Montanha é uma forma de relevo que se caracteriza pela elevada altitude. Existem algumas formas de definir o que é uma montanha e classificá-la. Com base nas classificações mais aceitas no meio científico, convencionou-se afirmar que no Brasil não existem montanhas.
Tópicos deste artigo
Cordilheiras
Quando as montanhas estão em um conjunto extenso, são chamadas de cordilheiras ou de cadeias de montanhas. São paisagens espetaculares que atraem muitos alpinistas.
Veja algumas das principais cordilheiras do planeta:
As montanhas variam de acordo com a altitude, a origem, a idade e o aspecto. Aqui classificaremos as montanhas de acordo com a sua idade e origem.
Montanhas jovens
As montanhas de vales profundos, picos pontiagudos e elevadas altitudes possuem origem geológica recente. Formam cadeias de montanhas que se estendem por centenas de quilômetros. Exemplos desse tipo de montanha são os Andes, Himalaia e Alpes.
A Cordilheira dos Andes, na América do Sul, é formada por montanhas jovens, que foram formadas pela colisão das placas tectônicas
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As montanhas jovens – dobramentos recentes – resultam da colisão de placas tectônicas ocorrida nos últimos 25 milhões de anos. São resultantes de falhamentos, dobramentos e vulcanismo, e a maior parte delas, na atualidade, continua sofrendo soerguimento ao mesmo tempo em que é submetida à ação dos agentes exógenos do relevo.
Montanhas antigas
Também conhecidas como maciços antigos, as montanhas mais velhas são constituídas por rochas magmáticas e metamórficas e já passaram por intenso processo de intemperismo e erosão. Exemplos desse tipo de montanha são os Alpes Escandinavos, os Montes Apalaches e os Montes Urais.
Ao contrário das montanhas jovens, os maciços antigos apresentam cumes arredondados e áreas rebaixadas em razão do desgaste a que foram submetidos durante milhões e milhões de anos.
Grandes montanhas do Planeta – localização e altitude
-
Monte Everest – Ásia – 8.848 m
-
Aconcágua – América do Sul – 6.960 m
-
Kilimanjaro – África – 5.892 m
-
Elbrus, Europa – 5.642 m
-
McKinley – América do Norte – 6.194 m
-
Maciço Vinson – Antártida – 4.892 m
-
Pirâmide Carstensz – Oceania – 4.884 m
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia