Topo
pesquisar

Os polos do planeta Terra

Geografia

Os polos do planeta Terra são as regiões mais frias, por isso são pouco povoados.
PUBLICIDADE

Os polos do planeta Terra, chamados também de regiões polares, são as áreas mais frias de todo o mundo. Por isso, são pouco povoadas. Durante grande parte do ano, as temperaturas nos polos encontram-se abaixo de 0°C, favorecendo a formação de paisagens diferentes das que conhecemos.

Essa porção do planeta ocupa uma área de 35 milhões de km2. No extremo norte do planeta temos a região polar ártica ou simplesmente: Ártico, o qual ocupa uma área de 21 milhões de Km2, constituído pelo Oceano Glacial Ártico. Está localizado geograficamente entre o Círculo Polar Ártico e o Polo Norte. A área onde se encontra o Polo Norte é constituída por uma espessa camada de gelo de aproximadamente 2 km, oriunda das baixas temperaturas que predominam no lugar.

Já no extremo Sul do planeta, encontra-se a região polar antártica, que é considerada um continente denominado de Antártica, o qual ocupa uma área de 14 108 000 km2 localizada no hemisfério Sul. Assim com o polo Norte, essa extensão territorial também é formada por gelo.

Tanto o polo Norte como o polo Sul, possuem características iguais, como: temperatura, que não supera os 10°C nos períodos mais quentes do ano e por apresetarem o fenômeno chamado de “sol da meia-noite”, que acontece quando o Sol brilha 24 horas sem cessar. Outro aspecto comum nessas duas regiões é que elas regulam a temperatura do planeta, por isso a preocupação de se preservar as calotas polares.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Imagem do polo Sul
Imagem do polo Sul

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Os polos do planeta Terra "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/os-polos-planeta-terra.htm. Acesso em 17 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola