Notificações
Você não tem notificações no momento.
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Vale da Morte

O Vale da Morte é uma depressão situada no deserto de Monjave, nos Estados Unidos da América.

Aspecto visual do Vale da Morte
Aspecto visual do Vale da Morte
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Vale da Morte (em inglês Death Valley) é uma depressão influenciada pelo clima árido, situado ao norte do Deserto de Monjave no Estado norte-americano da Califórnia, é o lugar mais seco dos Estados Unidos (índice pluviométrico de 10 mm anual).

Essa depressão árida abrange cerca de 225 quilômetros junto à fronteira da Califórnia com o Estado de Nevada. O Vale da Morte está a 160 quilômetros oeste da cidade de Las Vegas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


As altíssimas temperaturas registradas e o fato de estar situado abaixo do nível do mar em 86 metros são os principais destaques.
Vale da Morte

No Vale da Morte foi registrada a temperatura mais alta das Américas (América do Sul, Central e do Norte). Sem contar que esse lugar apresentou a segunda temperatura mais alta do planeta, em 10 de julho de 1913, quando registrou 56,6°C.

No ponto mais baixo dos Estados Unidos (Vale da Morte) há uma abundante jazida de boratos (sais oxigenados que contém o boro e o oxigênio na sua composição química), que compreende a maior do mundo.

Um fato intrigante do Vale da Morte é em relação às pedras que deslizam, ou seja, rochas que se movem de forma inexplicável. O que se sabe é que a movimentação das pedras deixou rastros sobre a superfície do relevo por onde essas percorreram.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Vale da Morte"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vale-morte.htm. Acesso em 21 de novembro de 2024.

De estudante para estudante