Topo
pesquisar

Triângulo das Bermudas

Geografia

O Triângulo das Bermudas é uma região delimitada por linhas imaginárias no Oceano Atlântico, essa região é conhecida mundialmente por seus fenômenos misteriosos.
PUBLICIDADE

O Triângulo das Bermudas, também chamado de Triângulo do Diabo, é uma região delimitada por linhas imaginárias no Oceano Atlântico. Sua área, que compreende as Ilhas de Bermudas, Porto Rico, Flórida e Bahamas, possui extensão de aproximadamente 3,9 milhões de quilômetros quadrados, podendo variar em virtude dos aspectos geofísicos da região.

Essa área é conhecida mundialmente pelos fenômenos “sobrenaturais”, tais como os desaparecimentos inexplicáveis de navios e aviões. O caso mais famoso é o do voo 19, no qual uma esquadrilha composta por cinco aviões simplesmente desapareceu ao sobrevoar a região do Triângulo das Bermudas, em dezembro de 1945.

Com isso, muitos começaram a acreditar que, ao passar por essa região, as pessoas pudessem ser abduzidas, entrar em outra dimensão ou ser submetidas a algum fenômeno metafísico. Porém, alguns cientistas explicam que, na verdade, a área que compreende o Triângulo das Bermudas sofre distúrbios do campo magnético terrestre, podendo provocar o naufrágio de embarcações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2010, os cientistas australianos Joseph Monaghan e David May chegaram à conclusão de que esses desaparecimentos no Triângulo das Bermudas são provocados por grandes bolhas de gás metano originadas do solo oceânico, fenômeno muito comum nessa área. Segundo esses pesquisadores, o gás atinge a superfície oceânica e se dissolve na água, reduzindo a flutuação e provocando o naufrágio de navios.

Contudo, essas teses apresentadas são contestadas por parte da comunidade científica. Sendo assim, há a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas para solucionar esse enigma.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Triângulo das Bermudas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/triangulo-das-bermudas.htm. Acesso em 20 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola