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Acento grave

Acento grave é o sinal que representa graficamente a união de duas vogais iguais (a + a) em uma única forma (à). São elas uma preposição e um artigo ou pronome demonstrativo.

Quadro com texto explicativo sobre o que é o acento grave.
O acento grave indica que ocorreu a crase.
Crédito da Imagem: Gabriel Franco | Brasil Escola
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O acento grave é utilizado para sinalizar graficamente o processo de crase, ou seja, a contração ou fusão de duas letras “a”, uma que funciona como preposição e a outra que pode ser um artigo feminino ou a inicial dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo. Esse acento só pode ser utilizado quando uma das palavras exige o uso da preposição “a”, da mesma forma, também só pode ocorrer antes de palavras femininas, jamais masculinas ou verbos.

Leia também: O que é o acento diferencial?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre acento grave

  • O acento grave é utilizado para sinalizar a crase, ou seja, a fusão entre a preposição "a" e um artigo feminino ou pronome demonstrativo iniciado em "a".
  • Para que o acento grave seja utilizado, é necessário que haja a presença duas vezes da letra "a".
  • O acento grave pode ser utilizado para pontuar locativos antecedido por artigos, na indicação de hora exata, no uso de expressões de modo, como "à maneira de" e "à moda de".
  • O acento grave também é utilizado em locuções adverbiais de base feminina ou em locuções conjuntivas e prepositivas.
  • Com pronomes possessivos femininos, a crase pode ser opcional (singular) ou obrigatória (plural).

O que é o acento grave?

O acento grave (`) é usado para indicar a crase da preposição “a” com os artigos “a”, “as” e com os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo. A crase é o processo de contração entre duas letras “a”, uma é a preposição e a outra pode ser um artigo ou a inicial dos pronomes demonstrativos.

Vou a (algum lugar).

Vou a (a) casa de Lúcia.
Vou à casa de Lúcia.

Vou a (aquela) casa.
Vou àquela casa.

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Quando o acento grave é utilizado?

O acento grave é utilizado quando alguma palavra pede um complemento regido pela preposição “a” e é precedida por:

Em outras palavras, o acento grave só é utilizado quando ocorre a crase, ou seja, quando há a união de uma preposição “a” com outra letra “a” (artigo ou pronome).

Quadro com texto explicativo sobre quando usar o acento grave.
Usamos o acento grave para indicar a repetição da vogal “a”. (Créditos: Gabriel Franco | Português)

Sendo assim, usamos o acento grave quando ocorre a repetição da vogal “a”, logo, ele jamais ocorre antes de substantivos masculinos, pois estes são antecedidos pelo artigo masculino “o”. Além disso, a crase nunca ocorre antes de verbos e advérbios, por exemplo, pois essas e outras classes de palavras não são antecedidas por artigo.

Palavra regente

Preposição

Termo regido

Estrutura final

Próximo

a

aquele poste

Próximo àquele poste

Vou

a

a biblioteca

Vou à biblioteca

Chegamos

a

a conclusão

Chegamos à conclusão

Fui

a

a padaria

Fui à padaria

Entregue

a

a diretora

Entregue à diretora

Referência

a

as regras da gramática

Referência às regras da gramática

Regras do acento grave

  • Para indicar locativos quando estes forem antecedidos por artigo feminino:

Fui a São Paulo.
Fui à São Paulo dos modernistas.

Preciso ir a Brasília.
Preciso ir à Brasília escondida.

  • Em pronomes demonstrativos antecedidos da preposição “a”:

Não recorra àquelas pessoas!
Levei aquelas senhoras àquele restaurante.

Trabalho das 2h às 18h.
A reunião será às 18h30.

  • Nas expressões “à moda de” e “à maneira de” (estando elas explícitas ou não):

Ele só se vestia à moda de Elvis.
Ele só se vestia à Elvis.
Escreve à maneira de Guimarães Rosa.
Escreve à Guimarães Rosa.

  • Em locuções adverbiais de base feminina (à mão, à caneta, à noite, à toa, à vista, à vontade, às vezes, às pressas, às escuras, à primeira vista):

Vamos sair à noite.
Fiz minha carta à mão.

  • Em locuções conjuntivas (à medida que, à proporção que):

À medida que nos aproximamos, fomos percebendo nossas afinidades.

  • Em pronome possessivo feminino, há três possibilidades: no singular, o acento é facultativo, logo, as duas escritas estão corretas; no plural, o acento é obrigatório.

Ela ofereceu bolo a sua vizinha.
Ela ofereceu bolo à sua vizinha.
Ela ofereceu bolo às suas vizinhas.

  • Nas palavras “terra” e “casa”, usa-se o acento grave somente quando esses termos são modificados por algum qualificador

Os turistas já chegaram a terra. (sentido de terra firme)
Os turistas já chegaram à terra do silêncio. (sentido de um local)

Veja também: Quais são as regras de acentuação das palavras?

Diferenças entre acento grave, crase e acento agudo

O acento grave (`) é utilizado para marcar a contração entre a preposição “a” e o artigo feminino (“a”, “as”) ou os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo. A crase é o nome do processo de contração de dois termos em um vocábulo só, ou seja, refere-se à união da preposição “a” com o artigo ou pronome em uma única expressão. O acento agudo é utilizado para marcar a sílaba tônica das palavras e indicar o som aberto da vogal, como em “saúde”.

Lista de palavras com acento grave

  • Ir à igreja
  • Voltar à casa antiga
  • Chegar à biblioteca
  • Comparecer à reunião
  • Assistir à missa
  • Aspirar à aprovação
  • Visar à vitória
  • Preferir filosofia à história
  • Obedecer à mainha
  • Responde à professora
  • Agradar à gerente
  • Avisar à escola
  • Comunicar à direção
  • Advertir às alunas
  • Dedicar à musculação

Saiba mais: Crase e regência — qual a relação e quais palavras pedem crase?

Exercícios resolvidos sobre acento grave

1. (Avança-SP) Assinale a alternativa que a crase foi empregada corretamente.

A) Fique a distância de pessoas problemáticas.

B) O pescador foi à terra para trocar peixes por redes.

C) Isso não se refere às alunas problemáticas.

D) Cheguei à casa tarde, pois todos faltaram ao trabalho.

E) Fui à São Paulo no último final de semana.

Resposta: C

Comentário: A palavra “refere-se” rege com a preposição “a” e, na frase, é precedida do artigo “as”, logo, a crase é obrigatória.

2. (Instituto Consulplan-2025) Analise os trechos a seguir.

I. “Deu fim à nossa mãe [...]” (1º§)

II. “Repetia, ao ver a ruma de mulheres caminhando para o mangue à beira do Paraguaçu [...]” (2º§)

III. “Eu não fazia mais gestos de assentimento às suas recomendações.” (2º§)

Sobre o acento indicativo de crase nas orações anteriores, pode-se afirmar que:

A) A utilização no trecho II é facultativa.

B) Ocorre no trecho I devido à exigência do pronome.

C) Foi utilizado pelo mesmo motivo nos trechos I e III.

D) Foi empregado no trecho II devido à exigência da locução prepositiva.

E) Foi empregado no trecho III devido à exigência da locução pronominal.

Resposta: D

Comentário: A locução “à beira de” exige o uso do acento grave.

3. (Vunesp-2025) Atribui-se______________Bertie Felstead, que faleceu______________ portas do século XXI, o privilégio de ter sido a última testemunha do insólito jogo de 1915, quando britânicos e alemães, alheios______________brutalidade da guerra, ficaram frente______________frente apenas como oponentes no futebol.

Considerando a norma-padrão de emprego do sinal indicativo de crase, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:

A) a ... as ... à ... à

B) a ... às ... à ... a

C) a ... às ... a ... à

D) à ... às ... à ... a

E) à ... as ... a ... à

Resposta: B

Comentário: Na primeira lacuna não se usa o acento, pois não há artigo feminino antes do nome próprio; na segunda lacuna, a locução adverbial pede o uso do acento grave; na terceira lacuna, a palavra “alheio” exige a preposição “a” e é seguida de um substantivo feminino “a brutalidade”, portanto, é necessário o uso do acento grave; na última lacuna, não se usa o acento grave por se tratar de palavras repetidas.

4. (Vunesp-2025) Na neurociência, a relação entre ________ manutenção de padrões e a criatividade também é mediada principalmente pelo córtex pré-frontal, que desempenha um papel crucial nas funções executivas e nas tomadas de decisões. Próximo ________ essa área do cérebro temos o sistema límbico, relacionado ________ decisões mais emocionais e intuitivas. O neocórtex é responsável pelo pensamento crítico e por decisões mais estratégicas. A dinâmica entre esses sistemas é essencial para a resolução criativa de problemas, permitindo que questionemos nossas escolhas e desbloqueemos _______ capacidade de reconfigurar nosso pensamento e nossas experiências.

(Rubens Bollos. www.nexojornal.com.br . 01.11.2024. Adaptado)

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

A) a ... a ... às ... a

B) a ... à ... à ... a

C) à ... a ... às ... à

D) a ... à ... às ... à

E) à ... a ... à ... a

Resposta: A

Comentário: Na primeira lacuna, não é necessário o uso do acento, pois a preposição usada é “entre”; na segunda lacuna, também não é necessário o uso do acento grave, pois a preposição “a” é seguida do pronome “essa”; na terceira lacuna, é obrigatório o uso do acento grave, pois a palavra “relacionado” pede a preposição “a” e é seguida do substantivo “as decisões”; na última lacuna, o verbo desbloquear não pede preposição “a”, logo, não é necessário o uso do acento.

5. (IF-ES - 2025) Assinale a alternativa em que o “A” deve obrigatoriamente receber o acento grave indicador da CRASE:

A) O progresso tecnológico finalmente havia chegado a essa cidade.

B) Clara perguntou a sua mãe se ela gosta de viajar no verão.

C) Pediram a Fátima que telefonasse para a família.

D) Nos minutos finais da leitura do testamento, Fidélia demonstrou, com segurança, que sua devoção visava a fortuna dos antepassados.

E) A renda arrecadada seria destinada a diversas instituições de caridade da cidade.

Resposta: D

Comentário: A alternativa correta é a D, pois o verbo “visar”, com sentido de “ter algo como objetivo”, rege pela preposição “a”. Como o substantivo “fortuna” é feminino, o correto seria “visava à fortuna”, pois, sem o acento, o sentido modifica-se para “olhar a fortuna”. A alternativa B não é correta, pois o uso do acento grave é opcional e não obrigatório, como pediu a questão.

Fontes

BECHARA, Evanildo Gramática fácil / Evanildo Bechara. – 4.ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2021.

CUNHA, Celso; Cintra, Luís F. L. Nova gramática do português contemporâneo, 5ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.

CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo [recurso eletrônico) 7.ed. Rio de Janeiro : Lexikon, 2017.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. Companhia Editora Nacional, s/d.

Escritor do artigo
Escrito por: Talliandre Matos Talliandre Matos da Silva Pereira é graduada em Letras, mestra em Estudos Literários e doutoranda em Letras. Além disso, é mãe, professora, escritora e poeta.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MATOS, Talliandre. "Acento grave"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/acento-grave.htm. Acesso em 31 de março de 2025.

De estudante para estudante


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