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância

Seus olhos, meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só

[...]

Disponível em: https://www.letras.mus.br/marisa-monte/286733/. Acesso em: 27 out. 2024.

Há, na letra da canção, a exploração da linguagem conotativa, linguagem própria da poesia. Além disso, a mensagem está centrada na primeira pessoa do discurso, cuja função se caracteriza como

A) metalinguística.

B) expressiva.

C) referencial.

D) apelativa.

E) fática.

Resolução:

Alternativa B.

A função da linguagem em que o discurso é marcado pela primeira pessoa é a emotiva ou expressiva, por meio da qual o emissor transmite suas emoções.

Questão 4

(Ufal)

Anúncio publicitário de um hemocentro em exercício da Ufal sobre funções da linguagem.

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/10/atividade-sobre-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 27 out. 2024.

No anúncio publicitário, há predominância da função da linguagem

A) conativa, porque o texto procura persuadir o leitor.

B) fática, porque se objetiva estabelecer a comunicação.

C) poética, porque se utiliza do sentido conotativo das palavras.

D) referencial, porque o texto mostra informações a respeito do ato de doar.

E) expressiva, porque transmite subjetividade do autor em relação à doação de sangue.

Resolução:

Alternativa A.

O texto da questão é uma campanha que busca conscientizar e estimular as pessoas a doarem sangue, logo o foco está no receptor, por isso a função é conativa.

Questão 5

(FGV) Assinale a frase em que predomina a função metalinguística de linguagem.

A) O ouro não é tudo. Também existem diamantes.

B) Estou vivendo a experiência de ficar sem dinheiro.

C) O que aprendemos com o passado é que raramente aprendemos com o passado.

D) A diferença entre pê e pé não é só no acento gráfico.

E) A verdadeira constituição das coisas gosta de ocultar-se.

Resolução:

Alternativa D.

A função metalinguística é aquela em que o código se autorreferencia. Nesse caso, na alternativa D, a língua portuguesa é utilizada para se referir a aspectos da sua própria estrutura (acento gráfico).

Crédito de imagem

[1] Ministério dos Transportes / Senatran (reprodução)

Fonte

Chalhub, S. Funções da linguagem. Série Princípios. Ática: 2001.

Escritor do artigo
Escrito por: Talliandre Matos Talliandre Matos da Silva Pereira é graduada em Letras, mestra em Estudos Literários e doutoranda em Letras. Além disso, é mãe, professora, escritora e poeta.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MATOS, Talliandre. "Funções da linguagem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/funcoes-linguagem.htm. Acesso em 26 de março de 2025.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Analise o poema em evidência, levando em consideração seus conhecimentos no que se refere às funções da linguagem.

Catar feijão  

Catar feijão se limita com escrever:

Jogam-se os grãos na água do alguidar

E as palavras na da folha de papel;

e depois, joga-se fora o que boiar.

Certo, toda palavra boiará no papel,

água congelada, por chumbo seu verbo;

 pois catar esse feijão, soprar nele,

e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
[...]

João Cabral de Melo Neto 

Exercício 2

(Cesgranrio – RJ) Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos altera o sentido fundamental do enunciado:

a) Era uma poesia simples/ Era uma simples poesia.
b) Possuía um sentimento vago/ Possuía um vago sentimento.
c) Olhava uma parasita mimosa/Olhava uma mimosa parasita.
d) Havia um contraste eterno/Havia um eterno contraste.
e) Vivia um drama terrível/Vivia um terrível drama.