close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma região delimitada por linhas imaginárias no Oceano Atlântico, essa região é conhecida mundialmente por seus fenômenos misteriosos.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Triângulo das Bermudas, também chamado de Triângulo do Diabo, é uma região delimitada por linhas imaginárias no Oceano Atlântico. Sua área, que compreende as Ilhas de Bermudas, Porto Rico, Flórida e Bahamas, possui extensão de aproximadamente 3,9 milhões de quilômetros quadrados, podendo variar em virtude dos aspectos geofísicos da região.

Essa área é conhecida mundialmente pelos fenômenos “sobrenaturais”, tais como os desaparecimentos inexplicáveis de navios e aviões. O caso mais famoso é o do voo 19, no qual uma esquadrilha composta por cinco aviões simplesmente desapareceu ao sobrevoar a região do Triângulo das Bermudas, em dezembro de 1945.

Com isso, muitos começaram a acreditar que, ao passar por essa região, as pessoas pudessem ser abduzidas, entrar em outra dimensão ou ser submetidas a algum fenômeno metafísico. Porém, alguns cientistas explicam que, na verdade, a área que compreende o Triângulo das Bermudas sofre distúrbios do campo magnético terrestre, podendo provocar o naufrágio de embarcações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2010, os cientistas australianos Joseph Monaghan e David May chegaram à conclusão de que esses desaparecimentos no Triângulo das Bermudas são provocados por grandes bolhas de gás metano originadas do solo oceânico, fenômeno muito comum nessa área. Segundo esses pesquisadores, o gás atinge a superfície oceânica e se dissolve na água, reduzindo a flutuação e provocando o naufrágio de navios.

Contudo, essas teses apresentadas são contestadas por parte da comunidade científica. Sendo assim, há a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas para solucionar esse enigma.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Triângulo das Bermudas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/triangulo-das-bermudas.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Tire suas dúvidas


Por que se chama Mar Tenebroso

Por FELIPE ZINGEREVITZ DE MOURA sc159891
Responder
Ver respostas

quais são os fatores de identidade populacionais e oq são cada um deles?

Por (a1653) Mafalda Melo
Responder
Ver respostas

Estude agora


Comentários pós-prova Enem 2021 | 2° Dia

Depois de muito estudo com o nosso Pré-Enem, chegou a hora de ver tudo que rolou na prova do Enem. Nesta transmissão...

Verbos pronominais

“Arrepender-se”, “zangar-se”, “pentear-se”, “sentar-se”, “enganar-se”... Esses são alguns verbos...