Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é considerado o mais árido do mundo. Ele fica no Chile, estendendo-se por 104,7 mil km².

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O Deserto do Atacama é o deserto mais árido do mundo. Localizado no norte do Chile, na América do Sul, ele se estende por 104,7 mil km2 e tem como uma de suas principais características as montanhas que o cercam, sendo elas parte da Cordilheira da Costa, a leste, e da Cordilheira Domeyko, a oeste. Esse deserto tem clima ameno e muito seco, com temperaturas médias que variam entre 13º C e 18º C e índice pluviométrico de apenas 20 mm de chuvas ao ano. Por causa disso, as diferentes formas de vida que habitam o deserto são adaptadas a condições de extrema aridez, com a presença de cactos, de arbustos e de gramíneas, além de animais como pequenos roedores, lhamas e aves.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A paisagem seca do Deserto do Atacama apresenta alguns oásis e lagos associados com imensos depósitos de sal, chamados de salares. Além disso, quando as chuvas acontecem, elas trazem consigo o fenômeno da floração, formando grandes tapetes de flores com as mais de 200 espécies de flores silvestres existentes no Deserto do Atacama. Pela ausência de umidade e de poluição, os céus do norte do Chile chamam a atenção pela ampla visibilidade, o que condicionou a grande concentração de observatórios astronômicos no Deserto do Atacama.

Leia também: Quais são os maiores desertos do mundo?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o Deserto do Atacama

  • O Deserto do Atacama é o deserto mais árido do mundo.

  • Ele fica no norte do Chile, na costa oeste da América do Sul, estendendo-se por uma área de 104,7 mil km2.

  • O Deserto do Atacama tem relevo formado por planícies e por pediplanos que são cercados pelas cadeias montanhosas da Costa e Domeyko.

  • O clima do Deserto do Atacama é árido, com índice pluviométrico inferior a 20 mm por ano. As temperaturas médias diurnas variam entre 13º C e 18º C. À noite, a média é de 3º C.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • A vegetação do Deserto do Atacama concentra-se próximo das montanhas. Ela é formada por cactos, por arbustos, por plantas herbáceas e por árvores de médio porte, como o algarrobo.

  • Lagos e oásis podem ser identificados na paisagem do Deserto do Atacama, assim como lagos hipersalinos que estão associados a amplos depósitos de sal (salares).

  • A fauna do Deserto do Atacama é bastante diversificada. Dentre os animais que habitam esse deserto, estão flamingos, pequenos roedores, lhamas e aves como o beija-flor-gigante.

  • Existem mais de 200 espécies de flores no Deserto do Atacama. Elas aparecem somente em períodos de chuva, criando imensos tapetes coloridos. O fenômeno é chamado de floração.

  • No céu do Deserto do Atacama, é possível observar um leve brilho verde (luminescência atmosférica) que é emanado pelas moléculas do ar que interagem com a radiação solar.

  • O turismo é muito comum no Deserto do Atacama, procurado por pessoas interessadas nas belezas naturais, nos passeios e, também, na observação astronômica.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do Deserto do Atacama

Relevo do Deserto do Atacama

Montanhas e planícies na paisagem do Deserto do Atacama. [imagem_principal]
Montanhas e planícies constituem a paisagem do Deserto do Atacama.

O Deserto do Atacama apresenta uma morfologia bastante peculiar. Em seu centro, ficam terrenos planos e suavemente ondulados que constituem as planícies e também os pediplanos. Os pediplanos são terrenos aplainados muito comuns em desertos ou em regiões semiáridas, gerados a partir da erosão e da regressão de montanhas adjacentes. Junto deles, estão os leques aluvionares, depósitos de sedimentos formados no sopé das montanhas e que são igualmente encontrados no Deserto do Atacama.

Também próximo das cordilheiras, formam-se amplas salinas. As cordilheiras são, então, formas de relevo características do Deserto do Atacama. A leste, fica situada a Cordilheira Domeyko, enquanto a oeste está a Cordilheira da Costa. Junto da dinâmica das correntes marítimas, essas cadeias montanhosas contribuem para o clima árido encontrado no Deserto do Atacama.

Existem, ainda, formações vulcânicas dispostas ao longo desse deserto, o que contribui para a sua alta elevação. As altitudes médias no Deserto do Atacama variam entre 1.100 e 2.600 metros acima do nível do mar, fazendo dele o deserto mais elevado do mundo.

Clima do Deserto do Atacama

O clima do Deserto do Atacama é árido ou, como também é chamado, desértico. No entanto, esse é um deserto de temperaturas que variam de frias a amenas. Anualmente, a temperatura média varia de 13º C a 18º C. A amplitude térmica diária não é tão significativa, embora seja registrada. Durante a noite, as temperaturas caem para cerca de 3º C. O que chama a atenção no Deserto do Atacama é a sua aridez. A precipitação anual não ultrapassa 20 milímetros. Em algumas regiões, a precipitação é de 1 mm, enquanto, em outras, as chuvas são tão escassas que acontecem somente em intervalos de décadas. Por isso, o Deserto do Atacama é classificado como o deserto mais árido do mundo.

Além da sombra de chuvas que é causada pelas montanhas que cercam o Deserto do Deserto do Atacama, o clima da região é influenciado pela corrente de Humboldt, ou corrente do Peru, que é uma corrente marítima fria que fornece pouca ou nenhuma umidade para o continente.

Vegetação do Deserto do Atacama

Vegetação do Deserto do Atacama.
Pequenos arbustos e herbáceas são os tipos de planta encontrados no Deserto do Atacama.

Sabendo da baixa disponibilidade hídrica do Deserto do Atacama, podemos pensar que essa é uma região desprovida de qualquer tipo de vegetação. Essa afirmação se aplica para as áreas centrais do deserto, que são as mais áridas. No entanto, próximo das montanhas e especialmente no norte do Deserto do Atacama existem, sim, plantas adaptadas a climas extremos que conseguem sobreviver aos longos períodos de seca. Elas estão situadas de forma predominante próximo das encostas das montanhas e nos terrenos próximos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A vegetação do Deserto do Atacama é formada por cactáceas, por arbustivas e por herbáceas, muitas das quais se desenvolvem unicamente no período das chuvas. Há, também, árvores de médio porte que são identificadas no norte do Deserto do Atacama, com destaque para o algarrobo e o chañar.

Hidrografia do Deserto do Atacama

Salares, parte da paisagem do Deserto do Atacama.
Os salares compõem paisagens únicas no interior do Deserto do Atacama.

Não obstante a aridez do Deserto do Atacama, a paisagem desértica é, por vezes, interrompida pela presença de lagos e de oásis que são alimentados por reservas subterrâneas de água. Dentre os corpos hídricos, estão os lagos hipersalinos que estão atrelados a depósitos de sal (salar) e que são resultantes do processo de evaporação da água existente previamente naquelas localidades. O Salar do Atacama, o Salar de Surire e o Salar de Tara são os mais conhecidos deles.

Fauna do Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama tem uma fauna diversificada, especialmente quando consideramos as condições climáticas disponíveis no ambiente. Assim como as plantas, as espécies de animal que habitam esse deserto apresentam adaptações biológicas que os permitem viver em condições extremas. Os pequenos roedores são predominantes no Deserto do Atacama, destacando-se a presença do rato de orelhas de Darwin e do viscacha do sul.

Flamingos, animais frequentemente encontrados nos salares do Deserto do Atacama.
Os flamingos são frequentemente encontrados nos salares do Deserto do Atacama.

A seguir, conheça mais alguns dos animais pertencentes à fauna do Deserto do Atacama:

raposa-colorado

flamingo

águia-serrana

beija-flor-gigante

pinguim de Humboldt

lhama

vicunha

guanaco

galeirão-de-chifres

Veja também: Como é o Deserto do Saara?

Onde fica o Deserto do Atacama?

O Deserto do Atacama fica no norte do Chile. Cercada por montanhas, essa extensa região desértica possui 104.741 km2 de área e fica situada em um cinturão árido da costa oeste da América do Sul, onde é banhada pelo Oceano Pacífico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mapa do Deserto do Atacama

Mapa mostrando a localização do Deserto do Atacama.
Em vermelho, está o Deserto do Atacama. As áreas em amarelo apresentam clima semiárido influenciado pela presença do deserto.

Flores no Deserto do Atacama

De tempos em tempos, um fenômeno natural incide sobre o Deserto do Atacama e transforma a sua paisagem com verdadeiros tapetes de flores coloridas: a floração. Esse fenômeno acontece somente em períodos de chuva, quando as sementes presentes no solo conseguem água o suficiente para se desenvolverem.

Existem 200 espécies de flores selvagens diferentes no Deserto do Atacama apenas esperando um volume mínimo de precipitação que, lembremos, não ultrapassa 20 mm. Nas últimas quatro décadas, ocorreram 15 superflorações no Deserto do Atacama. |1| Devido à dinâmica climática local, elas são registradas de setembro a novembro, preferencialmente em anos de El Niño.

Tapete de flores recobrindo o Deserto do Atacama de tempos em tempos, sendo esse fenômeno conhecido como floração.
Um tapete de flores recobre o Deserto do Atacama de tempos em tempos, sendo esse fenômeno conhecido como floração.

Aurora boreal no Deserto do Atacama

Por estar situado em uma área de média latitude, não é possível observar a aurora boreal no Deserto do Atacama, mas, sim, a luminescência atmosférica, ou airglow, que pode ser confundida com a aurora boreal, mas é mais duradoura e tem brilho menos intenso. O brilho é emanado pelas moléculas presentes na atmosfera e que foram energizadas pela radiação ultravioleta proveniente do Sol. Elas apresentam cores diversas, como verde e vermelho, contendo um brilho bastante sutil que pode não ser notado em áreas de céu claro, nublado ou poluído.

Luminescência atmosférica no céu do Deserto do Atacama, diferindo-se da aurora boreal.
A luminescência atmosférica confere aspecto esverdeado ao céu do Deserto do Atacama.

A ausência de nuvens, causada pela aridez local, aliada com a baixa concentração de atividades humanas, diminuindo a poluição do ar, fazem do céu do Deserto do Atacama um dos mais limpos do mundo. Isso facilita a observação dos astros e das estrelas, assim como de diversos fenômenos astronômicos que acontecem de forma recorrente.

Turismo no Deserto do Atacama

O turismo é a principal atividade econômica desenvolvida na região do Deserto do Atacama. Os salares, as paisagens que remetem ao planeta Marte e à superfície da Lua, a possibilidade de praticar o sandboard (esqui na areia), os gêiseres localizados em San Pedro do Deserto do Atacama e a observação da fauna local, especialmente dos pinguins e dos flamingos, são alguns dos principais atrativos turísticos do deserto chileno.

Os interessados em Astronomia também procuram o Deserto do Atacama como um destino turístico, já que ele concentra o maior número de observatórios astronômicos do mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidades sobre o Deserto do Atacama

Vulcão Ojos del Salado, o ponto de maior altitude do Deserto do Atacama.
O vulcão Ojos del Salado é o ponto de maior altitude do Deserto do Atacama.
  • A paisagem e a aridez do Deserto do Atacama fizeram com que ele fosse comparado à superfície de Marte. Por causa disso, a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) testa muitas de suas sondas que são enviadas ao planeta no deserto do Chile. Além disso, ele já serviu de cenário para representar Marte em produções cinematográficas.

  • O salar (depressão coberta de sal) do Deserto do Atacama abriga a maior reserva de lítio do continente americano, conferindo importância econômica para esse deserto e atraindo a atenção das empresas do setor de tecnologia.

  • O ponto de maior altitude do Deserto do Atacama fica no vulcão Ojos del Salado, que tem altitude de 6.893 metros. Ele é considerado o vulcão mais elevado do mundo e uma das maiores montanhas da América do Sul.

Notas

|1| VERMILLION, Stephanie. Chile’s new national park offers a glimpse of life in the cosmos. National Geographic, 09 mar. 2023. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/travel/article/chile-atacama-desierto-florido-national-park-climate-change-super-blooms.

Fontes

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

BRITANNICA EDITORS. Atacama Desert (desert, Chile). Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Atacama-Desert.

EUROPEAN SOUTHERN OBSERVATORY. Why the Sky Glows Green Over Chile’s Desert – And It’s Not an Aurora. SciTech Daily, 04 mai. 2025. Disponível em: https://scitechdaily.com/why-the-sky-glows-green-over-chiles-desert-and-its-not-an-aurora/.

GUERRA, Antônio Teixeira. Dicionário geológico-geomorfológico. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 1993. 8 ed. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=295523.

JOHANSON, Mark. Marte na Terra: conheça o lugar que mais se parece ao planeta vermelho. CNN, 07 abr. 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/marte-na-terra-conheca-o-lugar-que-mais-se-parece-ao-planeta-vermelho/.

REDAÇÃO. Rare wildflowers blanket Atacama desert. BBC, 11 out. 2025. Disponível em: https://www.bbc.com/news/articles/czrp52gx075o.

Tierra Atacama. Disponível em: https://tierraatacama.com/.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Deserto do Atacama"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/deserto-atacama.htm. Acesso em 26 de dezembro de 2025.
Copiar

Videoaulas


📽 Reproduzindo