Topo
pesquisar

Reserva Ecológica do Roncador

Geografia

A Reserva Ecológica do Roncador é uma das mais importantes unidades de conservação do cerrado, principalmente pela sua diversidade e utilidade científica.
PUBLICIDADE

A Reserva Ecológica do Roncador (RECOR) – também chamada de Reserva Ecológica do IBGE – está localizada no Distrito Federal, a 35 km ao sul de Brasília. Trata-se de uma das mais importantes reservas ecológicas do Brasil e é mantida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa reserva foi criada, oficialmente, no dia 22 de Dezembro de 1975, para se tornar uma das unidades de conservação do bioma Cerrado. Sua área compõe também a Área de Proteção Ambiental Gama Cabeça-de-Veado, criada há pouco tempo pela UNESCO.

A área da reserva foi doada ao IBGE pelo governo do Distrito Federal em 1965. Com a expansão da fronteira agrícola no Brasil e a consequente devastação do cerrado, em 1975, decidiu-se pela criação da reserva para a preservação e realização de estudos de interesse científico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os trabalhos acadêmicos intensificaram-se na década de 1990 e realizaram importantes descobertas sobre o cerrado em relação às características da vegetação, dos insetos e dos animais, alguns desses atualmente em extinção, como o Tamanduá-Bandeira, o Lobo-Guará e o Veado-Campeiro.

Tamanduá-Bandeira, uma das espécies que podem ser encontradas na RECOR
Tamanduá-Bandeira, uma das espécies que podem ser encontradas na RECOR

Ainda hoje a Reserva Ecológica do IBGE é largamente utilizada por pesquisadores que, além dos temas acima citados, também estudam o clima, os solos, relevo, hidrografia, entre outros fatores.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Reserva Ecológica do Roncador"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/reserva-ecologica-roncador.htm>. Acesso em 18 de outubro de 2018.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola